Escrevendo, ouvindo, lendo e conversando criei uma frase que sempre cito: “gosto, mas não prefiro”.
É mais ou menos a minha relação com ARETHA FRANKLIN e as cantoras mais extrovertidas de R&B, POP, SOUL e BLUES.
Dizer de ARETHA que não cantava bem, ou não tinha SOUL, é puro absurdo! Seu carisma e interpretação foram milimetricamente preparados para evidenciar a potência e alcance de sua voz! Ela é dona de um estilo; fez história e tem marca registrada.
Apreciar, ou não, é questão de gosto. ARETHA FRANKLIN antes de ícone e artista imensa foi uma grande mulher e cidadã. O que expôs a sua relevância.
ARETHA já fazia sucesso na COLUMBIA RECORDS, onde esteve desde 1961. Cantava R&B tingido por GOSPEL; fazia música negra mais tradicional.
Explodiu ao ser contratada e modernizada pela ATLANTIC RECORDS, em 1967. E, quem sabe, o planejado tenha sido lançá-la no vácuo de JANIS JOPLIN – desde 1966 a nova estrela da COLUMBIA, onde fundiu o BLUES ao ROCK PSICODÉLICO, acompanhada pelos “Rockers” do BIG BROTHER & HOLDING COMPANY.
Na ATLANTIC, ARETHA FRANKLIN arrebentou conjugando a interface da BLACK MUSIC com o POP. A produção esmerada, e a banda espetacular da casa, tornaram ARETHA ícone da SOUL MUSIC. Ela foi ( é!! ) muito mais cantora, e transitou além, muito além, de JANIS JOPLIN.
Vale reparar em duas característica dissociadas. Mas, Históricas, quem sabe…
1) A gravadora ATLANTIC foi criação de um turco e de um judeu: AHMET ERTGUN e HERB ABRAMSON, e desenvolveu estilo próprio de fazer R&B e a SOUL MUSIC.
Os músicos que tocavam lá, na maioria brancos do sul dos Estados Unidos, utilizavam o estúdio MUSCLE SCHOALS – que virou FAME tempos depois. Foi lá, no sul, onde gravou o “cast ” NEGRO da ATLANTIC, com excepcionais resultados artísticos reconhecidos até hoje!
DUANE ALMANN, guitarrista, tocou em discos de ARETHA. E há outros, vários outros: o baixista JERRY JEMMOTT; BILLY PRESTON, no órgão; BERNARD “PRETTY ” PURDIE, baterista supremo; o guitarrista e KING CURTIS, no sax. E vários outros músicos antológicos!
2) O FOLK ROCK PSICODÉLICO foi criado em meados da década de 1960, por um PRETÃO de NOVA YORK chamado TOM WILSON. Ele desenvolveu o conceito, juntando guitarras e instrumentos elétricos aos arranjos acústicos da FOLK MUSIC.
Observem “LIKE A ROLLING STONE”, de BOB DYLAN; e também “SOUNDS OF SILENCE”, de SIMON & GARFUNKEL; ou MR. TAMBOURINE MAN, e outras gravações dos BYRDS.
Uma aparente inversão de expectativas? Seria?
Não! Houve, sim, uma grande vitória da arte sobre o racismo. Simplesmente. Não importa se feito por pretos coisas que se considerava de brancos. Ou se a música dos negros foi arranjada e muito bem expressa por brancos e outros…
Lições da arte, e da vida!
ARETHA FRANKLIN morreu anos atrás, em 16 de agosto de 2018. E certamente arrasa no céu com outros “anteriormente convidados”.
TIO SÉRGIO é um chato. E ARETHA FRANKLIN, não!!!
POSTAGEM ORIGINAL:18/08/2023

POSTAGEM ORIGINAL:18/08/2023
