É o SUMO da música negra no CAST da GRAVADORA ATLANTIC.
Grande série com 7 CDS, e menos músicas por questão de espaço em relação aos LONG PLAYS.
A série foi planejada e criada na época do VINIL, na década de 1980. E os CDS foram para o mercado no início dos 1990, um a um, com a expansão progressiva da venda dos CDS PLAYERS. O BOX que acondiciona os CDS FUI EU QUEM FIZ. Ficou legal!
Aqui temos ARETHA FRANKLIN, WILSON PICKETT, OTIS REDDING, SPINNERS e ROBERTA FLACK; E BROOK BENTON, KING FLOYD, RAY CHARLES, CARLA THOMAS e BEN E.KING; E, também, BOOKER T; RUTH BROWN, COASTER, CHUCK WILLIS, JOE TURNER, e muitos outros.
O mais legal é que dos grandes nomes estão vários HITS, e grandes faixas. É miscelânea grandiosa, um compêndio de “quem era quem, e o que fez”!
Este BOX , ou itens individualmente, são altamente COLECIONÁVEIS! Na mesma época, a ATLANTIC RECORDS lançou outra série apenas com gravações de “BLUES”, em 4 álbuns duplos; e, depois em CDS. Importantíssima, também! E fizeram mais uma só com JAZZ; mas de características diferentes; e também muito interessante e colecionável!
O ponto baixo está nas edições em CDS. Os livretos que acompanham cada álbum, são impressos em letras ofensivamente minúsculas. Um atentado contra velhinhos como o TIO SÉRGIO, aqui!
Com o tempo, este legado foi superado pelas SÉRIES lançadas pela “BEAR FAMILY RECORDS”. A de “RHYTHM AND BLUES”, intitulada “BLOWING THE FUSE”, abrange de 1945 a 1960. É altamente sofisticada e próxima de ser completa.
A sua extensão lógica foi “tentar” separar a SOUL MUSIC do R&B original, e colige o fino entre 1961 e 1974 ). São, obviamente mais modernas e inclusivas, porque reúnem artistas de muito mais gravadoras. Um XTUDO musical disputadíssimo!
E há outra coleção destacando o DOO-WOP, que pretende completar a narrativa do amplo espectro abrangido pela música dos pretos.
Seja como for, a iniciativa da ATLANTIC RECORDS é histórica e muito bem feita. E caso vocês a encontrem por aí em VINL ou CDS, procurem obter. É incentivo perfeito para continuar garimpando a vibrante, preciosa e imprescindível música feita pelos “PRETOS” do HOSPÍCIO DO NORTE….oooooopppsss U.S.A!
Tio SÉRGIO recomenda de copos cheios e ouvidos abertos!
POSTAGEM ORIGINAL: 17/08/2018
POSTAGEM ORIGINAL: 17/08/2018
