OS MOODY BLUES SÃO CONTEMPORÂNEOS DE GERAÇÃO E INGLESES COMO “THE BEATLES”. INICIARAM CARREIRA COM O BEAT/R&B, EM 1964, MAS SEM GRANDE EXPRESSÃO. GRAVARAM UM BOM “LONG PLAY”, EM 1965, “THE MAGNIFICENTS MOODIES, E UMA SÉRIE DE SINGLES DE ALGUM PRESTÍGIO E VENDAS. ESTAVAM PELA BOLA SETE NO BILHAR DA CARREIRA, QUANDO, EM 1967, FIZERAM RADICAL MUDANÇA DE RUMO ARTÍSTICO.
A ENTRADA DO GUITARRISTA “JUSTIN HAYWARD”, NO LUGAR DE “DANNY LANE” – QUE FEZ LONGA TRAJETÓRIA TOCANDO INCLUSIVE COM “PAUL McCARTNEY”, NOS WINGS -; E DE “JOHN LODGE”, NO BAIXO; FOI DEFINIDORA E DEFINITIVA PARA O REINÍCIO DE CARREIRA COM ENORME ÊXITO, NAS DÉCADAS DE 1960, 1970 E 1980, PRINCIPALMENTE…
ESTÁ AQUI UMA DAS COLEÇÕES QUE TENHO DOS MOODY BLUES, SÃO EDIÇÕES ESPECIAIS JAPONESAS. ÁLBUNS TODOS DE EXCELENTE NÍVEL TÉCNICO E ARTÍSITICO; E OS DOIS PRIMEIROS SEMINAIS:
“DAYS OF FUTURE PASSED”, DE 1967, É O MARCO ZERO DO “ROCK PROGRESSIVO SINFÔNICO”. E “IN SEARCH OF THE LOST CHORD”, DE 1968, É FUSÃO DE PSICODELIA E TEMAS ORIENTAIS. FOI ELEITO PELA REVISTA “RECORD COLLECTOR”- A MINHA BÍBLIA E REFERÊNCIA PARA O COLECIONISMO -, ENTRE OS DEZ DISCOS MAIS IMPORTANTES D0 ROCK PSICODÉLICO INGLÊS.
TAMBÉM NA FOTO, “A QUESTION OF BALANCE”, 1970, O PRIMEIRO DISCO A FALAR ABERTAMENTE SOBRE TEMAS ECOLÓGICOS; É MAGNÍFICO POR ELE MESMO; É “ROCK PROGRESSIVO” MELÓDICO, E AGRADA A TODOS; PORÉM É MENOS EXPERIMENTAL.
OS DISCOS “ON THE TRESHOLD OF A DREAM”, 1969; “TO OUR CHILDREN, CHILDREN, CHILDREN”, 1970; “EVERY GOOD BOY DESERVES FAVOUR”, 1971; SEVENTH SOUJORN, 1972, SÃO IGUALMENTE ESPETACULARES.
MUITOS NÃO CONSIDERAM BOM “OCTAVE”, 1978, DA MESMA SAFRA. MAS É O ÚLTIMO COM A FORMAÇÃO ORIGINAL DE GRANDE SUCESSO. DEPOIS DELE, O TECLADISTA MIKE PINDER DEIXOU A BANDA, MAS CONTINUOU SÓCIO NOS BASTIDORES, CUIDANDO DOS “NEGÓCIOS” E AJUDANDO NA PRODUÇÃO.
O CONJUNTO DA OBRA DESTA FASE MERECE UM ENSAIO MAIS AMPLO PARA CADA UM DOS DISCOS. POIS TÊM TEMÁTICA E CONCEPÇÕES PRÓPRIAS; EXPLORANDO NOVIDADES TÉCNICAS, E COMBINADAS AO REQUINTE DAS PRODUÇÕES DE “TONY CLARKE”, E A EXECUÇÃO INSTRUMENTAL DE ALTA QUALIDADE ARTÍSTICA.
OS VOCAIS SUBLIMES DO GUITARRISTA “JUSTIN HAYWARD” E DO FLAUTISTA “RAY THOMAS”, EM HARMONIA COM AS VOZES DO BATERISTA “GREAME EDGE”; DO BAIXISTA “JOHN LODGE”; E O TECLADISTA “MIKE PINDER”, FORMAM ENTRE OS MELHORES DA HISTÓRIA DO ROCK. SÃO DESTAQUES E PARTE DA RAZÃO DE EXISTIR E DO GRANDE SUCESSO DA BANDA.
MUITOS CRITICAM OS “MOODIES” PELA INCONSTÂNCIA NA QUALIDADE DAS LETRAS. A EXPLICAÇÃO, AO MEU VER, É A ENORME DEMANDA DO MERCADO AMERICANO, ONDE O PÚBLICO OSCILA ENTRE O GOSTO PELO QUASE BREGA E SIMPLISTA; E AS COISAS SUBLIMES QUE FIZERAM COMO”NIGHTS IN WHITE SATIN” E “TUESDAY AFTERNOON”.
EXEMPLO COMPARATIVO CLARO É A “BOSSA NOVA”. NO COMEÇO, “NORMAN GIMBEL”, O LETRISTA PARA AS VERSÕES INGLESAS DE “TOM JOBIM”, “JOÃO GILBERTO”, E OUTROS, JAMAIS ESTEVE `A ALTURA DA QUALIDADE POÉTICA DOS ORIGINAIS!!
OS DISCOS POSTERIORES A 1978 SÃO CONVERSAS DIFERENTES QUE FICARÃO PARA OUTRA OCASIÃO.
OS MOODY BLUES FORAM GRANDES E FIZERAM ENORME SUCESSO COMERCIAL E DE CRÍTICA, PRINCIPALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS; ONDE ATÉ HOJE ENCHEM TEATROS QUANDO FAZEM CADA VEZ MAIS RARAS EXCURSÕES; E AGORA, LIMITADOS A “LODGE” E “HAYWARD” – OS DOIS SOBREVIVENTES DA FORMAÇÃO CLÁSSICA – JÁ SEM O BRILHO DE ANTES, PORQUE PRÓXIMOS A 80 ANOS DE IDADE.
DADO PITORESCO: O NOME DA FILHA DE JUSTIN HAYWARD É “DOREMI”, AS TRÊS NOTAS MUSICAIS EM SEQUÊNCIA! HOMENAGEM E VOTO DE FÉ MAIOR EU NÃO CONHEÇO!
POSTAGEM ORIGINAL: 22/07/2023
