POPOL VUH é o livro sagrado dos MAIAS, expresso em poema da de 8.580 VERSOS, narrando a história da criação dos homens. São vários poemas interligados, que falam de ciência, política e filosofia, rituais fúnebre, noções de ecologia. É uma cosmogonia intrigante.
A banda, ou como se queira denominar esta aventura complexa de um diferenciado explícito, FLORIAN FRICKE, já intriga pelo nome e significado.
A primeira vez que escutei o POPOL VUH foi na BARATOS & AFINS, lá por 1977/78. Recordo que fiquei fascinado com som! é um CROSSOVER entre o ROCK PROGRESSIVO e o KRAUTROCK nascente, informação que eu não tinha naqueles tempos. E, por décadas, jamais consegui discos dele. Atuaram de meados dos anos setenta em diante. É CULT e memorável.
O SOM É NADA RECONFORTANTE, e deu o que falar! Atraiu COLECIONADORES e gente de vanguarda.
As TRILHAS SONORAS compostas por FLORIAN FRICKE & BANDA são totalmente diferentes do que se produzia na época. Lembro ter assistido no cinema HEART OF GLASS, e me encantado com a música! Continuei fissurado…
THE WERNER HERZOG SOUNDTRACKS, é BOX LUXUOSO, lançado em CDS 2010, com excelente LIVRETO, e qualidade de som. É para curiosos e malucos pensantes. Mas, é parte pequena da produção de FRICKE, um superdotado hiperativo e diferenciado.
O TIO SÉRGIO PRESERVA essa caixa como FOSSE UMA JOIA. E, PENSANDO BEM, É MESMO! ALÉM DE RARO É PRECIOSO! POPOL VU é um dos grupos sobre o qual devo resenha mais densa e compreensiva. Confesso aqui, prevendo um retorno, talvez não tão em breve!
POSTAGEM ORIGINAL 20/03/2018
