ÁLBUM SIMBÓLICO DO ROCK MODERNO PÓS BEAT; SONORIDADE DESVIANDO PARA O ROCK “PSICODÉLICO” E PITADAS DE “PROGRESSIVO”.
VALE MAIS PELO CONCEITO PRETENDIDO, DO QUE PELAS MÚSICAS QUE, PENSANDO BEM, SÃO CONSERVADORAS…
“TOMMY” FOI CONCEBIDO COMO “ROCK CONCEITUAL”‘, NA ESTEIRA DE “S.F.SORROW”, DOS “PRETTY THINGS” , DE 1968; DISCO BASTANTE ADMIRADO POR “PETER TOWNSHEND”, O GUITARRISTA E COMPOSITOR PRINCIPAL DO “WHO”.
PORÉM, “TOMMY” FOI ESPERTAMENTE “VENDIDO” E POSTERIORMENTE REINVENTADO COMO “ÓPERA ROCK”. GRAVADA, FILMADA, E ENCENADA VÁRIAS VEZES, O QUE LHE GARANTIU MERECIDA FAMA E PERENIDADE.
O ÁLBUM, EM TESE, REPRESENTA O AMADURECIMENTO DE UMA BANDA QUE HAVIA SE FIRMADO COMO ÍDOLO PARA ADOLESCENTES REBELDES.
E “THE WHO” E OS “ROLLING STONES” SEMPRE FORAM SINÔNIMOS E PARADIGMAS DE REBELDIA E ICONOCLASTIA.
EM 1968, “THE WHO” ESTAVA EM CRISE FINANCEIRA E CRIATIVA; OS QUATRO PRECISAVAM FAZER ALGUMA COISA PRA RESOLVER…
“TOMMY” FOI UM ACHADO! E OS CARAS TIVERAM MUITA SORTE, TAMBÉM.
“ARTHUR” , DOS KINKS, DE 1969, É TAMBÉM MUSICALMENTE CONSERVADOR. PORÉM, MAIS BEM ESCRITO. E CONTA A HISTÓRIA E O MODO DE VIDA BRITÂNICOS COM MUITA IRONIA E SARCASMO; POSTURA EM DIA COM AQUELES TEMPOS REVOLUCIONÁRIOS. VIDE, POR EXEMPLO, O QUE FAZIAM CHICO, GIL E CAETANO, AQUI NO BRASIL.
NO ENTANTO – E HAJA “NO ENTANTO SIGNIFICATIVO” NISSO: “TOMMY” ANTEVIU UMA SOCIEDADE CRESCENTEMENTE BASEADA NA ELETRÔNICA. E QUE EXPUNHA A ALIENAÇÃO E A INCOMUNICABILIDADE ENTRE OS INDIVÍDUOS, A MARCA PROFUNDA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. “TOMMY”, O PERSONAGEM CENTRAL, É CEGO, SURDO E MUDO, MAS CRAQUE EM JOGOS ELETRÔNICOS.
RESUMINDO, O MUNDO EM QUE HOJE VIVEMOS, FOI EXPOSTO MAIS DE MEIO SÉCULO ATRÁS NA OBRA…
PARA OS QUE DUVIDAM, BASTA OBSERVAR EM VOLTA NOS METRÔS, MESAS DE BARES, REUNIÕES DE FAMÍLIA, ESCOLAS… E SE ENXERGARÁ, NO PRESENTE, AQUELE O “FUTURO” QUE PETE “TOWNSHEND” INTUIU. DESTE PONTO DE VISTA, “TOMMY” É OBRA DE GÊNIO!
O DISCO É METÁFORA DURADOURA E PODEROSA! E QUEM NÃO CONHECE NÃO PASSA DE ANO EM ROCK’N’ROLL…
PS: A MINHA EDIÇÃO É JAPONESA, REMASTERIZADA EM “SHMCD”, O QUE LHE GARANTE ESTAR ENTRE AS MELHORES TECNOLOGIAS POSSÍVEIS EM TERMOS DE SOM.
POSTABEM ORIGINAL: 13/09/2020

POSTABEM ORIGINAL: 13/09/2020

Todas as reações:
Derimar de Carvalho