CUIDADO COM RÓTULOS. DOIS DOS MAIS CRIATIVOS, E INTELECTUALMENTE SOFISTICADOS ESCRITORES DO SÉCULO VINTE, NÃO FORAM INDICADOS AO PRÊMIO NOBEL POR PRECONCEITO E INCOMPREENSÃO:
JORGE LUIZ BORGES FOI TACHADO DE CONIVENTE COM A DITADURA MILITAR ARGENTINA, NOS ANOS 1970. E, APESAR DE TER SIDO ESCRITOR MUITO SUPERIOR À CONCORRÊNCIA DE SUA ÉPOCA, JAMAIS FOI CONSIDERADO COMO HIPÓTESE PARA RECEBER A HONRA.
SÓ QUE NÃO FOI BEM ASSIM. BORGES APENAS ACHAVA QUE A ARGENTINA ESTAVA SE DECOMPONDO E SE DEGRADANDO SOB O PERONISMO. E ERA VERDADE!
ALIÁS, CONTINUA SENDO VERDADE!
NENHUM PAÍS, NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, SAIU DO PRIMEIRO PARA O TERCEIRO MUNDO.
A EXCEÇÃO É A ARGENTINA, A PRIMEIRA A FAZÊ-LO. E PROSSEGUE ALTIVA E VELOZMENTE NESTE CAMINHO DECADENTE….
OUTRO ROMANCISTA MONUMENTAL FOI GRAHAN GREENE. INGLÊS, MODERNO, CONSCIENTE E CONSISTENTE.
FOI CHAMADO DE ESCRITOR CATÓLICO!
BOBAGEM!!!
GREENE ERA UM PROSADOR SOBERBO QUE, POR ACASO, ERA CATÓLICO. SÃO COISAS DIFERENTES, VOCÊS NÃO ACHAM?
MAS, VAMOS MUDAR DE PATO A SAPATO. O QUE APROXIMA DUAS CANTORAS INTERESSANTES, CASSANDRA WILSON E PATRICIA BARBER, NESSES DOIS DISCOS?
EU DIGO: O JAZZ CONSTRUÍDO EM CIMA DE BANDAS E INSTRUMENTAÇÕES DO ROCK! É VERDADE! PORÉM, É JAZZ!
O DISCO DE CASSANDRA TENDE A SER UM QUASE TRIBUTO A BILLIE HOLIDAY, E CONSEGUE;
MAS, NÃO DO JEITO CONVENCIONAL. A BANDA É COMPOSTA EM PARTE POR MEMBROS QUE ACOMPANHAM NICK CAVE – THE BAD SEEDS. ESTRANHO?
NADA: BILLIE ERA DARK E NICK MAIS AINDA! O PRODUTOR DO DISCO ENTENDE DE MÚSICA E NÃO SÓ DE ROCK. E O RESULTADO CONSTRÓI O QUE BILLIE PROPUNHA E FEZ A VIDA INTEIRA. É DISCO MAGNÍFICO EM LINGUAGEM ATUALIZADA!
JÁ PATRICIA BARBER FAZ PROSELITISMO. HOMOSSEXUAL ASSUMIDA, FAZ LETRAS E CANTA SUA ORIENTAÇÃO. É ATITUDE RESPEITÁVEL E NÃO HÁ QUAISQUER PROBLEMAS. MESMO PORQUE GÊNERO, OPÇÕES, ORIENTAÇÕES SEXUAIS OU EXISTENCIAIS NÃO DEFINEM A QUALIDADE ARTÍSTICA.
A MÚSICA, OS ARRANJOS E O ESTILO SUI-GENERIS DE PATRICIA CANTAR O QUE DEFENDE, AÍ SIM! É SHOW DE MÚSICA! LETRAS E MELODIAS DEVEM ESTAR CONJUGADAS E, SE BEM FEITAS, SE COMPLEMENTAM.
POUCOS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS SÃO TÃO ORIGINAIS QUANTO PATRICIA BARBER. SE O PROSELITISMO É MARKETING OU ATITUDE, POUCO IMPORTA.
O QUE NOS INTERESSA, NESSE DISCO, É A PERCEPÇÃO DE QUE O JAZZ QUE ELA PRODUZ PUXA A TODOS NÓS PARA A DÚVIDA POR CAUSA DE SUA FRONTEIRA COM O QUASE-ROCK!!! SERIA FUSION? EU ACHO QUE SIM!
TUDO ISSO, É PARA AFIRMAR QUE RÓTULOS RESTRINGEM, FAZEM CALAR PARTE DO QUE INTERESSA, ENSEJAM CAMINHOS ESTREITOS QUE MASCARAM O ESSENCIAL.
EVITAR CLICHÊS É PRECISO. E CENSURAR NINGUÉM PRECISA!
