O QUE OS TRÊS DISCOS SENSACIONAIS TÊM EM COMUM?
VAMOS TENTAR DESCOBRIR:
O “NOTORIOUS BYRD BROTHERS”, LANÇADO EM 1968, É OBRA IMPORTANTE DA PSICODELIA AMERICANA. TALVEZ O DISCO TECNICAMENTE MAIS BEM ACABADO ENTRE OS REALIZADOS POR ELES. UM VERDADEIRO FEITO; PORQUE SEMPRE FORAM JOALHEIROS CAPRICHOSOS E À BEIRA DA PERFEIÇÃO. APENAS CONFIRMANDO, GRAVAVAM PARA O COLUMBIA RECORDS, O QUE DISPENSA EXPLICAÇÕES.
O LP ORIGINAL, E PORTANTO O CD, MESCLAM CANÇÕES DE AMOR, E MÚSICAS DE PROTESTO OU LIBERTÁRIAS, OSCILANDO ENTRE A PERSPECTIVA EXISTENCIAL CINQUENTISTA DOS BEATNICK; E A FALTA DE MÉTODO E A RENÚCIA MATERIAL DOS HIPPIES.
É UM DISCO DE VANGUARDA AMERICANO; INCLUINDO O REFINAMENTO ARTÍSTICO DOS ANOS 1960. HÁ MUITA EXPERIMENTAÇÃO, ARRANJOS BEM CONSTRUÍDOS; INTEGRAÇÃO ENTRE AS FAIXAS; E A ESPETACULAR HARMONIA VOCAL DA BANDA, INSPIRADA EM CONTEMPORÂNEOS COMO OS BEACH BOYS; E CULMINANDO, ANOS DEPOIS, NO “CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG”. FINO PRATO E TRATO, PORTANTO!
TALVEZ SEJA O ÁPICE ARTÍSTICO ENTRE OS PICOS ELEVADOS QUE AS BANDAS DE FOLK PSICODÉLICO CONSEGUIRAM. A QUALIDADE DO SOM GRAVADO ESTÁ ENTRE AS MELHORES QUE JÁ ESCUTEI NA VIDA! OBRA EMOCIONANTE! INDISPENSÁVEL!
E TEMOS O “RIDE”, EM “CARNIVAL OF LIGHTS”, SAÍDO EM 1994. É OUVIR E CONCLUIR: O DISCO INTEIRO EMULA O CLIMA DO “NOTORIOUS BYRD BROTHERS”. É O SOM DA “CALIFÓRNIA” ENTRE 1966 E 1969. MESMO O “RIDE” SENDO BANDA INGLESA DE “BRITPOP”. É ROCK ALTERNATIVO COM RETROGOSTO CONSOLIDADO… HUMMMM… NO PASSADO HERÓICO…
É CLARO, COM DIFERENIAIS IMPORTANTES NOS ARRANJOS, O QUE OS ATUALIZOU PARA A “NEO-PSICODELIA”, EM VOGA NOS ANOS 1990. REFORMAR É IMPRESCINDÍVEL – E A TURMA JÁ SABE DESDE OS PRIMÓRDIOS DO “ROCK AND ROLL”; E, DEPOIS, QUANDO METAMORFOSEOU-SE DE “BEAT”, NO INÍCIO DOS 1960; E SEGUIU AMPLIADA, DÉCADAS AFORA, E AINDA SEM FINAL OBSERVÁVEL…
O DISCO É UM EXEMPLO DO CHAMADO “SHOEGAZE”; É LINDO; E IMPRESCINDÍVEL PARA QUEM CURTE “BRITPOP”. E, PARA MIM, FOI O AUGE DA CARREIRA DESSES INGLESES CRIATIVOS.
NA MESMA LINHA, VEIO O AMERICANO “BECK”, E SUA ATUALIZAÇÃO EM SAMPLERS, E OUTRAS TÉCNICAS, DE VÁRIAS PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA DO POP/ROCK.
“BECK” É UM CRAQUE. RECRIOU, CRIA E RECRIA SONORIDADES QUE SEMPRE RECONHECEMOS; E SABEMOS QUE FOI ELE QUEM REFEZ… É ARTISTA MUITO ORIGINAL; TEM ASSINATURA.
EM “MUTATIONS”,1998, O ALVO FOI O ROCK PSICODÉLICO AMERICANO”, ONDE OS “BYRDS”, O “JEFFERSON AIRPLANE”, O “GRATEFUL DEAD” E DIVERSOS, TÊM LUGAR DE HONRA E MÉRITO.
É INTERESSANTE, ESCUTAR SEU OUTRO DISCO NESSA VERTENTE: EM “SEA CHANGE”, 2002, BECK, EXÍMIO, FAZ O MESMO COM A “TRADIÇÃO PSICODÉLICA DOS INGLESES”; E INCORPORA PRINCIPALMENTE O ESPÍRITO DE “SYD BARRETT”, NO PINK FLOYD”. AQUI, ESTÃO CITADOS QUATRO DISCOS IMPRESCINDÍVEIS, VISÕES AMPLAS DO MELHOR QUE O ROCK PSICODÉLICO, QUASE PROGRESSIVO, NOS LEGOU.
TENTE!
POSTAGEM ORIGINAL: 08/09/2018

POSTAGEM ORIGINAL: 08/09/2018
