TIO SÉRGIO é um sujeito discreto. Uma espécie de satélite a vida inteira siderando o universo da música. Mas, profissionalmente, só entrei para valer em 1991, quando eu e meu “amigoirmão”, SILVIO DEAN, criamos a CITY RECORDS. E depois, a CITY MUSIC, com outro amigo nosso, Edison Batistella Jr, o JUNINHO.
Nesse percurso esburacado e divertido, eu convivi com dois radialistas de personalidades opostas, mas exuberantes! Fui amigo do CARLOS ALBERTO LOPES, o SOSSEGO que, acho, foi o primeiro a fazer um programa de rádio exclusivamente dedicado ao ROCK, em meados da década de 1960. De lá em diante, ele sofreu “incontáveis recaídas” – outros programas – mais ou menos reeditando o que fizera nos tempos áureos dos BEATLES, STONES, SEARCHERS, e outros um pouco anteriores, ou logo a frente.
O SOSSEGO se tornou amigo pessoal meu e do SILVIO. Ele nos ensinou a gostar do ROCK clássico.
O purgatório com certeza já o liberou; e sua voz de autofalante “TWITER”, língua ferina e vasto conhecimento do mundo da música, devem estar catequisando anjos, querubins, e outros nem tanto… Que DEUS O TENHA – ou melhor: o “RETENHA”!
O JAQUES GERSGORIN foi outro personagem carismático que passou por minha vida. Aconteceu uns vinte e cinco anos antes de abrir as lojas. Lá por 1977, se bem recordo. Era um carioca de sotaque expressivo, identificável; libertário convicto; homem criativo, que borbulhava ideias. O apresentador adequado para um programa de vanguarda e sem roteiro.
Foi mais ou menos o seguinte: da mesma forma que o Claudio Finzi Foá, e outros por aqui, eu fui atraído por aquele programa de rádio suis-generis, o KALEIDOSCÓPIO, que ia ao ar tarde da noite, diariamente, e tocava, digamos, a “CRISTA DA ONDA” – ooopppsss! – do ROCK PROGRESSIVO, e adjacências!!! Coisas não imagináveis em outras rádios da época!
Eu já gostava, comprava, e colecionava discos não convencionais. Incerta noite, em vez de ir para casa, fui até a RÁDIO AMÉRICA, em VILA MARIANA, São Paulo, e perguntei ao porteiro se poderia falar com o JAQUES. Ele deixou. O KALEIDOSCÓPIO estava no ar, as músicas longas, e no fundo do estúdio enorme estava sentado frente ao microfone a mesma imagem hoje lendária.
Fiquei esperando ele se manifestar. No intervalo, JAQUES me recebeu cordialmente, mas sem efusividade. Entre as músicas, conversamos; eu disse platitudes, o que fazia, onde estudava, e perguntei se de alguma forma poderia colaborar, sei lá, fazer., sugerir ou trazer algum disco para ir ao “AR”. Ou voltar e “assistir” ao programa ao vivo, novamente?
Ele apenas disse: “tudo bem, traz aí, e a gente vê…”
Na década de 1970, era comum estudantes, ou gente com pretensões intelectuais, frequentar o CINE MARACHÁ às sextas feiras à noite. Lá, exibiam filmes de arte, ou não convencionais. Eu estava na fila com o meu amigo SILVIO, quando um sujeito discreto, e de óculos, entregou um panfleto de nova loja de discos que seria aberta na, hoje, Galeria do ROCK. Era o Rene Ferri. E a loja era a histórica WOOP-BOP!. Uns dias depois, fui visitar! Caí de costas!!! Só discos importados sensacionais! Virei cliente.
Eu já estava meio entrosado com o JAQUES, e falei sobre o RENE, a loja, etc…
E ele respondeu: “Pô, convida o cara para eu entrevistá-lo, no KALEIDOSCÓPIO. Fui lá, e marquei. O RENE apareceu de terno e gravata…. 


! O JACQUES fez uma baita entrevista como ele, levantou a bola, e apresentou a loja para a galera!!!




Aos poucos, comecei a trazer alguns K7s, feitos com ajuda de meu amigo PAULINHO CALDEIRA. Gravei músicas que achava legais. Quando o JAQUES gostava, incluía na programação. Ele era razoavelmente eclético. O foco estava no PROGRESSIVO, mas rolava HARD ROCK, alguns cantores fora de esquadro como MICHAEL MURPHY. E, sempre, LED ZEPPELIN, o PREMIATA FORNERIA MARCONI, VAN DER GRAAF GENERATOR, e um progressivo venezuelano muito legal chamado VYTAS BRENNER (na foto).
Ah, ele gostava e tocava o disco de LUIZA MARIA, também na foto, uma loira espetacular; cantora de timbre grave, que gravou um bom álbum acompanhada pelos MUTANTES.
O JAQUES tinha domínio e noção total do que devia tocar. Orientava o técnico de som para fazer MIXAGENS. Marcava os discos com “giz de alfaiate”, para o técnico interromper a música em ponto mais ou menos preciso, “emendando” outro disco em outro pick-up, mantendo clima e o balanço do que ia ao ar.
Acreditem: é uma arte!
Na rádio havia um imenso PASTOR ALEMÃO, vez por outra entorpecido pela fumaça dos cigarros de maconha (que eu odeio!) Maldade carinhosa, que deixava o bicho dócil.
Sempre aparecia por lá o produtor PENINHA SCHMIDT, amigo do JAQUES. Certa vez, conversei com o WALTER FRANCO. Em outra noite, observei o SÉRGIO DIAS BATISTA, dos MUTANTES, ouvindo atentamente o primeiro disco solo de JON ANDERSON, do YES, 1976.
Durante certo tempo, convenci o JAQUES a fazer uma hora de BLUES, de 15 EM 15 dias, às sextas feiras. Mas ele não gostava de BLUES. Achava monótono e repetitivo. Porém, delegou para eu fazer a seleção musical de um programa que ia ao ar nos sábados, antes do KALEIDOSCÓPIO. Eu dei um ar mais dançável, misturando alguma MPB de qualidade. Tocava CAETANO, GIL pelaí; juntava com ROCK, POP, etc… Algumas vezes, selecionei “VOCÊ ME ACENDE”, um FUNK ultra pesado, e faixa solo do CORNÉLIUS, vocalista do MADE IN BRASIL. E assim, eu aquecia o ambiente para o JAQUES, e o KALEIDOSCÓPIO entrarem!
Fizemos essas coisas informalmente por quase um ano. E, por causa de uma bobagem, nos desentendemos. Rompemos. Ele seguiu carreira em outra rádio; mudou-se para Goiânia e, depois, foi pro mundo – errático e libertário que sempre foi.
Nos reencontramos anos atrás, aqui no FACEBOOK. Rimos do assunto no privado, e reatamos.
Um dos anunciantes da rádio AMÉRICA era a DIMEP, famosa fábrica de relógios de ponto, e outras funcionalidades. Hoje, produz sistemas correlatos complexos. O JAQUES precisava dar a hora certa o tempo inteiro, e odiava fazer isso, portanto:
“SÃO 21 HORAS e CENTO E OITENTA MINUTOS”! FAZ A CONTA AÍ PÔ” …
POSTAGEM ORIGINAL:29/07/2025


POSTAGEM ORIGINAL:29/07/2025

