“THE DREAMERS” – FILME MAGNÍFICO DE “BERNARDO BERTOLUCCI”, 2003. A CONTRACULTURA E AS REVOLTAS ESTUDANTIS DE 1968.

Três artistas “suicidas” e CULTS, ainda não datados, e SEMINAIS para a cultura POP, estão no centro da TRILHA SONORA na foto. Claro, há DYLAN, também, a consciência que permeia dando consistência “artístico – intelectual” a tudo aquilo. Vou descrever o filme por alto. Às vezes, passa nas madrugadas profundas, onde apenas insones like me frequentam.
O palco é PARIS. Maio de 1968, e a Revolta popular-estudantil que fazia o mundo tremer.
Há dois irmãos gêmeos, menina e menino filhos de intelectuais engajados e bem sucedidos, e certamente de esquerda. Porém, como era e é comum, omissos afetivamente com seus rebentos. Os pais viajavam durante o filme inteiro, retornando para deixar um cheque e ver se nada estava “tão fora de lugar”.
Tudo estava fora de lugar…
Na visão da época, e na dos tempos conseguintes, se bem pensantes e conscientes os pais colocavam seus filhos em escolas também bem pensantes e vanguardistas, onde o acesso à cultura e à boa educação faria a diferença independentemente da presença deles in loco.
Não funcionou. Não funciona.
Anos 1960 foi época do fascínio intelectual com o cinema. Na França, o “CAHIERS DU CINEMA” glorificava, ou execrava, pretendentes a um lugar na tela. Mas calor por calor, podiam ser remetidos ao inferno sem escalas. O poder da revista era imenso…
Os gêmeos amavam o cinema, artes, e viviam alienados em cenas famosas de filmes eternos. E tudo isso regado ao ROCK PSICODÉLICO AMERICANO!
Oh, Yeah: DOORS, JANIS JOPLIN e HENDRIX e DYLAN iluminando a França em metástase destrutivo-criativa. (Mas, justo os americanos?!?!) A distorção das guitarras acompanha as vidas distorcidas.
Dois cineastas italianos filmaram sobre as catarses francesa e inglesa: MICHELANGELO ANTONIONI, em BLOW UP; e BERNANDO BERTOLUCCI em “THE DREAMERS”…
Vamos em frente com a tela: vida solta, relações incestuosas e os gêmeos conhecem o menino americano, também amante de cinema, que veio à França para estudar. Os três belos se juntam, coabitam, se engalfinham, e vivem isolados por uns dias no grande apartamento dos pais dos gêmeos, no centro de Paris. Passam o tempo em orgia, descaso, preguiça e sujeira.
Enquanto isso, a vida escorre lá fora para o inimaginável! E que vida! Nada menos do que MAIO de 1968!
Barricadas, contestações ao status quo, reforma educacional na marra, e a cidade parada e inviabilizada por greves monumentais que deixavam o lixo da altura de um prédio de 2 andares!!!!
Uau, as PASSEATAS atuais ANTI-RACISMO; ou até de LGBTQIA+ e adjacências mundo afora; perdem feio para a quase revolução de verdade, que ameaçou levar para o bueiro da História as elites da época. O partido comunista francês entre elas….
O MAOÍSMO explícito de parte da esquerda política na livre e aberta FRANÇA, fascinada pelo “único livro” que orientava a juventude chinesa e a REVOLUÇÃO CULTURAL capitaneada por MAO TSE TUNG, dava o tom na desordem que se pretendia criativa!
Um contrassenso explícito: o ” É PROIBIDO PROIBIR” do mundo ocidental e sua democracia disfuncional, lado a lado com disciplina cega, militarizada e inquestionável dos maoístas! Só naqueles tempos mesmo! Loucos demais até para o cardápio de horrores e contradições contemporâneo….
Caras, o menino americano, MICHAEL PITT, e seu resquício de moralismo e pragmatismo, aos poucos saca tudo. E, apaixonado pela gêmea linda e sensual, EVA GREEN, começa a perceber as virtudes do egoísmo quando se trata de sentimentos e paixões.
E que, afinal de contas, MAOÍSMO e LIBERDADES não “ornavam”; portanto, não se aglutinavam!
Todos acabam nas passeatas e revoltas de rua. Mal se dão conta que DE GAULE e o GOVERNO FRANCÊS faziam um arreglo com o PARTIDO COMUNISTA de GEORGES MARCHAIS, e ambos põe fim à balburdia da estudantada.
Moral possível da história: POLÍTICA é coisa séria demais para ficar nas mãos da molecada!
Mas, o ROCK, não!
Vai aqui a discografia básica dos “suicidas”, com exceção de BOB DYLAN, que TIO SÉRGIO esqueceu-se de colocar…
POSTAGEM ORIGINAL: 11/06/2020
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *