ERIC CLAPTON AO VIVO – VISÃO PARCIAL DE UM GÊNIO PRODUTIVO E “JUST ONE NIGHT” – 1980 AO VIVO EM TÓQUIO, BUDOKAN THEATRE – O SEU CONCERTO MAIS COMPLETO.

ESTE É FACIL COMENTAR.
É O SEGUINTE: QUANDO A REUNIÃO ENTRE AMIGOS OU A FESTA NÃO ESTIVER ANIMADA, VAI LÁ E PÕE QUALQUER DISCO DO CLAPTON. PRINCIPALMENTE OS GRAVADOS AO VIVO.
ERIC É CRAQUE EM DAR UM TOQUE POP AO BLUES, MESMO ÀQUELES MAIS TRADICIONAIS. E SEU LADO POP RARAMENTE É AÇUCARADO, GARANTINDO TAMBÉM AOS DIABÉTICOS DESFRUTE SAUDÁVEL.
COM REPERTÓRIO VASTÍSSIMO, COBRINDO SUA PORTENTOSA CARREIRA DESDE O “CREAM” E O “BLIND FAITH”. MIGRANDO AO BLUES ROCK NA CARREIRA SOLO, ERIC DEU PITACOS NO REGGAE, RESVALANDO NO POP-ROCK O TEMPO INTEIRO.
COM O TEMPO, PASSOU A DAR UM GOSTINHO DE BOSSA-JAZZ, ATÉ UNS DEZ ANOS ATRÁS. FEZ DISCOS EM PARCERIAS E TRIBUTOS E, MESMO HOJE BASTANTE COMBALIDO, AINDA EXPÕE SEU ESFUZIANTE TALENTO!
ERIC CLAPTON É UM “TRIPLE THREAT” DE PRIMEIRA LINHA: “COMPÕE”, “TOCA” ESTILÍSTICA E GENIALMENTE; E “CANTA”.
A SUA VOZ CURTA, AFINADA, ORIGINAL E BEM TREINADA CONSEGUE ATINGIR VASTOS RECANTOS DA MODERNA MÚSICA POPULAR. ELA PODIA CANTAR DE TUDO.
FOI PENA QUE O ZUM-ZUM-ZUM DE ANOS ATRÁS, DE QUE ELE PRETENDIA GRAVAR COM JOÃO GILBERTO NÃO TENHA ROLADO. CLAPTON TAMBÉM MIGROU COM ENORME SUCESSO PARA A SEARA DO BOM BAIANO. É DE CERTA FORMA UM “JOÃO GILBERTIANO” INCOMPLETO.
FALAR DE SUA GUITARRA BLUESY, SUTIL, NÃO É PRECISO. JÁ QUE PRECISOS SEMPRE FORAM A SUA TÉCNICA E O BOM GOSTO; E DESDE OS YARDBIRDS,1963/1964, E QUANDO OS TROCOU PELO “JOHN MAYALL & THE BLUESBREAKERS, EM 1965. E, DALI AO INFINITO, AINDA NÃO COMPLETAMENTE MAPEADO.
É IMPERDOÁVEL OUSAR PERDER “JOHN MAYAL & THE BLUESBRWAKERS WITH ERIC CLAPTON”, DISCO SEMINAL, LANÇADO EM 1965!
EU POSTO AQUI VÁRIOS DVDs E DOIS DISCOS AO VIVO. NÃO COUBERAM MAIS ALGUNS QUE TENHO.
MESMO ASSIM, CLAPTON FEZ DE TUDO. COM BANDA, ACÚSTICO OU ELÉTRICO, SOLO, EVENTUALMENTE COM ORQUESTRA; OU EM PARTICIPAÇÕES TÃO MÚLTIPLAS QUANTO EXTENSAS, E QUASE INCATALOGÁVEIS.
PARA MAIS BEM COMENTAR, FOCO NO SHOW QUE ACHO MELHOR, MAIS COMPLETO E “CLAPTONIANO”:
“JUST ONE NIGHT”, 1980, É PRA ROLAR EM FESTAS. É DISCO DUPLO QUE LEVANTA TUDO O QUE PUDER FICAR EM PÉ, ( oooooooooooopppp!!!! ) OUVIR, DANÇAR, CURTIR. TALVEZ SEJA O EXEMPLO PERFEITO!
“GOD” ESTÁ EM FORMA, COM BANDA INTEGRADA E MATADORA. E, PRA COMEÇAR, UMA DAS “SET-LISTS” MAIS ADEQUADAS QUE JÁ OUVI EM QUALQUER SHOW! O SUPRA SUMO QUE UM CONCERTO DE ERIC CLAPTON PODERIA OFERECER.
AS 4 PRIMEIRAS MÚSICAS, EMENDADAS COM MESTRIA E BALANÇO, FORMAM EXEMPLOS MAGNÍFICOS DO REPERTÓRIO DELE: UMA INTRODUÇÃO ELETRIZANTE, POP ROCK, BLUES, COUNTRY-BLUES-ROCK, E A IMORTAL BALADA “WONDERFUL TONIGHT”. É PERFEITO. PONTO.
O DISCO TODO FUNCIONA MUITO BEM E, DE CERTA MANEIRA, ESTABELECE UM PADRÃO PARA OS SHOWS DELE VIDA AFORA. PRA CHANCELAR, NO DISCO 2 A MELHOR GRAVAÇÃO DE “COCAINE”, AQUELA MÚSICA ANTI-DROGAS QUE O MUNDO TODO, E ATÉ A JAPONESADA CONTIDA NA PLATEIA, CANTA POR MOTIVOS ERRADOS E ANIMADAMENTE!
O SHOW DESENFERRUJA O CORPO E LIBERA O ESPÍRITO! VAI BEM COM BEBIDAS LEVES – E OUTRAS. FAZ TODO MUNDO DANÇAR.
SEM EXAGERO, E REPETINDO O QUE O MUNDO JÁ SABE: ERIC CLAPTON É UM GÊNIO!
GRANDE E IMENSAMENTE SOFRIDO ERIC CLAPTON! QUANDO MORRER, CAUSARÁ COMOÇÃO ITENSA; E DEIXARÁ SAUDADES; MUITAS SAUDADES.

HEAVEN DIRETO E SEM ESCALAS!

POSTAGEM ORIGINAL:04/07/2023

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto
Curtir

 

Comentar
Enviar
Compartilhar

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *