FRANK ZAPPA: DISCOS CLÁSSICOS, ORQUESTRAIS E INTERPRETADO POR OUTROS

COMPOSITOR, ARRANJADOR E MAESTRO DE SUA OBRA, FRANK ZAPPA NÃO É PARA TODO GOSTO.
ELE FEZ MÚSICA EXPERIMENTAL, LOUCA E ATÉ CEREBRAL DEMAIS PARA UM ESCRACHADO MILITANTE, COMO ELE!
FRANK FOI UM GÊNIO QUE TANGENCIOU O UNIVERSO MUSICAL. UM COMETA FORA DE ÓRBITA QUE ABALOU PARTITURAS E OS JEITOS DE FAZER MÚSICA. ELE COMEÇOU EM MEADOS DOS ANOS 1960, E INOVOU COM ORIGINALIDADE ATÉ A SUA MORTE NA DÉCADA 1990.
COMPARANDO LIVREMENTE, ZAPPA FOI UMA ESPÉCIE DE “DR. HOUSE”, O MEDICO DA FAMOSA SÉRIE DE TELEVISÃO: SEGURO DE SI, ICONOCLASTA, CONTRAVENTOR E INVENTOR CONTUMAZ.
DIAGNOSTICAVA E CONTRATAVA MÚSICOS DE JEITO INUSITADO. CONTA-SE DO GRANDE GUITARRISTA ADRIAN BELEW, QUE TOCOU ENTRE VÁRIOS COM DAVID BOWIE: ELE FEZ ENSAIOS E ARRASOU.
DEPOIS DE ESCUTÁ-LO, TESTÁ-LO, ZAPPA DEU O VEREDITO: ” CARA, GOSTEI DA TUA VOZ ” – E BELEW FOI CANTAR EM VEZ DE PRIORITARIAMENTE TOCAR GUITARRA…PEGADINHA MALDOSA…
FRANK ZAPPA TEVE FORMAÇÃO MUSICAL SÓLIDA. FOI ALUNO DE GRANDES COMPOSITORES CLÁSSICOS CONTEMPORÂNEOS, COMO EDGARD VARESE. COMPÔS E DEIXOU GRAVADAS OBRAS REGIDAS POR MAESTROS COMO LEONARD BERNSTEIN.
TODAS ÓTIMAS E PECULIARES!
MAS, ANTES DE TUDO, CRIOU UM TIPO HÍBRIDO DE MÚSICA SOFISTICADA E ICONOCLASTA, COM ALTERNÂNCIA DE RITMOS E ANDAMENTOS, QUE MISTURAVA ROCK, JAZZ, CLÁSSICO E MÚSICA EXPERIMENTAL DE VANGUARDA.
E TUDO JUNTO E AO MESMO TEMPO.
SEM FALAR DE SUAS LETRAS VERBORRÁGICAS, HILARIANTES; E MUITAS VEZES SEM SENTIDO, MESMO QUE PERFEITAMENTE INTEGRADAS AO CONCEITO DE SUAS COMPOSIÇÕES.
FRANK TEVE CARREIRA PRODUTIVA AO EXTREMO PARA TÃO POUCO TEMPO DE VIDA. DEIXOU MAIS DE 60 DISCOS GRAVADOS, ALÉM DE QUANTIDADE AINDA NÃO TOTALMENTE MAPEADA DE PARTITURAS, GRAVAÇÕES EXPERIMENTAIS, SHOW INÉDITOS, E ETC…ERA UM WORKHOLIC ATÍPICO.
ZAPPA ENQUANTO VIVEU ADMINISTROU SUA VIDA E PATRIMÔNIO DE MANEIRA EXEMPLAR. DESDE CEDO PERCEBEU OS PERIGOS DA INDÚSTRIA DA MÚSICA, QUE EXPLORA, USURPA, ROUBA E TRITURA SEUS PARTICIPANTES.
ELE TESTEMUNHOU E CONTOU SOBRE CENA CONSTRANGEDORA E REVOLTANTE ACONTECIDA COM O GENIAL MÚSICO, “DUKE ELLINGTON”: ZAPPA VIU O MAESTRO MENDIGANDO AO EMPRESÁRIO PARA CONSEGUIR GRANA E COMER UM SANDUÍCHE!!!
ISTO FOI NOS ANOS 1970, NO BACK STAGE DE UM SHOW EM QUE AMBOS PARTICIPARAM…
DEPOIS DA CENA, FRANK PROMETEU A SI MESMO QUE ISTO NÃO ACONTECERIA COM ELE!
TAL COMO O MAESTRO LEOPOLD STOKOWSKI; “DAVE CLARK – (FIVE)” LÍDER DA FAMOSA BANDA INGLESA DA DÉCADA DE 1960, QUE VENDEU MILHÕES DE DISCOS. E, DEPOIS, “ROBERT FRIPP”, CRIADOR DO KING CRIMSON, “FRANK ZAPPA” TOMOU CONTA DE SUA PRODUÇÃO, FOI DONO DE SEU NARIZ, E INSTRUMENTO DE SUA PRÓPRIA POLÍTICA ATÉ O FINAL DA VIDA.
ZAPPA MORREU JOVEM, DE CÂNCER NA PROSTATA. E SEU LEGADO MUSICAL É RELANÇADO, ESTUDADO E VISITADO CONSTANTEMENTE.
FOI UM GÊNIO DA MUSICA, E ADMINISTRADOR COMPETENTE DO PRÓPRIO DESTINO!
POSTAGEM ORIGINAL: 07/07/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *