“TIO SÉRGIO” NÃO CONHECIA O DISCO. PLENAMENTE JUSTIFICÁVEL EM VISTA DA IMENSA DISCOGRAFIA DA BANDA, E A DIFICULDADE PARA SE TER ACESSO; SÃO ARTEFATOS raros, ESCASSOS, E CAROS!
ESTE ÁLBUM É UM POUCO DIFERENTE DOS ANTERIORES EM ORGANIZAÇÃO. EM NENHUMA DAS FAIXA TOCAM OS QUATRO CONJUNTAMENTE – E TALVEZ PELA PRIMEIRA VEZ.
MAS, SERIA PARA REALÇAR A INDIVIDUALIDADE E O TALENTO ENORME, EXPRESSIVO, DE CADA UM DELES?
CERTAMENTE.
O GRANDE “RALPH TOWNER”, VIOLONISTA DE ALTO NÍVEL, AQUI TAMBÉM ESTRAÇALHA NO PIANO. E QUASE EQUIPARANDO-SE AO NOSSO “EGBERTO GISMONTI” – PARA QUEM RALPH PERDE, PORQUE NÃO SABE CANTAR…
AS MÚSICAS SÃO, COMO SEMPRE, INCLASSIFICÁVEIS. EXUBERANTES E BELAS; NO EXTREMO DO BOM GOSTO MELÓDICO, HARMÔNICO E RÍTMICO.
PARA TENTAR DEFINIR, “TIO SERGIO” PROPÕE QUE SEJAM “NÃO – JAZZ JAZZIFICADO”… HUMMMM! “NÃO – FOLK”; “BUCÓLICAS”, “CAMERÍSTICAS” E “NÃO – TRISTES”. VIAJANTES SEM SEREM “LOUNGE”; “PROGRESSIVAS” , MAS NÃO “ROCKS”. INTEGRADAS POR PROXIMIDADE À “WORLD MUSIC”… QUE TAL?
O “OREGON” TANGENCIA UMA ESPÉCIE DE “FUSION – NEW AGE”, MAS LONGE DE SIMPLISMOS E REDUÇÕES COMUNS NO SUB-GÊNERO.
O GRUPO EXISTE HÁ DÉCADAS. FOI CRIADO NA UNIVERSIDADE DO OREGON – SURPREEENDENTE, NÃO! – NOS “SIXTIES”. SÃO MÚSICOS DE FORMAÇÃO ACADÊMICA; GENTE ESTUDADA E CULTA.
“PAUL McCANDLESS” TOCA INSTRUMENTOS DE SOPRO NÃO METÁLICOS. É MUSICO ESPETACULAR! “GLEN MOORE” É BAIXISTA DE ALTA PERFORMANCE ARTÍSTICA. E “COLIN WALCOTT” É RITMISTA MÚLTIPLO. TAMBÉM TOCA SITAR E INSTRUMENTOS ORIENTAIS DE PERCUSSÃO. “COLIN” + O TROMPETISTA DE JAZZ, “DON CHERRY”, + O POLI-RITMISTA BRASILEIRO, “NANÁ VASCONCELOS”, FIZERAM DOIS ÁLBUNS EXPERIMENTAIS MEMORÁVEIS, NA DÉCADA DE 1980, PARA A GRAVADORA E.C.M: “CODONA 1 E 2”. MUITO CONHECIDOS!
O “OREGON” GRAVOU DIVERSOS PARA A “ECM RECORDS”! É BANDA CULT E ULTRA COLECIONÁVEL.
ELES E “EGBERTO GISMONTI” REPRESENTAM, NITIDAMENTE, A “IMAGEM SONORA” DA ” ECM”, PORQUE MEIO ESTRANHOS, NADA CONVENCIONAIS. MAS SE BEM OBSERVADOS, A GENTE PERCEBE DE ONDE VIERAM…
AHHH, E SÓ PRODUZEM MÚSICA DE ALTÍSSIMA QUALIDADE! E, SEMPRE, COM O TEMPERO E RETROGOSTO DO PRODUTOR E CRIADOR DO SELO, “MANFRED EICHER”.
“TIO SÉRGIO” NÃO TEM INVEJA DE NINGUÉM. MAS DE “MANFRED EICHER” EU TENHO! AH, SE TENHO! VAI SER COMPETENTE E PRODUTIVO ASSIM LÁ… NO MUNDÃO, NO UNIVERSO…. ESTÁ BEM?
ENTÃO, MERGULHE COM ESPÍRITO, E DE CABEÇA. “OREGON” É A TRADUÇÃO PERFEITA DESSAS DUAS POSSÍVEIS IMERSÕES!
POSTAGEM ORIGINAL: 04/06/2021
POSTAGEM ORIGINAL: 04/06/2021

Todas as reações:
Nelson Rocha Dos Santos, Paulo Ricardo e 1 outra pessoa