Lá por volta de 1975, daí e por ali TIO SÉRGIO, “gostante” do ROCK e do BLUES, e estudando CIÊNCIAS SOCIAIS na USP, encarnava ( ou será “ENKARMAVA”) um projeto de intelectual esquerdista, e devidamente “achante” de sua superioridade.
Claro, fazia parte do meu suposto charme um quê de arrogância, e concessão aos “não conscientes” e aos “não iniciados” em meus saberes e relutantes convicções.
Então, como é que eu poderia gostar de um troço daqueles?
“Nor fucking, man”, se é que dá pra escrever assim! Podiam me passar na máquina de fazer salsichas que eu não iria a uma DISCOTHEQUE!!! E não fui mesmo! E a Angela também odiava tais ambientes…
Lembro que em meio a papos-cabeça, certo dia na mesa de um bar próximo da USP, um colega defendeu a tese de que a BATIDA “DISCO” tinha sido “cientificamente planejada” pelos americanos para alienar a classe trabalhadora!!!
Daí, o mundo de JOHN TRAVOLTA e o vasto etc… POP não passaria de lixo fulgurante, gestado na “GRINGOLÂNDIA” para entorpecer a juventude, e manter o imperialismo urbe et orbe! Éramos assim! Ingênuos, militantes e bem intencionados!
Claro, o mundo inteiro, de norte a sul, de cabo a rabo, do Oiapoque a Marilena Chauí – na frase memorável do falecido jornalista DANIEL PIZA – ouvia e dançava aquilo. Menos eu, …ahnnn…nós…
Eu resisti bravamente; fanaticamente! E a tal ponto que um dos primeiros artigos que escrevi para a REVISTA MÚSICA, onde eu colaborei, na década de 1970, foi uma resenha largando a lenha em RUMOURS, do FLEETWOOD MAC!!!!
Tenho vergonha até hoje só de lembrar! Fiz uma catilinária burra, mal pesquisada e mal escrita, sobre um dos maiores clássicos da MUSICA POP em todos os tempos!
E os caras publicaram! Meu Santo Colombino!!!! Eles publicaram!!!
“RUMOURS” vendeu como chicletes – nas palavras de um crítico americano. E continua vendendo. Merecidamente. E eu devo a mim mesmo fazer outra resenha, e avaliar com mais correção e sobriedade um disco adorável e imperdível!! E, claro, limpar a minha consciência.
Mas, TIO SÉRGIO, que porra era aquilo de DISCO MUSIC?
Ora, apenas uma das formas possíveis e dançáveis do RHYTHM´N’ BLUES. Elementos de música negra acoplados àquela batida repetitiva e identificável; vez por outra acrescido de instrumentação eletrônica, como fizeram no chamado EURODISCO, do final dos anos 1970 Mas que se expandiu “ad-infinitum” com reflexos até hoje, no POP.
Você se recordam de GIORGIO MORODER? E do MEGA-HIT das pistas de dança, DON´T LET ME BE MISUNDERSTUD, com o SANTA ESMERALDA? E da sempre dançante e adorável DONNA SUMMER – hoje ícone inconteste?
E melhor ainda, lembram-se da espetacular “SELF CONTROL”, em suas várias mixagens e SAMPLERS? Canção legal, ritmada e ultra dancável; e com letra climática, descritiva e bem – feita? Mais do que isto: sociológica: porque elucidativa da cultura DISCO e seus curtidores. É ONE HIT WONDER e clássico de LAURA BRANIGAN!
E, talvez, a melhor música da época?
Mas, a batida DISCO viajou bem mais longe. Está em HEART OF GLASS, com o BLONDIE; em I COULD´NT GET IT RIGHT, com a CLIMAX BLUES BAND; e, também, no sensacional CHIC, de NILE RODGERS e BERNARD EDWARDS. Ou em faixas do multissucesso SILK DEGREE, 1976, de BOZZ SCAGGS.
Também inesquecível em várias músicas do RUMORS, do FLEETWOOD MAC!!! E nas faixas DISCO que ressuscitaram os BEE GEES; e deixaram ROBERT STIGWOOD, também grande produtor de MARLEY a CLAPTON, mais rico ainda!!!
Quando assisti entediado a “OS EMBALOS DE SÁBADO A NOITE”, em algum canto repeti o que havia lido de um “resenhador” de filmes: TRAVOLTA seria um sub ator. E que tudo o mais, ele incluído, fosse para o inferno!
Errado! O TRAVOLTA já era bom; e depois se tornou grande ator.! Outra vergonha evidente e memorável que passei…
Mas, o tempo vai e a gente também… hoje, eu adoro “tudo isso que está aqui postado”. E mais um monte! Melhor, quase tudo… Recordo que a RHYNO RECORDS lançou, décadas atrás, BOX com vários CDS dedicados à DISCO MUSIC. Sumiram do mercado. Mas, quem sabe um dia eu ainda consiga pra mim. Tenho esperança…
Depois desse bafão por aqui, podem levar o TIO SÉRGIO para o frigorífico e passar na máquina de fazer salsichas!!!!
Vai sair Salsicha gorda…e ruim.
POSTAGEM ORIGINAL: 30/04/2022

POSTAGEM ORIGINAL: 30/04/2022
