AGORA, TRÊS ARTISTAS AMERICANOS E UM JAPONÊS.
O ÁLBUM MAIS FAMOSO É O “SMILE”, A OBRA DE “BRIAN WILSON” PARA OS “BEACH BOYS”; VETADA NA ÉPOCA PELA GRAVADORA E PARTE DA BANDA, PORQUE ESTRANHA E FORA DO ESTILO DELES.
É CONTROVERSO; MAS SEM DÚVIDA É OBRA CONCEITUAL. A IDÉIA É MOSTRAR A IMENSA VARIEDADE DA MÚSICA AMERICANA EM TODAS AS DIMENSÕES. FOI LANÇADA SOMENTE ANOS DEPOIS, JÁ NA DÉCADA DE 1990. CONFESSO QUE NÃO ME AGRADA MUITO. SINTO FALTA DE COESÃO E ACABAMENTO ESTÉTICO. MAS, É ORIGINAL E INSTIGANTE. UM CLÁSSICO UNGIDO MEIO EXTEMPORANEAMENTE.
OUTRO DISCO INESPERADO É “THE MOTH CONFESSES” DO “THE NEON PHILHARMONIC”, QUE SAIU EM 1969; E GANHOU UM GRAMMY DE ARTISTA REVELAÇÃO.
NÃO ERA UM GRUPO, MAS DUPLA: O CANTOR “DON GANT”, E O MAESTRO E ARRANJADOR “TAUPER SAUSSY” – QUE REGEU A ORQUESTRA QUE EXECUTOU AS SUAS COMPOSIÇÕES.
MAL COMPARANDO, TAUPPER É UM ROGÉRIO DUPRAT COM MAIS RECURSOS PARA TRABALHAR. A MÚSICA É PSICODELIA PURA. E A OBRA É UMA METÁFORA SOBRE A INOCÊNCIA E O AMADURECIMENTO.
É UMA CONSTRUÇÃO POÉTICO MUSICAL EM TORNO DA PAIXÃO QUE O PRIMEIRO AMOR SUSCITA. E, QUANDO NÃO DÁ CERTO – A MAIORIA DAS VEZES -, A PERCEPÇÃO DO EX-CASAL NUM EVENTUAL REENCONTRO, DE QUE AS COISAS E OS DOIS MUDARAM. DISCO INTELIGENTE, E IMPERDÍVEL.
PORÉM, DOIDA PRA VALER É A “CERIMÔNIA BUDISTA” EM FORMA DE ROCK, GRAVADA PELO GRUPO JAPONÊS “PEOPLE” – NÃO CONFUNDIR COM O “BABA POP ” AMERICANO DO FINAL DOS ANOS 1960, QUE REGRAVOU CANÇÃO MENOR DOS “ZOMBIES”.
PRA TERMINAR, DOIS DISCOS DE UMA DAS MELHORES “GARAGE BANDS” DE TODOS OS TEMPOS: “THE ELECTRIC PRUNES”.
A BANDA NÃO EXISTIA ENQUANTO UNIDADE; ELA PERTENCIA AO EMPRESÁRIO LENNY PONCHER, E ERA ORIENTADA PELOS PRODUTORES “DAVE HASSINGER” E “DAVID AXELROD”. CADA UM DOS CINCO DISCOS DOS “PRUNES” FOI GRAVADO COM UMA BANDA DIFERENTE! O INTERESSANTE É A MULTIPLICIDADE DOS CONCEITOS DESENVOLVIDOS PELA PRODUÇÃO! DISCOS CLÁSSICOS!
COMEÇO PELA SENSACIONAL “MASS IN F MINOR”, LANÇADA EM 1967 – INCLUSIVE NO BRASIL, PASMEM!!!. É MISSA CATÓLICA TOCADA DE UM JEITO QUE OS PADRES JAMAIS PERMITIRIAM: IMAGINE SE “JIMI HENDRIX” ENTRASSE EM TOTAL COMUNHÃO LISÉRGICA COM OS “MISSAIS” APROVADOS PELO VATICANO; E TOCASSE ACOMPANHANDO O RITUAL!!!!
PRA FICAR MAIS CATIVANTE, A MISSA É CANTADA EM LATIM!
ANTOLÓGICO, E IMPERDÍVEL!
REALIZARAM OUTRO DISCO, “RELEASE OF AN OATH “, EM 1968; QUE SEGUE O MESMO CONCEITO; PORÉM, APLICADO À RELIGIÃO JUDÁICA!!!! É UM ESPETÁCULO DE EXECUÇÃO, COM MÚSICOS DE ESTÚDIO DO MAIS ALTO NÍVEL! INCLUINDO “A MAIOR BAIXISTA DE TODOS OS TEMPOS, CAROL KAYE”!!!! TIA CAROL TOCA EM ESTADO DE GRAÇA, COMO SEMPRE FEZ!
OS “ELECTRIC PRUNES” ORIGINAIS GRAVARAM O PRIMEIRO ÁLBUM E VÁRIOS SINGLES, ENTRE 1967 E 1968; QUE ESTÃO ENTRE OS MELHORES DA ÉPOCA. E FIZERAM OUTROS DOIS LONG PLAYS, TAMBÉM BASTANTE APRECIÁVEIS. HÁ UM BOX COM OS 5 ÁLBUNS A PREÇOS POPULARES PELAÍ!!!! PROCUREM, E OBTENHAM!!! É MANDATÓRIO!!!!
A SONORIDADE DA BANDA TEM INFLUÊNCIA ENORME NO PÓS PUNK, PRINCIPALMENTE NA “DARK WAVE” E NO “GOTHIC ROCK”.
EM MINHA OPINIÃO, NÃO HAVERIA “THE CURE”, POR EXEMPLO, SEM A EXISTÊNCIA DOS “PRUNES”.
OUÇAM E CONSTATEM!!!
PROCUREM CONHECER. FOI BANDA QUE ACONTECEU, “MAS NUNCA EXISTIU DE VERDADE”.
POSTAGEM ORIGINAL: 31/08/2017

POSTAGEM ORIGINAL: 31/08/2017
