A FUSION entre a MPB modernizada pela BOSSA NOVA com o JAZZ, que STAN GETZ representava, nos EUA, viralizou e assolou o mundo feito pandemia.
Não, BOSSA NOVA não é JAZZ; mas SAMBA refinado ao ponto do improviso jazzístico. É LOUNGE sem ser MUZAK; é jovial sem ser barulhenta. A BOSSA NOVA é subgênero espetacular! Veio pra ficar, e permanece.
No Brasil, era música de jovens sofisticados da classe média, principalmente a carioca. Mas quando invadiu os EUA, foi posicionada como POP refinado para consumo de massa.
Que bom para TOM, JOÃO, ASTRUD e aqueles todos que participaram daquela “GLOBALIZAÇÃO DA M.P.B”!
Vamos recordar que a BOSSA NOVA expandiu-se paralela ao surgimento para o sucesso da nova geração do ROCK: BEATLES, ROLLING STONES e outros grupos, como ANIMALS, DAVE CLARK FIVE, etc… Fica bastante claro na TRILHA SONORA rara de um filme para os adolescentes daqueles tempos: “GET YOURSELF A COLLEGE GIRL”. Que além de pôr lado a lado a BOSSA NOVA e o BEAT traz, também, o JIMMY SMITH TRIO, expoente do “SOUL – FUNK – JAZZ” instrumental e dançável. E o repertório escolhido ressalta o lado ensolarado da década de 1960!
Para mais bem localizar o fenômeno, TIO SÉRGIO recorda uma historinha, que foi narrada por RUY CASTRO em “CHEGA DE SAUDADE”, o seu grande livro sobre a BOSSA NOVA.
Vai em minhas palavras:
O LP “GETZ e GILBERTO”, disco seminal na expansão da BOSSA NOVA pelo mundo, lançado no começo dos 1960, virou sucesso internacional contínuo… E deixou tanto STAN, como JOÃO GILBERTO, muito ricos: GETZ adquiriu mansão de 16 quartos nos arredores de NEW YORK. E JOÃO comprou uma COBERTURA na AV. VIEIRA SOUTO, no Rio de Janeiro!
Mas ASTRUD GILBERTO, que no álbum cantou a ‘desconhecida’ GAROTA de IPANEMA, também lançada em SINGLE de sucesso avassalador, recebeu apenas o cachê oficial do Sindicato dos Músicos: $24 dólares!!!!
Tudo muito justo e equânime, como a gente vê. Porém, não chorem por ela! Foi abertura para carreira de sucesso internacional. E a sutil, charmosa e interessante cantora ASTRUD deve ter aproveitado muito.
Quem não tem os CDs de GETZ e os GILBERTOS com o TOM JOBIM será reprovado em música popular!
É obrigatório!
POSTAGEM ORIGINAL: 22/03/2022

POSTAGEM ORIGINAL: 22/03/2022
