DOOBIE BROTHERS – E A TRANSIÇÃO BEM SUCEDIDA DO “FOLK – ROCK PÓS-PSICODÉLICO” PARA A FUSION “WHITE SOUL/JAZZ” .

Lá pelo início de 1978, eu visitei a “BARATOS E AFINS”, do Luiz Calanca, e entre os discos que comprei estava um SHOW AO VIVO dos mais chatos que ouvi: “LIVING ON THE FAULT LINE”.
É álbum duplo lançado em 1977, pelos DOOBIE BROTHERS.
Claro, hoje em dia não sei dizer se manteria a opinião.
Na época, o que motivou a compra foi a memória de alguns clipes da banda, em que PAT SIMMONS, TOM JOHNSTON, JEFF BAXTER e CIA, detonavam tocando CHINA GROVE, LISTEN TO THE MUSIC, LONG TRAIN RUNNING, e outros sucessos pelas rádios.
Naquele disco ao vivo, um MEGA HIT, e já com o tecladista MICHAEL McDONALD no vocal principal, a banda expõe a reorientação na sonoridade para uma QUASI-FUSION de sucesso na época: algo bastante percussivo e um blend de “POP, WHITE SOUL, BLUES E JAZZ” , sempre alegre e dançável.
É bom dizer que McDONALD passou pelo STEELY DAN, banda plena de mestria e influência sobre a música americana contemporânea…
Se ao vivo não me cativou, talvez pelo excesso de “santanices percussivas”, confesso que agradou-me bastante o “TAKIN´ TO THE STREET”, de 1977, o primeiro com McDONALD no vocal. A voz dele é muito clara e interessante. E faz parte desse ótimo e barato BOX nacional. Escutei 3 vezes, devo ter gostado mesmo…
O disco é agradável e, para variar, mais uma vez muito bem produzido por TED TEMPLEMAN – que também descobriu e “fez” o VAN HALEN.
Em 1978, MICHAEL gravou o álbum de maior sucesso da carreira cheia HITS do DOOBIE BROS. “MINUTE BY MINUTE” liderou por 5 semanas a parada americana da revista BILLBOARD, e chegou a três milhões de cópias vendidas.
Como era de esperar, McDONALD partiu para carreira solo de muito sucesso, e gravou 15 álbuns, 51 singles e E.Ps., e permanece ativo.
“ORIGINAL ALBUM SERIES”, box que congrega do segundo ao sexto CDs gravados por eles, para a WARNER BROTHERS, é bastante fácil de encontrar. Pega a fase
inicial da banda, entre 1972 e 1976.
Os DOOBIES no começo eram fruto e expressão do FOLK e do COUNTRY ROCK pós PSICODELIA, da década de 1960.
Grosso modo, seguiam os passos dos BYRDS, do CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL, e o estrondo criativo gerado por CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG.
Foram rigorosamente contemporâneos dos EAGLES, a banda mais bem sucedida do estilo até hoje!!! Especulo eu: é talvez a possível razão para terem transitado a outro estilo…Concorrer com a turma do HOTEL CALIFORNIA é insalubre; no mínimo…
Em meus “ALFARRÁBIOS está dito, e os DOOBIES admitem, que a verdadeira inspiração para a criação da banda foi o EXCELENTE, AZARADO, MAL ADMINISTRADO E TALVEZ IMPRESCINDÍVEL “MOBY GRAPE”. Grupo californiano de FOLK PSICODÉLICO, que militou entre 1967 e 1971, mais ou menos.
Procurem ouvi-los!!! Postei excelente coletânea dupla, que abrange quase tudo o que legaram.
Pela agregação de gêneros nas composições e gravações que fizeram, que vão do ROCK ao COUNTRY e mais o BLUES e o JAZZ, há quem os aproximem ao ALMANN BROTHERS BAND.
Mas, percebe-se a nítida diferença entre o FOLK WEST COAST dos DOOBIE BROTHERS, e a criação notória do SOUTHERN ROCK dos irmãos ALMANN – e vasta descendência e séquito.
O desenvolvimento paulatino da voz própria realizado pelos DOOBIES, é bem distinguível de seus concorrentes.
É sucesso por mérito explícito, comprovado por 40 milhões de discos vendidos, que não deixam dúvidas… mesmo que a “levada” esbarre no CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL, referência contemporânea fundamental.
TIO SÉRGIO recomenda!
POSTAGEM ORIGINAL: 11/09/2022
Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *