YES – THE STUDIO ALBUNS 1969/1987

 

ATLANTIC – RHINO – 2013 – SEM ENCARTES

Eu conheci o YES em torno de 1971/1972, quando ” THE YES ALBUM” explodiu feito míssil no ROCK. Saiu por aqui, também.

“IN THE COURT OF THE CRIMSON KING”, obra SEMINAL do – CLARO! – “KING CRIMSON” arrasou, em 1969, com o misto de “AVANT GUARDE” e ROCK PROGRESSIVO”.

O terceiro disco do YES caprichava ao investir mais no lado melódico, mas sem perder a inovação instrumental, adequadíssima para o vocal de JON ANDERSON!

O estilo da banda é também único, histórico! É ROCK PROGRESSIVO NÃO SINFÔNICO, e NÃO EXPERIMENTAL – KRAUT, por assim dizer.

O KING CRIMSON também compartilhou algumas vezes JON ANDERSON e BILL BRUFFORD, com o YES, entre 1970/72; por aí.

De certa forma, o YES retomou a beleza melódica do SUNSHINE POP dos anos 1960, atualizando-o à perspectiva de obras longas e complexas do ROCK PROGRESSIVO.

Foi e ainda é sucesso avassalador! Na época, não teve para a concorrência!!!

Enquanto banda sempre foram espetaculares e perfeccionistas. Há JON ANDERSON, cantor único; STEVE HOWE, guitarrista excelente no acústico e no elétrico; e mais CHRIS SQUIRES, baixista de primeiro nível; BILL BRUFFORD baterista adequado, um especialista no gênero. E TONY KAYE, precedendo ao grandioso RICK WAKEMAN. Ambos tecladistas.

Estiveram no YES vários excelentes músicos ao longo dos tempos.

Sempre achei que a preferência por certos discos, em detrimento a outros, tem a ver com momentos pessoais e a idade: para mim, “The YES ALBUM” e “FRAGILE ” são imbatíveis.

Em meados dos 1970,”CLOSE TO THE EDGE” arrebatou os roqueiros. Eu gosto menos. Teve a fama de disco frio – o que eu também considerava. Hoje, penso semelhante à maioria; e percebo que, mesmo não sendo um primor em aconchego, o lado artístico e técnico mantem-se em nível altíssimo…

Gosto, portanto…

Quase todos os grandes passaram por fases, crises, e produziram discos ótimos. E, mesmo quando mudaram um pouco o estilo, mantiveram intacta a qualidade e a identidade perceptível em cada música.

O BOX aqui postado é muito bom, bonito, e até barato. Porém, espartano demais para a importância da banda. Não há encartes ou informações suplementares!

Os discos conservam as capas originais integralmente, o que é motivo mais do que suficiente para tê-lo. O restante, a internet resolve…

É um objeto de desejo imperdível!

Excelente opção para fãs de verdade.

Procure.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *