Eu poderia começar a postagem de duas ou três formas diferentes. Uma delas bastante acadêmica. Mas vou em minhas memórias e vivências.
Ouvi os WALKER BROTHERS pela primeira vez em 1967, na rádio ELDORADO, em SAMPA, que tinha um charme especial: vez por outra tocavam lados B de SINGLES de sucesso.
E tocaram sabe-se lá porquê “AFTER THE LIGHTS GO OUT”, música sensacional! E lado B de um dos maiores HITS da história dos HIT PARADES na Inglaterra: “THE SUN A’INT GONNA SHINE ANYMORE”!
Pois, é; TIO SÉRGIO conseguiu este SINGLE em uma troca com o Ayrton Mugnaini Jr., mais de quatro décadas e meia atrás. Trocamos por COMPACTO SIMPLES NACIONAL de um errático, maluco, e até hoje incompreensível artista chamado NAPOLEÃO XIV. Ele narrava uma fuga do hospício e a polícia atrás, com sirenes e tudo! É objeto CULT até a bengala!!!!,
“THE SUN AIN’T GONNA SHINE ANYMORE” subiu feito foguete em direção ao topo do HIT PARADE, e caiu feito míssil no gosto popular! O sucesso foi tão estrondoso que era cantado nas ruas por sorveteiros, donas de casa, empresários e gente do povo.
E, claro e principalmente, pelas meninas, que promoviam verdadeiro caos em shows e apresentações da banda. Eu vi fotos dos três com as roupas arrebentadas na pista do aeroporto de HEATHROW, em 1966. Obra das garotas em chamas, incentivadas pela comoção geral!!!
Os WALKER BROTHERS, que de Walker e muito menos Brothers tinham nada, eram considerados bonitões, e faziam um POP quase de bons moços, não muito longe da iconoclastia BEAT, mas muito bem arranjado, com orquestras e tudo o mais dentro de sonoridade mais conservadora que, sempre convive nas artes com o lado radical. É muito, muito bom! Ouçam.
Foram uma das primeiras BOYS BAND da história, amados como NSYNC, MENUDOS, e os meninos do COREAN POP até recentemente.
A turma até hoje idolatrada, como os BEATLES, STONES, ANIMALS… de público odiavam os WALKER BROTHERS!
Foram a concorrência inesperada vinda de um grupo algo meloso, e ainda por cima de americanos.
No particular era um pouco diferente: JIMMY HENDRIX excursionou com eles, se davam muito bem, e cada um na sua, em turnês pelo Japão etc…
Em qualquer época foi assim. Lembrem-se que os PUNKS, abalo sísmico de onze anos depois, conviveram no gosto popular com o PINK FLOYD, PROGRESSIVOS e outros “conservadores”.
Parte das aparências, sempre integrantes do marketing…
Mas, teve um lado sério: e você fosse um produtor, arranjador ou profissional de gravadora o que faria se desse de cara com SCOTT WALKER? Um barítono mais colorido do que ELVIS PRESLEY; cantor de baladas contagiosas como SINATRA, e carisma enorme frente ao público em geral, mesmo sendo tímido e recatado?
Eu faria o que a PHILLIPS fez: encontraria um jeito de aproveita-lo de acordo com seus talentos e potencial.
Então, a empresa propiciou ao trio os melhores arranjadores. Juntou músicos eficientes e eficazes, e montou repertório eclético, que ia de clássicos como SUMMERTIME, ou R&B como PEOPLE GET READY, até assombros do POP ADULTO, como o super sucesso, gravado em1965, “MAKE IT EASY ON YOURSELF”, de BURT BACHARACH. A gravação que põe no chinelo qualquer outra que você tenha escutado dessa música. E há centenas, inclusive com DIONE WARWICK.
É sempre curioso saber. Mas, a maior parte dos arranjos foram feitos pelo maestro YVOR RAIMONDS, pai de SIMON RAYMONDS, o criador da DARK DREAM POP banda, cult e importante da década de 1980/1990 COCTEAU TWINS .
A música, como as tentações, surge de onde menos se espera; e sempre faz muito sentido…
A histeria com eles durou perto de três anos, três LONG PLAYS, e vários SINGLES. Depois, vieram outros tempos. Nos anos 1970 gravaram mais três discos sem grande repercussão, e a vida seguiu.
Antes disso, em 1968 SCOTT WALKER já estava gravando solo. e fez quase uma dezena de LPS. Rejeitou uma proposta feita por ANDY WILLIANS, ótimo e conhecido cantor, profissional ao extremo, que ofereceu a SCOTT dois milhões de dólares, e toda a estrutura para que se tornasse o novo FRANK SINATRA, na América.
Grana a beça há 55 anos!!!!
Ele rejeitou!
SCOTT seguiu carreira independente, livre, cantando e compondo do jeito que quis, e cultivando o recato e a timidez. Atitude que sempre lhe deu ar de mistério e um séquito de fãs, como DAVID BOWIE, e o PULP, banda BRITPOP de sucesso – para quem SCOTT arranjou e orquestrou disco excelente, nos anos 1990…
SCOTT WALKER é um herói do POP ALTERNATIVO.
E há também, e paralelamente, incursões periódicas feitas por SCOTT na música EXPERIMENTAL ELETRÔNICA. Gravou talvez uns 8 discos que, mesmo quase quatro anos após sua morte, ainda não foram adequadamente avaliados.
Eu espero – e faz tempo! – algum BOX com as loucuras, pesquisas e sei lá mais o quê feitos por ele.
Seja como for, a História com os WALKER BROTHERS, e os excelentes discos solos “normais” permanecem.
SCOTT é um “futurista” ainda não totalmente mapeado, estudado ou compreendido. Mais um excêntrico superdotado para importunar a “boa ordem” que a vida costuma pedir…E de vez em quando é bom rejeitar….
POSTAGEM ORIGINAL: 03/09/2020

POSTAGEM ORIGINAL: 03/09/2020
