TRILHAS SONORAS, COLECIONISMO E COLECIONADORES

Eu conheci um advogado que escondia os discos no meio do jornal. Entrava em casa, enfiava tudo na estante do jeito que dava…
Depois, longe da mulher, olhava o butim e o reposicionava adequadamente, que sumia na “mata densa”; quer dizer, no meio dos outros discos! A esposa não compreendia de que jeito a coleção engordava tanto, pois o “doutor causídico” sempre dizia que havia parado de comprar discos???!!! Um crime quase perfeito!
Outro cliente fanático era funcionário público, e colecionava vinis. Adorava TRILHAS SONORAS. E procurava onde pudesse encontrar músicas que embalavam STREAP TEASES! Conseguiu de montão! E quase chorou, lá pela década de 1990, quando a RHINO lançou uma série só com músicas de… ahnnn provocação: safadezas mesmo! Essa até eu gostaria de ter…
O mais instigante e compulsivo deles, eu acho, é o ERIC CRAUFORD, dono da ERIC DISCOS, aqui de São Paulo. Pasmem; décadas atrás, eu e o meu amigo Silvio Dean, também “gostador” de discos, fomos ao apto onde ele morava, próximo à loja dele!
ERIC nos mostrou sua enorme e incrível discoteca de vinis! E, principalmente, a extensa, rara e “caçada” por todo o planeta COLEÇÃO de TRILHAS SONORA!.
Havia alguns milhares!!!!!
Colecionar trilhas é doideira magistral. Imaginem que é estimado em torno de “milhão” os filmes de longa metragem produzidos até agora!!!! Sem falar das séries para TV, e o imenso universo adjacente e paralelo!!!
TIO SÉRGIO engasgou e não vai repetir… são músicas e discos pra dedéu!!! Talvez sessenta por cento deles tenham trilhas sonoras originais. Não consigo estimar… E foram lançadas em discos mais de 100 mil? Quem sabe? Pense no número que você quiser. Pouco importa…
É quase impossível pesquisar e catalogar completamente tal variedade, seus países de origem, e outras dificuldades para acesso. Principalmente quando se pensa sobre as novas séries ou filmes que, além do tema principal composto especificamente, na maioria das vezes são agregadas músicas de outros artistas.
Em uma frase até desanimadora: colecionar trilhas não tem fim!
Mas, quem sabe se possa especular sobre o talvez padroeiro dessa atividade de compor “trilhas”. Eu penso em VIVALDI. Diz a lenda, que o “padreco” fazia uma composição por dia para entreter seus “alunos”. Fez mais de 1000. Trabalhou a tal ponto, que STRAVINSKY escreveu sobre o nosso adorado “padreco”: “ele não compôs mil músicas, mas a mesma música 1000 vezes!”
Julgue, mas seja compassivo…
Afinal de contas, padre VIVALDI compôs a trilha para educar e talvez espelhar a vida de seus discípulos. Se não é “vero”, é ao menos meritório considerar o “padreco” nosso inspirador…
O fato é que não há criação musical mais realista, e avessa à hipocrisia, do que compor sob encomenda. Dá um trabalhão doido! Tem prazo de entrega e nenhum glamour se pensarmos no processo; na necessidade absoluta de profissionalismo e, inclusive, a responsabilidade implícita de refletir a obra sob a qual ela é inserida…
É magia, técnica e tecnologia. Pensem nos caras e nas meninas que produzem tal “artesania” para abastecer filmes, novelas, peças teatrais e publicitárias! Estou tentando cada vez mais assistir a filmes, vídeos, essas coisas…
Mas, confesso, não tenho ânimo para colecionar TRILHAS: BELEZAS CONSTRUÍDAS DE PROPÓSITO E COM ESFORÇO. E NAS QUAIS SE OBSERVAM QUALIDADES ARTÍSTICAS INDISCUTÍVEIS.
Porém, morro de vontade, e vez por outra compro alguma coisa correlata ao ROCK CLÁSSICO, ou a filmes dos anos 1960/1970. E, apesar de não ser a mesma coisa, penso em baixar o que me agrada e manter no computador. Porque isoladamente formariam “pout-pourri” temático sensacional!
Este BOX com dez CDS, “THE FAMOUS MUSIC CATALOGUE”, produzido pela BMG em cima das TRILHAS SONORAS feitas para filmes da PARAMOUNT, foi distribuído promocionalmente em 1997. Para mim foi um achado casual, que visto em conjunto revela uma incrível MISCELÂNEA TEMÁTICA de músicas conhecidas coligidas com objetivo claro.
Quando eu era dono da CITY RECORDS, loja de CDs em SAMPA, alguém, um jornalista ou gente do meio de comunicações, veio trocar por outros discos.
O BOX traz indicações como nome do FILME ou da MÚSICA, o COMPOSITOR, a data de estreia, e mais nada… Não divulgaram o nome dos artistas que interpretam!!! Estão aqui, coisas desde dos anos 1930, até gravações contemporâneas. Há de tudo: R&B, ROCK, COUNTRY, EASY LISTENING, JAZZ, BLUES e o capeta a quatro gravado durante décadas!!!!
As gravações são todas originais, constato hoje! E confesso ser um dos vários casos em que tenho o disco e jamais ouvi direito – quando cheguei a ouvir…
Então, tentei identificar. Dou de cara com “EYES OF THE TIGER”, com o SURIVIVAL, tema de ROCKY 1; CALL ME, com a BLONDIE; e clássicos maravilhosos como JACK JONES cantando CALL ME IRRESPONSIBLE. Ou a baba ostensiva de JOHNNY MATHIS (HUMM… PHODIS…, como dizia minha turma, na décadas de 1960/70) cantando o tema de ROMEU e JULIETA. Há, também, o de BONANZA, série de televisão mundialmente famosa, exibida na década de 1960.
Estão ali, desde CARLY SIMON, em COMING AROUND AGAIN; ao LIVING COLOR, em CULT OF PERSONALITTY. E o belo tema de GHOAST, de MICHEL JARRE. Não faltou THE GODFATHER, conhecidíssimo. Além de várias “surpresas ultra conhecidas”, rodadas em FMS e filmes. E sem, obviamente, comentar o que ainda não consegui ouvir…Enfim, um mundo à disposição. Revivido nessa postagem.
E há o espetacular tema original de PERRY MASON – uma série que rolou entre 1957 e 1966, onde o astro é um advogado criminal craque – muito craque! Foi composto por FRED STEINER, e gravado por RAY CONNIFF e sua Orquestra. Há versão ao vivo com os BLUES BROTHERS; pesada, excelente!
Acho este o mais espetacular entre todos os temas principais de TRILHAS SONORAS. Casamento perfeito entre o enredo, o filme e a música. Todo o clima de mistério “NOIR”, que expõem o que vamos assistir, e interpretado com intensidade talvez não superada!
Não incluído no BOX, mas está entre os meus temas prediletos a abertura da “série inacabável” “LAW AND ORDER”, da UNIVERSAL, escrito por MIKE POST. É perfeito! Denso, tenso, rápido e incisivo!!!
Então, jovens ou joviais desbravadores deem uma olhada nas telas, ouçam alguns clássicos tipo ENNIO MORICONNE; e modernos como ANGELO BADALAMENTI. Observem o quê te mostram os trabalhos, a beleza e os resultados. E foquem inclusive na complementação óbvia, que são as trilhas acessórias, as músicas captadas décadas afora recheando projetos, e dando outro significado à composição, e sentido mais amplo aos filmes…
Se tiverem coragem, há incontáveis milhares de discos para vocês caçarem; e refinar audição, texto e visual.
Eu desejo aos que tentarem saúde, sorte e demência controlada.
Vão precisar!
POSTAGEM ORIGINAL: 26/06/2022
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