QUEENS LOGIC – TRILHA SONORA – 1990 MÚSICAS LEGAIS E UMA PÉROLA ESCONDIDA

O FILME não é grande coisa. Foca em jovens nem tão jovens, de classe média bem média do BROOKLIN, em NOVA YORK.
Mostra suas pequenas aventuras e amores, a mediocridade esperada; a vida comum.
Vez por outra, passa nas TVS.
A TRILHA SONORA é, digamos, sociologicamente interessante. Mistura SOUL, com MARVIN GAYE, EMOTIONS e DELPHONICS. Estão lá, R&B e “DISCO”, sucessos de EARTH WIND AND FIRE, SLY & FAMILY STONE, EDDIE MONEY, WILD CHERRY, CHERYLL LYNN. E o toque fino do bolo: VAN MORRISON e sua absoluta distinção artística.
Não faltam ROCKS presentes com ARGENT, CHEAP TRICK e MOTT THE HOOPLE.
Tudo bem legal, dançável e emblemático. Era o que a turma ouvia em rádios, e dançava em clubes e bailes; o som POP do meio pro final da década de 1970, início dos 1980.
Nem tudo aqui é bem gravado, mas é gostoso de ouvir. Animado sem ser esfuziante.
Porém, há um grande sucesso inesperado: “FOOLED AROUND AND FELL IN LOVE”. A composição e gravação original é de ELVIN BISHOP, excelente guitarrista, que participou do lendário PAUL BUTTERFIELD BLUES BAND.
Quando foi completar seu sétimo disco solo, STRUTTIN´MY STUFF, 1975, o produtor de nome impronunciável, BILL SZYMCYZK , percebeu que tinha espaço para mais outra faixa.
Revira daqui, busca ali, e BISHOP sugeriu essa música, muito longe do estilo e repertório que ele fazia.
Porém, “FOOLED AROUND AND FELL IN LOVE” é um grande e marcante POP/ SLOW DANCE; delicioso, jovial, com um quê de macho pegador; e o final inevitável, quando o “mocinho” cai de quatro por uma … “presa”. A letra combina com a música.
Mas, ainda havia mais um problema: para ele cantar não dava. Sua voz é algo BLUESY/INSOSSA e inadequada. E ficou para um dos membros da banda, MICKEY THOMAZ – bom cantor que, depois, substituiu com sucesso MARTY BALIN, no STARSHIP. E assim, BISHOP obteve o maior HIT de sua carreira bem construída e ainda ativa.
O curioso é que a trilha abre com “FOOLED AROUND AND FELL IN LOVE”, em versão feita pelo obscuro HENRY LEE SUMMER, mas com JOE WALSH , na guitarra. Só! Diferencial berrante!
E, se você bobear, acaba confundindo com a original tal a proximidade entre os vocais e o arranjo! “É igual, mas é diferente”, hum…. epistemologicamente definindo…
Há outras versões. ROD STEWART fez uma AO VIVO, adequadamente boa, dentro daquele estilo dele, que combina falta de capricho com despretensão. E a cantora COUNTRY / POP MIRANDA LAMBERT também gravou, e pôs seu pitaco… sei lá…
Eu adoro ouvir esse POP extraordinário, um clássico nas FMS americanas de OLDIES. E sigam o conselho de ELVIN BISHOP: cuidado para não pular a cerca e se apaixonar..
POSTAGEM ORIGINAL: 29/05/2022
Pode ser uma imagem de 6 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *