“JOHN MAYALL” É O MAIS IMPORTANTE E COMPLETO ‘BLUESMAN” QUE A INGLATERRA PRODUZIU!
SEU INTERESSE, CONHECIMENTO E A QUANTIDADE VASTA DE PERSPECTIVAS, ESTILOS E FRONTEIRAS QUE EXPLOROU, E GRAVOU, ENTRE O BLUES, O JAZZ E O ROCK, PODE SER CONSIDERADA ÚNICA, HISTÓRICA.
HÁ POUCOS ARTISTA, EM QUALQUER ÉPOCA, QUE TENHAM CRIADO UM LEGADO TÃO ENCICLOPÉDICO, PESSOAL E SIGNIFICATIVO. DESSE PONTO DE VISTA, ELE ESTÁ AO LADO DE “MILES DAVIS”, “DAVID BOWIE”, “CAETANO VELOSO” E “PAUL McCARTNEY”.
JOHN MAYALL É UM GÊNIO? CERTAMENTE É! SEU VOCAL É LIMITADO, ALGO CHATO E MUITAS VEZES NÃO DÁ CONTA DO RECADO. TALVEZ LEMBRE UM POUCO O TIMBRE DE “BOBBY BLUE BLAND”.
PORÉM, É UM NOTÓRIO SUPERDOTADO: É OUSADO E ACERTIVO, E WORKAHOLIC CONVICTO, ATÉ HOJE, AOS QUASE 90 ANOS!
MAYALL É, ANTES DE TUDO, UM GRANDE BAND LEADER E DESCOBRIDOR DE TALENTOS. ABRE ESPAÇO AOS MAIS JOVENS E AOS COMPETENTES, EM GERAL. CRESCE JUNTO E ATRAVÉS DOS TALENTOS QUE PRESTIGIA.
ELE TAMBÉM AGE COMO UM HISTORIADOR, QUEM SABE ARQUEÓLOGO.
POR SER COMPOSITOR PROLÍFICO, TEM CARREIRA PLENA DE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS TRANSFORMADAS EM BLUES, COMO SE ESPERA DE UM AUTÊNTICO “BLUESMAN”. EM LEITURA LIVRE, SUA TRAJETÓRIA DE VIDA, EXPERIÊNCIAS E LONGEVIDADE, POSSIBILITAM ANALISA-LO SOB PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA.
TALVEZ?
OS DISCOS DE “JOHN MAYALL & THE BLUESBREAKERS” PARA A GRAVADORA DECCA, NOS ANOS 1960, SÃO TODOS DIFERENTES ENTRE SI. VÃO DO SOLO À PROEMINÊNCIA DOS TRÊS SUPER GUITARRISTAS INGLESES QUE LANÇOU AO ESTRELATO, “ERIC CLAPTON”, “PETER GREEN” E “MICK TAYLOR”.
O PRIMEIRO QUE FEZ PARA A “DERAM”, EM 1964, “JOHN MAYALL PLAYS JOHN MAYALL”, FOI TOTALMENTE GRAVADO AO VIVO EM UM DOS “CLUBES TEMPLO” DA INGLATERRA, O “KLOOK´S KLEEK. É O BLUES/R&B TÍPICO DA ÉPOCA, COMO OS FEITOS PELOS “ANIMALS”, “ROLLING STONES”, “YARDBIRDS” E TANTOS MAIS. ESTÁ LÁ “JOHN McVIE”, BAIXISTA, DEPOIS FAMOSO NO “FLEETWOOD MC”.
OBSERVEM, TAMBÉM, O “PRIMAL SOLOS”, COM PERFORMANCES, NA DÉCADA DE 1960 DE “ERIC CLAPTON”, “MICK TAYLOR” E ATÉ “JACK BRUCE”!
“MAYALL” NUNCA SE INTIMIDOU COM TOQUES DE VANGUARDA. FREQUENTOU OS MAIS DE “CINQUENTA TONS DO BLUES”, PARA O PRAZER DE TODOS NÓS, AMPLIANDO A HISTÓRIA DA MÚSICA EM DOIS ÁLBUNS “FUNDINDO O BLUES COM O ROCK PSICODÉLICO PROGRESSIVO”: “BLUES FROM LAUREL CANYON” E “CRUZADE”, ENTRE 1967 e 1968.
HÁ DISCOS AO VIVO DESTA FASE NA FOTO, COMO “THE DIARY OF A BAND, VOL. 1 E 2”, 1967/1968. ELE VEM COM “MICK TAYLOR”, NA GUITARRA E OUTROS COBRAS INGLESES.
“JOHN MAYALL” FEZ VÁRIOS E DIFERENCIADOS SHOWS AO VIVO, A PARTIR DE 1969, QUANDO MUDOU PARA A GRAVADORA “POLYDOR”; FICOU POR LÁ ATÉ 1975.
O PRIMEIRO DISCO DELES É O HISTÓRICO E DEFINIDOR “THE TURNING POINT”. FOI GRAVADO NO FILLMORE EAST, EM NOVA YORK, EM JULHO DE 1969. É TOTALMENTE ACÚSTICO, E TRAZ GRANDE NOVIDADE: NÃO HÁ BATERIA! “JON MARK”, GUITARRA; “STEVE THOMPSON”, BAIXO; “JOHNNY ALMOND”, SOPROS, JUNTARAM-SE A ‘MAYALL”, QUE FEZ O VOCAL E TOCOU HARMÔNICA.
É DISCO FUNDAMENTAL DAQUELES TEMPOS. E PODERIA TER SIDO FEITO, TALVEZ UNS TRINTA ANOS DEPOIS, PARA A “M TV”!!!! IMPERDÍVEL!
NESTA NOVA FASE, “MAYALL” FOI EXPLORAR OUTROS TERRITÓRIOS PRÓXIMOS AO JAZZ E AO BLUES. PERSISTIU EM FUSÕES E BUSCA DE ORIGINALIDADE. E ALÉM DO SEMI – ACÚSTICO MEMORÁVEL, CRIOU MAIS DOIS ÁLBUNS SENSACIONAIS; E GRAVADOS AO VIVO COM “ORQUESTRA”:
HÁ O ESPETACULAR “JAZZ BLUES FUSION”, DE 1971; SHOW COALHADO DE CRAQUES AMERICANOS PRÓXIMOS AO JAZZ, COMO O TROMPETISTA “BLUE MITCHELL” E O GUITARRISTA “FREDDY ROBINSON”, ENTRE VÁRIOS.
E O MEU PREDILETO ENTRE TODOS: O SHOW NO LENDÁRIO “WHISKY A GO GO”, EM 1972. “MOVING ON” É IMPRESCINDÍVEL PELA CONCENTRAÇÃO DE MÚSICOS DO “JAZZ” MAIS PRÓXIMOS AO BLUES, ENQUANTO VARIANTE JAZÍSTICA. O SHOW É DINÂMICO, E DE ALTO NÍVEL TÉCNICO-ARTÍSTICO. E COM DIREITO A PERFORMANCE À PARTE DE “LARRY TAYLOR”, UM DOS MELHORES BAIXISTAS DA HISTÓRIA. VALE A PENA COMPRAR O CD – OU O VINIL !
É INTERESSENTE NOTAR QUE ESTE CONCEITO “ESPECÍFICO DE ORQUESTRA”, FOI DESENVOLVIDO NOS ANOS 1950, PELOS GRANDES “RHYTHM´N´BLUES MEN” AMERICANOS. QUER DIZER: AGREGARAM À BASE RITMICA E À GUITARRA E BAIXO ELÉTRICOS, O NAIPE DE METAIS. É O FINO! DELES EXPANDIU-SE, TAMBÉM, OS ARRANJOS PARA A SOUL MUSIC, NA DÉCADA SEGUINTE.
GRANDES”BLUESMEN” COMO FREDDIE KING E ALBERT KING, CONSTRUÍRAM “ORQUESTRAS” PARA ACOMPANHÁ-LOS.
QUANDO “B.B.KING” ESTEVE NO PELA PRIMEIRA VEZ, EM 1978, FOI ANUNCIADO COMO “THE B.B.KING ORCHESTRA”!
EXCEPCIONAIS!!
EM 1975, MAYALL FOI GRAVAR NA “ABC RECORDS” E SEGUIU ESTA LINHA, PORÉM COM “SABOR” MAIS “ACENTUADAMENTE AMERICANO”, SE CONSIGO PROPOR… FICOU DIFERENTE; E É MUITO BOM, TAMBÉM. NOVOS TEMPOS E OUTROS MODOS….
ELE MUDOU, TAMBÉM, NOS ANOS 1990, RETORNANDO AO FORMATO DE PEQUENOS GRUPOS, PRIORITARIAMENTE. “CUSTO CUSTA”, PARA SER… MAIS PRECISO. MAS, É ASSUNTO PARA OUTRAS RESENHAS. HÁ POR AÍ TALVEZ UNS 40 DISCOS PARA OUVIR, E COMENTAR… O CARA É PROLIFICO!
NO ATUAL SÉCULO, JOHN MAYALL PROSSEGUE ATIVO E SÓLIDO, MAS TALVEZ SEM A CRIATIVIDADE DE ANTES. TAMBÉM PUDERA: ESTÁ COM 89 ANOS! E, RECENTEMENTE, DESMAIOU NO PALCO; ESTÁ BEM, E NÃO DÁ SINAL DE QUE VAI PARAR…
SEI LÁ EXATAMENTE QUANTOS DISCOS E DVDS POSSUO DELE. ESTÃO PERTO DE SESSENTA E AINDA FALTAM…RECENTEMENTE FOI LANÇADO UM SUPER BOX, COM 35 CDS, LIVRO, ETC…ABRANGENDO “SÓ” AS FASES NAS GRAVADORAS “DECCA E “POLYDOR”, CONTROLADAS PELA “UNIVERSAL MUSIC”.
É CARO DEMAIS PARA MIM!
FOFOCAS NO DECORRER DOS TEMPOS DIZIAM QUE “JOHN MAYALL” ERA UM GRANDE COLECIONADOR DE REVISTAS PORNOGRÁFICAS; PORÉM, O QUE SE SABE DE VERDADEIRO, CONFIRMADO, É QUE LUTOU NA GUERRA DA COREIA, E INICIOU A CARREIRA NA MÚSICA QUANDO PERTO DOS TRINTA ANOS – O QUE É RARO E PRECIOSO!
“MAYALL” SEMPRE TRABALHOU MUITO E PESADO! “ERIC CLAPTON” CONTA QUE OS “BLUESBREAKERS” TOCAVAM QUASE TODA NOITE EM CIDADES VARIADAS E A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. IAM E VOLTAVAM NA MESMA NOITE. E, DURANTE O DIA, ELE POR MUITO TEMPO TRABALHOU COMO DESIGNER GRÁFICO…
HAJA VITALIDADE!
JOHN MAYALL SEMPRE FOI TIDO COMO GRANDE PERFORMER AO VIVO. GRAVOU MUITOS OUTROS DISCOS, E HÁ “TAPES” E DVDS COM SHOWS VARIADOS. CERTA VEZ, CONTOU QUE NÃO VENDIA MUITOS DISCOS; MAS FEZ, ENTRE OS ANOS 1960 E 2000, CERCA DE 200 CONCERTOS AO VIVO POR ANO!!! MUITA SAÚDE, TALENTO E BOA VONTADE!
ESPERO QUE ESTEJA RICO; ELE MERECE.
EU O ASSISTI AO VIVO, EM SÃO PAULO, NO INÍCIO DE 1980. É UM ARTISTA FANTÁSTICO, NO PALCO! ELETRICIDADE VAZANDO PELOS POROS. FEZ SHOW POR MAIS DE DUAS HORAS, E RETORNOU PARA AJUDAR A DESMONTAR OS INSTRUMENTOS.
ELE E BANDA VOLTARAM E DERAM AUTÓGRAFOS PARA QUEM PEDIU!!!!!!!! EU TENHO O MEU!!! É MÚSICO HISTÓRICO E QUASE ATLETA!
EM 2005, ELE RECEBEU A COMENDA DA ORDEM DO IMPÉRIO BRITÂNICO, COMO “PAUL McCARTNEY’, “GARY BROOKER’, “ELTON JOHN”, ‘CLAPTON’ E TANTOS MAIS. E MERECIDAMENTE!
EU AFIRMO QUE JOHN MAYALL É MAIOR E MAIS IMPORTANTE QUE A PRÓPRIA FAMA. SOU FÃ E COLECIONADOR HÁ MAIS DE 50 ANOS E VOU CONTINUAR.
ELE CERTAMENTE SE MANTERÁ RECONHECIDO E FESTEJADO NO FUTURO.
NÃO PERCAM! PERCAM-SE NOS DISCOS DELE!
POSTAGEM ORIGINAL: 21/08/2022

POSTAGEM ORIGINAL: 21/08/2022
