CAPA EXTRAORDINÁRIA, INOCENTEMENTE TRANSGRESSORA, E IMPOSSÍVEL DE NÃO SER NOTADA!
EU JÁ “PINKFLOYDEAVA”, EM 1970. TINHA ACESSO DIRETO AO COMPACTO NACIONAL “SEE EMILY PLAY” , QUE MEU AMIGO SILVIO DEAN COMPRARA, EM 1967.
O PINK FLOYD ERA E CONTINUA MITO POP-UNDERGROUND ATÉ HOJE, MURMURADO AOS QUATRO CANTOS ENTRE O PESSOAL DO ROCK.
CERTO DIA, BABANDO NO “MUSEU DO DISCO” , LOJA ÍCONE DA ÉPOCA, DEI DE CARA COM A “MIMOSA BOVINA”, E COMPREI O LP IMPORTADO.
MEUS AMIGOS QUISERAM ME EXPULSAR DA TURMA, E PASSAR NA MAQUINA DE FAZER SALSICHAS! MAS EU RESISTI, E TOQUEI O DISCO SOB PROTESTO GERAL!
É UM ETERNO PREDILETO, AO QUAL RETORNO E RETORNO…
CURIOSAMENTE, A PAZ E A “SABEDORIA” QUE “EMANA” DA “MANA DE LEITE” DE ALGUMA FORMA REFLETE A MÚSICA.
MAS, CALMA: O ANJO ESTÁ NOS DETALHES. PINK FLOYD, À SEMELHANÇA DE MILES DAVIS, TRANSMITE INTRANQUILIDADE CONTROLADA. NÃO É LOUNGE OU NEW AGE. É PEÇA DE VANGUARDA INCONTESTÁVEL! FOI A PRIMEIRA ICONOCLASTIA DE LONGA DURAÇÃO QUE TOCOU INTEIRA EM RÁDIO, NA INGLATERRA, NO INESQUECÍVEL ANO DE 1970, E PARA ESPANTO GENERALIZADO!
DE CERTA FORMA, O DISCO REFLETE COM PRECISÃO O VERDADEIRO SOM DA BANDA: EXPERIMENTAL E MELÓDICO AO MESMO TEMPO. PERFEITO DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO ACORDE.
É ATREVIDO COM ELEGÂNCIA. NA PARTE FINAL DA SUÍTE SINFÔNICA, A FAIXA TÍTULO “ATOM HEART MOTHER”, HÁ UMA TRANSA SEXUAL COMPLETA FEITA COM TECLADOS, QUE VAI DAS PRELIMINARES AO ORGASMO; AVEC ELEGANCE!
O DISCO INICIA EM SINFONIA E TERMINA EM CATARSE PSICODÉLICA.
E O LADO B DO ÁLBUM É AULA DE ESTILO E SOMATÓRIA DAS SONORIDADES QUE RONDAVAM O ROCK, NAQUELES TEMPOS: DO FOLK AO PROGRESSIVO, PASSANDO POR EXPERIMENTAÇÕES DIVERSAS. E ATÉ A MÚSICA INTRODUTÓRIA PARA PROPAGANDA VEICULADA NO “JORNAL NACIONAL” DA GLOBO: A ESPETACULAR “SUMMER 68” EXPÔS ESSE MITO GRAVADO AO PÚBLICO BRASILEIRO!
GOSTO E CIRCUNSTÂNCIAS GERACIONAIS ENGENDRAM PREFERÊNCIAS. COMO NO “SOFT MACHINE 4”, EU SINTO O CLIMA DA ÉPOCA EM QUE ELE FOI COMPRADO A TODA A VEZ QUE OUÇO. E O MESMO ACONTECE OUVINDO “DEEP PURPLE” IN ROCK”, E OS “MOODY BLUES” IN SEARCH OF THE LOST CHORDS”.
ESTE É O MEU “PINK FLOYD” PREDILETO. FAZ PARTE DOS DISCOS DE MINHA FORMAÇÃO. E MERECIDAMENTE SOBE DE PRESTÍGIO ENTRE PÚBLICO E CRÍTICA CADA VEZ MAIS!
NÃO É PRECISO RECOMENDAR. MAS, É IMPRESCINDÍVEL TER.
PUBLICAÇAO: 03/07/2018