MILES DAVIS – “THE COMPLETE IN A SILENT WAY SESSIONS” – 1969 – 3 CDS BOX SET – OUTRA VISÃO

VOU COMEÇAR PELO BOX. EM 2001, A “SONY MUSIC” FEZ UMA SÉRIE LIMITADA COLIGINDO AS SESSÕES DE GRAVAÇÃO COMPLETAS DOS VARIADOS E ENORMES DISCOS DE MILES, NO DECORRER DE SUA CARREIRA NA “COLUMBIA RECORDS”.
SÃO DIVERSOS BOXES FANTÁSTICOS. ESTE AQUI TEM ACABAMENTO MUITO BOM, MAS INFERIOR A OUTROS QUE POSSUO E, QUALQUER DIA, POSTO SEM GRANDES COMENTÁRIOS.
AS SESSÕES PARA “IN A SILENT WAYS” INICIARAM EM SETEMBRO DE 1968, E TERMINARAM EM FEVEREIRO DE 1969.
DE LÁ, FORAM RETIRADOS MATERIAIS, EM PARTE OU POR COPLETO, PARA CINCO LONG PLAYS: “FILLES DE KILLIMANJARO”, 1969; “IN A SILENT WAYS” 1969- COMPLETO; “WATER BABIES”, 1976; “CIRCLE IN THE ROUND”, 1979; E “DIRECTIONS, 1981.
A “COLUMBIA RECORDS” FEZ COM “MILES DAVIES” EXATAMENTE O QUE A “ATLANTIC RECORDS” FEZ COM JOHN COLTRANE: DE SESSÕES GRAVADAS EM SEGUIDA, NO INÍCIO DOS 1960, E EM POUCO ESPAÇO DE TEMPO, “EXARARAM” UNS NOVE “LONG PLAYS!!!”
O JAZZ, QUE NUNCA VENDEU MUITO, TORNOU MUITAS GRAVADORAS E ARTISTAS VIÁVEIS E RICOS, TECENDO POLÍTICAS DE REEDIÇÕES, JUNÇÕES E COMPILAÇÕES. SORTE A NOSSA E A DELES MAIS AINDA.
“IN A SILENT WAY” FOI O MEU PRIMEIRO CONTATO COM MILES, LÁ POR 1972/73, ACHO. CONSEGUI ESSE DISCO EM UM SEBO, E, NÃO SEI COMO, O ÁLBUM HAVIA SIDO DA TEATRÓLOGA “LEILAH ASSUMPÇÃO” – QUE CERTAMENTE O RECICLOU.
“MILES IS MILES AND MILES AWAY!” , EXPRESSÃO PERFEITA PARA DEFINIR O HOMEM DA “REVOLUÇÃO PERMANENTE”. IRONIZANDO, MAS PAREANDO COMPARAÇÕES, MILES FOI TEÓRICO E PRÁTICO DE MUTAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS. FEZ NO JAZZ O QUE TROTSKY PREGAVA – E NÃO CONSEGUIU – COMO NECESSÁRIO PARA TRANSFORMAR AS SOCIEDADES DO CAPITALISMO AO SOCIALISMO. MAS ISSO É OUTRO PAPO…
ESTE É UM DISCO ATÍPICO NO PORTFÓLIO DE “MILES DAVIS”. HÁ QUEM O CONSIDERE UMA PORTA PARA A FUTURA “NEW AGE”. E É TOTALMENTE INTEGRADO AO MOMENTO EM QUE O “ROCK PROGRESSIVO” ESTAVA PARA SURGIR, E SEU CONTRAPONTO JAZZÍSTICO EXPLODIA, NA ÉPOCA BATIZADO COMO “JAZZ-ROCK”.
“IN SILENT WAY” É UM PRIMOR. SE VIAJARMOS POR ELE, É POSSÍVEL DEPREENDER MEMÓRIAS E FORMAS DE TOCAR DE OUTRAS FASES DE MILES: UM QUÊ NERVOSO DO “KIND OF BLUE”, UMA PITADA FREE DA FASE POSTERIOR, ATÉ ESCORRER PARA O NOVO ABSOLUTO QUE NO HORIZONTE SURGIA: A “FUSÃO JAZZÍSTICA COM O ROCK”.
A BANDA É INDIZÍVEL E CÓSMICA: COMETAS, METEOROS E ASTROS QUE PERMANECEM NA HISTÓRIA E NO PANTEÃO DOS DEUSES: “JOHN McLAUGHLIN”, “HERBIE HANCOCK”, “CHICK COREA”, “WAYNE SHORTER”, “DAVID HOLLAND”, “JOE ZAWINUL” E “TONY WILLIANS”. TODOS COMBINADOS, ORGANIZADOS, E LIDERADOS POR “MILES”.
O SOM É UM PARAÍSO EM LEVITAÇÃO; “ESPACIAL” E REFINADO; PARA DESVIAR ROQUEIROS DO BARULHO E JAZÓFILOS DA TRADIÇÃO. DEU O QUE FALAR, GEROU POLÊMICAS, MAS PERMANECE REFERÊNCIA ATÉ HOJE.
EM MINHA OPINIÃO, É AUDIÇÃO OBRIGATÓRIA PARA PASSAR DE ANO EM “ROCK”, E COMEÇAR A FREQUENTAR AS DELÍCIAS MAIS PERENES DO “JAZZ”.
É UMA DAS INFLUÊNCIAS MARCANTES NO MEU GOSTO MUSICAL.
POSTAGEM ORIGINAL: 07/07/2023
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *