A NEW JAZZ LANGUAGE” – NJL – COLEÇÃO DE CDS RAROS E DIFÍCEIS COM ARTISTAS CONSAGRADOS – 1994

ESTA SÉRIE DE CDS TRAZ ARTISTAS DO “JAZZ MODERNO”, “CONTEMPORÂNEO”, E INCLUSIVE “FUSION”.
EM 1994, HOUVE MOMENTO EM QUE O CÂMBIO ANDAVA NEGATIVO. QUER DIZER, PAGÁVAMOS PREÇOS REAIS EM DÓLAR E NÃO PERCEBÍAMOS… FOI UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DO PLANO REAL.
OS COMPACT DISCS ERAM O PONTO MÁXIMO DA TECNOLOGIA EM REPRODUÇÃO MUSICAL, E AS VENDAS EXPLODIRAM AQUI E NO MUNDO. A DEMANDA ERA EXCESSIVA, E OS PREÇOS “SIDERARAM” NAS LOJAS. A INDÚSTRIA DA MÚSICA FATUROU MUITO.
NO BRASIL, IMPORTOU-SE MUITOS CDS, E AO MESMO TEMPO ECLODIRAM VÁRIOS TIPOS DE PIRATARIA. MUITAS REQUINTADAS E ATÉ HOJE COLECIONÁVEIS. EU MANTIVE DIVERSAS…
ESTA COLEÇÃO FOI PRODUZIDA NA INGLATERRA. SÃO GRAVAÇÕES AO VIVO, E DE ESTUDIO, TAMBÉM. OS “ESTOJOS” SÃO DE LATA, E PODEM ENFERRUJAR, CLARO. O DESIGN É ÓTIMO, E MUITO ATRAENTE; UM DIFERENCIAL NOTÁVEL NA DISCOTECA.
SÃO DEZ VOLUMES COM TRÊS CDS CADA. MAS, EU NUNCA MAIS ENCONTREI QUAISQUER DELES! A QUALIDADE DO SOM É ATÉ BOA. E COM OS RECURSOS DE HOJE CERTAMENTE COMPORTARIAM REMASTERIZAÇÃO ADEQUADA.
EU TENHO TRÊS DESSES BOXES:
1) “BLACK AND WHITE”, GENTE CONSAGRADA NO PIANO “EARL FATHA HINES”, “McCOY TYNER” E “CHICK COREA”. RESUMINDO, UM PIANISTA “CLÁSSICO” DO JAZZ; UM CONTEMPORÂNEO BEIRANDO O EXPERIMENTAL; E OUTRO FUSION, QUE DISPENSA MAIORES APRESENTAÇÕES. A “CAPA DE LATA” É MUITO EXPRESSIVA – UM TECLADO ESTILIZADO.
2) OUTRO BOX É “SHINING LIGHTS”. TRAZ SAXOFONISTAS, E TODOS CRAQUES; E MAIS OU MENOS SEGUE A PROPOSTA DO ANTERIOR: “STAN GETZ”, É REFERÊNCIA NO JAZZ MODERNO; “DEXTER GORDON”, É ESTILOSO, E CONHECIDO POR SUA “EMISSÃO” MAIS ALTERNATIVA, ALGO “ROUCA”. JÁ “SONNY ROLLINS”, FICA ENTRE O MODERNO E O CONTEMPORÂNEO. A FOTO DE CAPA RECRIA AS PALHETAS DO INSTRUMENTO. E, TAL QUAL AS OUTRAS, É MUITO CRIATIVA!
3) EM “BLOWING HOT AND COOL” ESTÃO TROPETISTAS: HÁ UMA DAS REFERÊNCIAS DO JAZZ MODERNO, “DIZZY GILLESPIE”; “FREDDIE HUBBARD”, REFERÊNCIA EM VÁRIAS LINHAS DO MODERNO PARA DIANTE; E O CONTEMPORÂNEO “WYNTON MARSALIS”, MAIS PRÓXIMO ÀS VANGUARDAS. A CAPA TAMBÉM É MARCANTE: PONTOS NEGROS REPRESENTANDO AS VÁLVULAS DO INSTRUMENTO. FICOU BEM INTERESSANTE!
PROCUREI A SÉRIE NA INTERNET, PARA REFINAR A INFORMAÇÃO, ETC… E NADA ENCONTREI!
DESCONFIO QUE SEJA PIRATARIA SOFISTICADA. E POR QUE? VÁRIOS CDS SÃO GRAVAÇÕES “RECUPERADAS” E DE ORIGEM NÃO IDENTIFICADA. HUMMMM!!!!
HÁ COISAS FEITAS EM ESTÚDIO. E OUTRAS RETIRADAS DE SHOWS; PERFORMANCES POSSIVELMENTE EXTRAÍDAS DIRETO DAS MESAS DE GRAVAÇÃO DE CONCERTOS MUITO INTERESSANTES – TALVEZ RAROS! E, CURIOSAMENTE, COM AS CARACTERÍSTICAS ARTÍSTICAS DOS ANOS 1980!
TEMOS IMPRESSÕES INSTIGANTES QUANDO OUVIMOS. NOS DEFRONTAMOS COM TIMBRES DIFÍCEIS DE SEREM REPRODUZIDOS, PRINCIPALMENTE OS AGUDOS. E A MAIORIA FOI BEM CAPTADA E GRAVADA.
NO ENTANTO, NÃO TÊM QUALIDADE SUFICIENTE PARA LANÇAMENTO COMERCIAL. FALTAM MAIS PRODUÇÃO E ACABAMENTO; AQUELE TOQUE FINAL, O “VERNIZ” OS DISTINGUINDO DO “LOW-FI”.
MAS, SÃO DISCOS DIVERTIDOS: A GENTE CERTAMENTE NÃO OUVIRÁ UM “DIZZY GILLESPIE” TÃO FUNKY! E O DE “CHICK COREA” TALVEZ COM GARY BURTON E BANDA, É FUSION IMPERDÍVEL! O MESMO SE PODE DIZER DO “POST – BOP – ALGO VANGUARDA – MEZZO FUSION POP” DE “FREDDIE HUBBARD”. ( UAU! QUE DEFINIÇÃO CAPRICHADA QUE “O TIO SÉRGIO FEZ AGORA, HEIM!”)
OS ‘TEXTOS SÃO “DESINFORMATIVOS”. ENTRE O ÓBVIO E A ENROLAÇÃO DO TIPO “SE SUMIU NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU”. O AUTOR, UM CERTO NICK BROWN É TÃO IDENTIFICÁVEL COMO CHAMAR JOÃO DA SILVA, NO BRASIL, E NÃO TER CPF….
PRA TERMINAR, NÃO ESQUEÇAM QUE NAS DÉCADAS DE 1970/1980 A ELITE DOS MÚSICOS DE JAZZ ESTAVA CATANDO LATA, E FAZENDO SHOWZINHOS PARA SOBREVIVER.
AINDA ASSIM, SE ALGUÉM ENCONTRAR BARATO ALGUM DESSES BOXES POR AÍ, PODE COMPRAR – E ME AVISE! ELES VALEM PELA RIQUEZA ARTÍSTICA, E O CLIMA MUSICAL DE ÉPOCA; E MESMO QUE, POR ENQUANTO, AINDA NÃO TENHAM SIDO REVALORIZADOS.
É COOL!
POSTAGEM ORIGINAL: 05/05/2021
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *