“ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD”, DE TARANTINO, E A TRILHA SONORA DO LADO B DA CONTRACULTURA AMERICANA

A discografia aqui postada é pequena, porém reluzente. No filme de TARANTINO, estão mais de trinta músicas. Alguns pingentes preciosos dos MAMA´S & THE PAPAS, PAUL REVERE & The RAIDERS, VANILLA FUDGE, e BOB SEGER e BUFFALO SPRINGFIELD também.
Vêm mesclados com HITS MENORES e ainda onipresentes, mas quase desconhecidos fora dos E.U.A, tipo “SNOOPY X RED BARON, dos ROYAL GUARDSMEN; “SUMMERTIME”, na versão SOUL cheia de estilo, feita por BILLY STEWART; e coisas dos BOX TOPS, LOS BRAVOS, GRASS ROOTS, entre acepipes do POP AMERICANO DA DÉCADA dos 1960, que cito mais à frente…
Os interessados na CONTRACULTURA daquela década precisam assistir ao filme de TARANTINO; vez por outra rola nos canais da HBO. É uma “HISTÓRIA CULTURAL”, quase “ANTROPOLÓGICA” do LADO B dos tempos do “PAZ E AMOR”: A violência excessiva e injustificável, levada ao paroxismo com naturalidade absurda. É defeito repugnante bem americano…
GRAHAN GREENE, o grande escritor inglês, dizia que os americanos são interessantes, porque capazes de cometer as maiores atrocidades com leveza e inocência na alma! Pura verdade!!!
As caras de “bolachas” de LEONARDO DI CAPRIO e BRAD PITT, os atores principais, em performances antológicas, esconde a imensa disposição para perpetrar violências em legítima defesa, ou porque simplesmente foram provocados.
Esta SUBCULTURA DA VIOLÊNCIA EXTREMADA permeia a obra de TARANTINO, e os filmes de CHARLES BRONSON, SCHWARZENEGER, entre tantos e vários. Está nos BANG-BANGS, na imensa produção de filmes de GUERRA, nas SÉRIES POLICIAIS. E na manutenção da PENA DE MORTE em país democrático e “civilizado”!
Nem vou levar o papo para a POLÍTICA, e o significado último e nada encoberto da ascensão da EXTREMA DIREITA por lá – e mundo afora, também, sejamos justos… Há um CANO FUMEGANTE COMO “HIPÓTESE DE MÉTODO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS”. Quaisquer conflitos…
E também na pesquisa de armas para destruição em massa, sempre em nome da ciência e das melhores causas. Observem o excepcional filme “OPPENHEIMER”, ganhador do OSCAR, em 2024, o desenvolvimento de vários personagens, e a posterior crise de consciência do personagem principal, horrorizado consigo mesmo e suas responsabilidades!
Há muitas coisas, e fatos passíveis de citação… Sem dizer sobre a hoje mais contida, mas ainda onipresente POLÍTICA DO BIG STICK, nas retóricas da guerra fria e antes dela, o “FALA MANSO, E MOSTRE O PORRETE”… E isto sempre dá ruim….
TARANTINO mescla referências culturais, como a ideia de LIBERDADE e AUTONOMIA DO INDIVÍDUO, criando um filme recheado de metalinguagens que vão de BRUCE LEE ao POP-ROCK, e às programações nas TVS e RÁDIOS daqueles tempos.
Fala do clima entre gente em decadência na INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA; à CONTRACULTURA HIPPIE DESFIGURADA; da simples vagabundagem desaguando no líder de seita e assassino “diretor” de carnificina histórica, CHARLIE MANSON.
E nem preciso lembrar dos massacres gratuitos em escolas ou nas ruas, sempre motivados por “porra nenhuma”. A rebeldia sem causa transmutada em violência congênita!!!! É tudo bem americano! Eu prefiro a contenção e a cultura humanista da Europa…
QUENTIN TARANTINO tangencia ROMAN POLANSKY e sua “amoralidade pedófila”, e põe em cena a mulher de POLANSKY, a “STARLET”, SHARON TATE, assassinada pela seita de MANSON, em 1969. Essas coisas viraram referências mundiais dessa metamorfose doentia.
Tal geleia cultural desvela o B-SIDE americano e, no filme, explode na violência exagerada com seus extremos cômicos. Ou será que defender-se de alguém quase inoperante usando um “LANÇA-CHAMAS”, e depois tomando algumas com os vizinhos, pode ser considerado legítima defesa de alguém são?
No contexto americano, lembrando GRAHAN GREENE”, e demonstra TARANTINO”, é perfeitamente possível; quase normal; e foi recriado artisticamente de jeito magistral!
Do filme filtra-se uma TRILHA SONORA ORIGINAL. O bom e o ruim do lado a lado.
Estão também por lá, para rechear um pouco mais o pastel gorduroso, o DEEP PURPLE psicodélico do final dos anos 1960; um hit menor de NEIL DIAMOND; os ingleses CHAD AND JEREMY; JOE COCKER, ARETHA FRANKLIN, e os magníficos THE ASSOCIATION e SIMON & GARFUNKEL. Grandes músicas e artistas!!!!
E dá pra você escutar quase inteira “BUFFY SAINT MARIE”, uma boa FOLK SINGER, mas sub-JUDY COLLINS, cantando a belíssima “The Circle Game”, música de JONI MITCHELL…
E terminar desconfiando e com uma pulga de uns dois quilos atrás da orelha, que “AQUARELA”, versão de TOQUINHO e VINÍCIUS DE MORAES de música de um compositor francês, foi muito “inspirada” nela…
ASSISTAM ao filme; e OUÇAM A TRILHA!!!! Ah, e mantenham a sanidade!
POSTAGEM ORIGINAL 20/04/2023
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