KEITH JARRETT – EXPECTATIONS – 1972 – E 0 DETALHE QUE AUMENTA O PRAZER DA AUDIÇÃO

KEITH JARRETT – EXPECTATIONS – 1972 –
E 0 DETALHE QUE AUMENTA O PRAZER DA AUDIÇÃO
Nesta fase, o “KATARINO” ainda usava “mordaça”. Não têm grunhidos, nem barulhinhos de orgasmos, flatulências ou gritinhos…
Nada disso. Apenas a música excepcional que ele produz!
Eu vou tentar descrever percepção algo fugidia da experiência de ouvir o disco:
Para mim, é um compósito de “FREE JAZZ, “AVANT GUARD” e “FUSION”. Tem algo de “LATIN JAZZ”, pitacos de “PERCUSSÃO À BRASILEIRA”; e um quê recôndito de ROCK transitando do PSICODÉLICO para o PROGRESSIVO. “KATARINO” é um artista cintilante. O estilo de JARRETT, com suas frases longas, e aqui está ladeado por um grupo que participa muito, construindo base harmônica e rítmica para KEITH brilhar.
A bateria de PAUL MOTIAN tem sutilezas e um retrogosto do JAZZ EUROPEU DE VANGUARDA daquela época, início dos 1970. Ela se casa com as percussões latina e brasileira de AIRTO MOREIRA, que sabe conduzir o balanço dançante que sempre permeia as suas intervenções.
O baixo pulsante, onipresente, de CHARLIE HADEN ressalta o andamento da música, e preenche os espaços abertos no ritmo pela bateria, que também funciona como instrumento de SOLO na base da música – se é que assim posso definir.
E DEWEY REDMAN entra com o sax tenor em linguagem de VANGUARDA, criando complemento dissonante ao dedilhado nítido, claro, inteligível de KEITH. Sofisticadíssimos!
Para temperar de vez o caldo saboroso, a menos presente guitarra distorcida no ponto certo, tocada por SAM BROWN, realça o aspecto ROCK alinhavando tudo isso, sem destoar do clima JAZZY total das músicas.
A construção do álbum revela a FUSION de ritmos e tendências diversas. E, se percebi corretamente, é um disco bastante variado, mas sem intenção de ser álbum conceitual. São músicas suficientemente ricas e bem compostas. Portanto, possibilitam outras leituras. E aí cabe o prazer em repetir audições.
Eu gostei! É tecnicamente bem gravado, e a participação dos músicos se revela em recortes claros, discernimento e foco, resultando em textura bem construída e sofisticada.
Os temas de cada música ficam evidentes para o ouvinte durante cada execução. Bem compreendendo ou não, o acontecimento musical é um monumento que merece estar em diversas discotecas e coleções por aqui.
E, para deixar o TIO SÉRGIO e todo mundo contente, chegou na minha casa por menos de $ 8,00 BIDES, uns R$ 40,00 MANDACARUS! Precinho comportado para um CD importado.
Falei.
Será que eu “disse”?
POSTAGEM ORIGINAL 19/02/2023Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *