FRANK SINATRA – CAPITOL YEARS SINGLES – 1953/1961

SINATRA ERA GÊNIO COMO CANTOR, E GÊNIO COMO ESTRATEGISTA DA PRÓPRIA CARREIRA FONOGRÁFICA.
ELE PERCEBEU E CRIOU O MODELO POP QUE, AOS POUCOS, PREVALECEU NA INDÚSTRIA DA MÚSICA..
QUANDO MUDOU DA “COLUMBIA RECORDS” PARA A “CAPITOL”, EM 1953, FRANK EXIGIU A SEPARAÇÃO ENTRE OS “SINGLES” E OS “LONG PLAYS, O QUE ELE JÁ VINHA FAZENDO ANTES.
PARA OS “SINGLES” SELECIONAVA CANÇÕES MAIS LEVES, MAIS DANÇANTES, COM COMEÇO, MEIO E FINAL. MÚSICAS QUE DAVAM O RECADO IMEDIATAMENTE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. NÃO ERA QUESTÃO DA QUALIDADE, MAS DA CARACTERÍSTICA E FINALIDADE DE CADA MÚSICA.
SINATRA PERCEBEU QUE FAZER SINGLES O MANTINHA O TEMPO TODO NAS RÁDIO.
E NOS JUKE-BOXES, MÁQUINAS DE TOCAR SINGLES, ESPALHADAS POR BARES BOATES E CLUBES CLUBES, E CONTROLADAS PELA MÁFIA.
FRANK AS UTILIZAVA PARA MANTER-SE ATUALIZADO E LANÇAR NOVOS AUTORES E IDEIAS, QUE PODERIAM OU NÃO, SER DESENVOLVIDAS. ERAM TESTES E EXPERIMENTOS PARA O MERCADO.
E, DEPOIS, OS SINGLES PODERIAM SER REUNIDOS EM COLETÂNEAS. A CRIAÇÃO DOS LPs POSSIBILITOU ISSO TAMBÉM.
MAS, OS “LONG PLAYS” ERAM OUTRO PAPO. O OBJETIVO ERA USA-LOS PARA O REPERTÓRIO MAIS ELABOEADO; MAIS REFLEXIVO, FOCANDO NO OUVINTE INDIVIDUAL.
NOS ÁLBUNS ENTRAVAM AS MÚSICAS MAIS CONCEITUAIS, ABERTAS E INSTIGANTES. ERAM PARA O SEU PÚBLICO MAIS INTIMISTA E SOFISTICADO.
NELES, SINATRA GRAVAVA O QUE HAVIA DE MELHOR E CRIATIVO NA PRODUÇÃO DOS GRANDES AUTORES DE SUA ÉPOCA.
SINATRA, ALÉM DE SER O MAIOR CANTOR DO MUNDO, ERA UM GRANDE INTÉRPRETE. E TAMBÉM GRAVOU “SINGLES” COM A ELITE DOS COMPOSITORES DE SEU TEMPO; MAS O FEZ DENTRO DO CONCEITO QUE ELE CRIARA, A BREVIDADE E A COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA.
ESTA SEPARAÇÃO ENTRE “LONG PLAYS” E “SINGLES” PERMANCEU COMO NORMA POP. VOCÊS LEMBRAM DO INÍCIO DA CARREIRA DOS “BEATLES” E DOS “ROLLING STONES”, POR EXEMPLO?
ERA COMUM OS “SINGLES” NÃO ENTRAREM NOS LONG PLAYS. COMO EU ESCREVI, ESSA ESTRATÉGIA FOI CRIADA PELO PRÓPRIO FRANK, E COM SUCESSO ABSOLUTO NO MERCADO, ATÉ MAIS OU MENOS 1970…
FRANK SINATRA FOI O GRANDE NOME DA MELHOR CANÇÃO AMERICANA. REUNIU COMPOSITORES DA GRANDEZA DE “COLE PORTER”, “GEORGE GERSHWIN”, ENTRE VÁRIOS. E ENFRENTOU CONCORRÊNCIA DO PORTE DE “ELLA FITZGERALD”, “SARAH VAUGHAN:, “TONY BENNETT” E VASTA E SOFISTICADA MINORIA.
SINATRA GRAVOU PARA A CAPITOL “46 SINGLES”, TODOS NESTE BOX EXCELENTE, QUE INCLUI, TAMBÉM, OS LADOS B E ALGUMAS COISAS A MAIS, NUM TOTAL DE 96 MÚSICAS EM 4 CDS!!! A CAIXA VEM COM LIVRETO EXPONDO O QUÊ ESCREVI.
FRANK FEZ, TAMBÉM, “18 LONG PLAYS” EM 8 ANOS DE “CAPITOL”. PARA ALGUNS, O SEU PERÍODO MAIS FÉRTIL E IMPORTANTE.
EM ABRIL DE 1962 ELE FUNDOU A “REPRISE RECORDS”, E PARA LÁ SE TRANSFERIU COM O SUCESSO DE SEMPRE.
O FENÔMENO SINATRA ULTRAPASSA GERAÇÕES. OS MAIS VELHOS ADORAM O SEU REPERTÓRIO E DÃO DE BARATO QUE FOI O MAIOR CANTOR DE TODOS OS TEMPOS – PELO MENOS ATÉ AGORA…
OS JOVENS O ADMIRAM POR SEU LADO REBELDE, A VIDA AGITADA E NEM SEMPRE MUITO RETA.
VOCÊS CONHECEM “MY WAY” COM O”SYD VICIOUS”, DOS “SEX PISTOLS”? É VERSÃO ICONOCLA’STICA DE UM ASTEROIDE QUE RESVALOU EM UM ASTRO IMENSO…IMPERDÍVEL!!!
FRANK VIVEU INTENSAMENTE!! ENSINOU, DEIXOU MARCA, REPERTÓRIO E VIVÊNCIAS SOBRE O QUE PODE SER CONSIDERADO CORRETO OU ERRADO. E, ACIMA DE TUDO, LEGOU OBRA MUSICAL PRÁ LÁ DE RELEVANTE.
UM GRANDE HOMEM ATÉ EM SEUS ERROS, ENGANOS E ALGUNS QUASE – CRIMES.
ACHO QUE ELE JÁ SAIU DO PURGATÓRIO PARA O CÉU!
HI, FRANK !: WE LOVE YOU!
POSTAGEM ORIGINAL: 04/10/2020
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *