Duas meninas inglesas, talentos explosivos e incontornáveis, cruzaram vidas e vozes nas rádios, shows e gravadoras. E, talvez, nunca tenham se encontrado pessoalmente!
Eu realmente não sei, mas não vi referência do que estou escrevendo aqui em lugar nenhum…
Elas foram a bola da vez quase ao mesmo tempo, entre 2003 e 2011. E, de certa forma, pagaram preço alto em momento histórico de transformações de mercados e tecnologias. A indústria da música estava, e continua em crise.
Então, o que fazer quando surgem pedras valiosas, semilapidadas, e ocupando praticamente o mesmo espaço artístico? JOSS e AMY são excelentes cantoras basicamente de música negra, e suas imensas variações.
A gravadora ISLAND, filiada à UNIVERSAL MUSIC contratou AMY WINEHOUSE. E uma pequena gravadora, a S CURVE, levou JOSS STONE; que depois foi para EMI.
AMY WINEHOUSE, garota pobre, família disfuncional, consumidora de drogas, voz contralto nítida, atitudes antissociais, cantava REGGAE/SKA, HIP-HOP, e ETC… em bares da Inglaterra.
Gravou pela primeira vez em 2003. “FRANK”, seu álbum de estreia seguindo o novo R&B , HIP-HOP, foi elogiado e fez algum barulho. Mas, AMY somente arrasou em 2006, com “BACK TO BLACK”. Disco de letras agressivas, mas calcado na sonoridade tradicional do R&B. Foi o disco mais vendido de 2007, com seis milhões de cópias!!!
JOSS STONE, adolescente de classe média descoberta em Londres, foi enviada para NOVA YORK, onde imediatamente assinou contrato, e se transformou em sensação internacional, em 2003, aos 16 anos de idade!
Ela já saiu “cantando…pneus”, e seus dois primeiros discos SOUL SESSIONS, 2003; e MIND, BODY AND SOUL, 2004, também de R&B / SOUL tradicionais, venderam mais de 5 milhões de cópias!
Observe as estratégias: são inversas. AMY WINEHOUSE começa, no mesmo ano que JOSS, 2003, gravando o R&B modernizado da época.
E vai para o “tradicional”, em seu disco seguinte, onde está claramente influenciada pelo cantar de DINAH WASHINGTON e BILLIE HOLIDAY.
AMY infelizmente teve pouco tempo, mas deixou quase pronto o que poderia fazer dali em frente. Em “LIONESS, HIDDEN TREASURES”, seu disco póstumo, 2011, ela ensaia repertório mais abrangente.
Vai de clássicos POP da década de 1960, como OUR DAY WILL COME, com dezenas de versões – como a feita por JULIE LONDON, por exemplo; e WILL YOU LOVE ME TOMORROW, hit das SHIRELLES, e cheio de outras versões, ao longo das décadas…
AMY fez dueto com TONY BENNETT; teste definitIvo do POP ADULTO possível para o seu background e características vocais.
Um recado claro, mas difuso, quem sabe…
JOSS STONE, quatro anos mais jovem, é “cria espiritual” de ARETHA FRANKLIN e JANIS JOPLIN, com respingos de DONNA SUMMER, e DUSTY SPRINGFIELD – referência inevitável para qualquer cantora inglesa dos últimos 50 anos.
JOSS começou tutorada por BETTY WRIGHT, veterana de R&B, com sucessos marcantes na década de 1970.
Professora exigente, ela ensinou JOSS a usar adequadamente a voz, e os maneirismos dos clássicos da SOUL MUSIC e do R&B, em canções intensas, e difíceis de cantar e interpretar. BETTY ainda participou nos vocais em gravações e shows.
Eu só me lembro de ter assistido uma vez a estreia de gente tão jovem e com tanta energia: MARIA BETHANIA cantando CARCARÁ, quando tinha uns19/20 anos. Abalou as estruturas do teatro!!!! Eu estava lá, e tinha 14 anos… Inesquecível!!!
JOSS STONE fez o DVD na foto, em 2004. Juntou o repertório dos discos iniciais, e acompanhada por banda impecável gravou show simplesmente fantástico!
Tinha 16 anos e a voz diferenciada já estava sendo mudada. JOSS cantou belamente, demonstrou carisma, descontração e domínio de palco. Para uma adolescente já linda, mas corpo ainda em formação, ficou justificada sua fama de grande promessa.
Depois, foi preciso testa-la junto ao mercado jovem. Porque não faria o menor sentido uma quase menina dedicar-se a repertórios tão adultos, que exigem maturidade e sensualidade.
Os pais cuidavam dela. A mãe ia junto nas viagens, etc… – e certamente não permitiriam exageros.
Assim, a sequência de discos, já sem o sucesso dos iniciais, é composta por SKAS; do novo R&B; HIP-HOP; e voltados para a moçada, em geral.
A exigência da voz também é menor, mais adequada ao repertório. São discos bons, mas não memoráveis:
“INTRODUCING”, 2007, mescla NEO SOUL, HIP-HOP, e tem boa participação de LAUREN HILL, sucesso notório na época. “COLOUR ME FREE”, 2009, é menos intenso, e vai na mesma linha.
Em 2011, fez “LP1”, com DAVID STEWART, ex-EURYTHMICS e BANDA. É POP mais pesado, com guitarras e arranhando o ROCK. A voz de JOSS já está bem madura.O volume dois de “SOUL SESSIONS”, saiu em 2012. Um ensaio para a volta ao R&B mais original.
E, finalmente, em 2015 “WATER FOR SOUL”, a sequência POP, SKA, REGGAE e R&B. Foi o derradeiro álbum de inéditas. E talvez haja relação com a briga e processos contra a gravadora EMI, para o rompimento de contrato.
Em vinte anos, JOSS STONE gravou relativamente poucos discos. Mas, cantou com muita gente; JAMES BROWN, SLY STONE: MICK JAGGER, STING, PAT LABELLE, AL GREEN, etc… Ela vendeu mais de 40 milhões de discos, nos diversos formatos.
Não deixou de excursionar e, nesse momento, a turnê de 20 anos de carreira, que já passou pelo BRASIL e gira o mundo, prossegue bem sucedida. Prestem atenção na banda fantástica que a acompanha, principalmente no guitarrista STEPHEN DOWN – um exuberante!!!
Eu assisti a vários SHOWS COMPLETOS e de épocas diferentes. JOSS, agora com 35 anos, está cantando melhor do nunca! Madura, linda, carismática e dona do palco. Está claramente transitando para repertório mais adulto de R&B, SOUL, e adjacências; rearranjando o acervo base, e os antigos sucessos para o seu público que, é lógico, também amadureceu.
A grande vantagem de JOSS STONE foi nunca ter sido uma SANDY, por exemplo. Ela não começou carreira cantando músicas que jamais se adequariam à maturidade. JOSS não entrou em crise com a própria carreira. Como provam seus shows atuais.
Oito anos de distância do último disco certamente ajudaram JOSS retornar em outro nível. E com suas marcas registradas, cantar descalça e distribuir girassóis ao público.
Ela é SUPER DUPER!
POSTAGEM ORIGINAL: 16/09/2023

POSTAGEM ORIGINAL: 16/09/2023
