Jeito moderno de se curtir e possuir shows ao vivo é por via dos DVDs. Óbvio, né TIO SÉRGIO! Mas, atualize-se: há STREAMINGS, e sei lá mais o quê?
DVDs e BLUE RAYS, e até CDs certamente permanecem, porque nunca na História da Música se conseguiu produzir “mídias” tão sofisticadas, baratas e abrangentes.
E aqui vão dois DVDs dessa banda Inglesa de ROCK, eclética o suficiente para ser rotulada de PROGRESSIVA, mas que, de fato foi muito, muito além!
O PROCOL HARUM é uma glória do POP/ROCK . Mesmo tendo desenvolvido estilo próprio e marcante, no decorrer de uns 50 e tantos anos, é identificável dentro qualquer gênero.
Eles vão do PROGRESSIVO, com pitadas de MÚSICA CLÁSSICA, ao BLUES. Passam pelo HARD-ROCK; e, pasmem!, até uma GUAJIRA cubana de “VANGUARDA” conseguiram criar! ( veja no DVD LIVE AT UNION CHAPEL, gravado em uma capela, em Londres, em 2004).
Este show é um prodígio! Extremamente bem produzido, tocado e gravado. Grosso modo, divide-se em duas partes – e entre elas fazem intervalo para “uma cerveja”.
A primeira sessão é basicamente ROCK PROGRESSIVO; a segunda foca no BLUES, HARD-ROCK e HARD BLUES. A banda é o fino tecnicamente: uma cozinha sincrônica e eficaz, um “guitar-hero” de verdade, GEOFF WHITEHORN.
E há o icônico órgão tocado por MATHEW FISHER, que obteve o direito de constar como compositor e receber os royalties sobre “A WHITHER SHADE OF PALE” – o clássico em que seu órgão inconfundível é parte fundamental.
Mas, a banda é, principalmente, GARY BROOKER. Vocalista infelizmente já falecido, e personagem remanescente dos anos 1960.
BROOKER, como sempre, está cantando além do muito, muito bem. Sua voz e a performance permaneceram intactas. Ele é um ícone como poucos. E também tornou-se CAVALEIRO do IMPÉRIO BRITÂNICO, e detinha o “título-honraria” de “SIR”, como PAUL McCARTNEY, ELTON JOHN, BRIAN MAY, JEFF BECK e outros.
O Segundo DVD, LIVE WITH THE DANISH CONCERT ORCHESTRA, foi gravado em 2006, nos JARDINS de um CASTELO na DINAMARCA – claro! – e com basicamente a mesma banda ( menos Fisher ).
O PROCOL HARUM foi acompanhado por ORQUESTRA e CORO, em PERFORMANCE e REPERTÓRIO MARAVILHOSOS. Provando, mais uma vez, que entre os grupos que integraram BANDA de ROCK e ORQUESTRA, o projeto mais bem sucedido sempre foi o deles.
O DVD é imperdível pelo ambiente e todo o aconchego que nos passa. Local BELÍSSIMO, com serviço de BAR e MESAS EXTERNAS, inclusive. Não percam este show !
Por isso tudo e muito mais, GARY BROOKER é UM DOS MAIORES VOCALISTAS da HISTÓRIA do ROCK. Sua voz versátil e BLUESY cai muito bem com o PROGRESSIVO e o POP.
A clássica indefectível “A WHITHER SHADE OF PALE”, vendeu mais de DEZ MILHÕES de SINGLES, teve mais de “1000 REGRAVAÇÕES” por artistas diferentes e, juntamente com “BOHEMIAN RHAPSODY”, do QUEEN, foi eleita a música do século na Inglaterra. Até hoje é fascinante e moderna!
E um toque humano: ERIC CLAPTON e GARY BROOKER foram amigos íntimos desde sempre, gravaram juntos, e costumavam pescar juntos. Foi GARY quem o salvou nos períodos mais tenebrosos do vício em cocaína e heroína.
Eu havia prometido: se um dia o PROCOL HARUM tocasse por aqui, eu levantaria o glúteo da cadeira e não perderia o show.
Infelizmente, não rolou.
Quem não gosta do PROCOL HARUM, incluídos GARY, MATHEW e também o histórico estilista da guitarra, ROBIN TROWER, vai ter dificuldades em ultrapassar o purgatório
e entrar no céu!
POSTAGEM ORIGINAL: 18/08/2018

POSTAGEM ORIGINAL: 18/08/2018
