CHRISSIE HYNDE & THE PRETENDERS, E A GERAÇÃO PÓS-PUNK RETORNAM MAIS PESADOS

Em 1981, em MEMPHIS, no TENESSEE, CHRISSIE HYNDE e os PRETENDERS estavam em um bar lotado. Ela, apertada, foi ao banheiro. Lá, fila imensa de mulheres esperando a vez.

CHRISSIE não teve dúvidas: entrou no banheiro dos homens. Os seguranças tentaram impedir; ela xingou e reagiu. Chegou a polícia, foi algemada e colocada na viatura.

Sentada no banco de traz, CHRISSIE conseguiu soltar as mãos, abriu a janela, chamou o guarda, e entregou as algemas: “Isso aqui é teu”.

Aí, piorou: algemaram os pés e as mãos Ela esperneou, chutou e quebrou os vidros da viatura.

Foram pra delegacia, e ela dormiu na cadeia. Foi processada por danos ao patrimônio público.

A história correu mundo, viralizou, o que aumentou sua fama de independente, assertiva e isca de encrencas – há um certo exagero aí.

CHRISSIE é americana do OHIO. Adorava os BEATLES, SOUL MUSIC e IGGY POP!

Em 1973, decidiu ir para a INGLATERRA porque falava a língua, e a maioria de seus ídolos eram de lá. Queria viajar e dar um jeito na vida, que andava perigosa. Ela tinha se metido com drogas e gente barra pesada.

CHRISSIE tem 72 anos. Está no ROCK profissional gravando faz 45! É personalidade muito interessante. Teve duas filhas belas com dois músicos conhecidos: NATALIE RAY-HYNDE, 40 anos, é fruto de um relacionamento com RAY DAVIES, compositor importante, um de seus ídolos, e líder dos KINKS, banda cult e inevitável à partir da década e 1960.

E YASMIN KERR, 38 anos, que nasceu de relacionamento mais longo com JIM KERR, líder e cantor dos SIMPLE MINDS, sucesso desde a década de 1980. Estão ambos ainda estão por aí.

CHRISSIE HYNDE tem trajetória no POP – ROCK reconhecida e respeitada.

O entrevistador perguntou se, por acaso, alguém já havia dito “NÃO” pra ela? Que respondeu: “O NEIL YOUNG, quando nos encontramos para gravar fez a mesma pergunta…”

Ninguém diz não para CHRISSIE HYNDE!

Os PRETENDERS iniciaram a carreira com dois SINGLES de sucesso: “STOP YOUR SOBBING”, e “I GO TO SLEEP”, em 1978/9. Duas músicas do repertório dos KINKS, e compostas por RAY DAVIES.

CHRISSIE e a banda têm a fama de ter criado o mais nítido e representativo som da NEW WAVE. Foram montados na INGLATERRA, e o estilo, sonoridade, e a voz de CHRISSIE HYNDE são emblemáticos e inconfundíveis.

Pessoa carismática, corajosa, assertiva e independente, CHRISSIE tem o lado da cultura americana do individualismo e da resiliência para empreender.

Tocou os PRETENDERS e, ao mesmo tempo, assumiu as filhas. Contratou duas babás e foi pra estrada.

Perguntaram se ela havia sofrido discriminações para construir e tocar a carreira?

CHRISSIE nega. Diz que sofreu tanto quanto os caras da banda, o que sempre deixou as feministas perplexas e contrariadas.

Ela pratica boxe e preferia andar com homens. “Porque falam menos”; “e a relação com eles é mais direta e igualitária”…

É uma BANDLEADER antenada e profissional. Montou e lidera os PRETENDERS, desde 1978. E, como JOHN MAYALL, sabe mandar e obter resultados com seus grupos. Dizem que vai no foco, percebe os pontos altos dos músicos e faz acontecer.

Na longa entrevista que deu recentemente à revista RECORD COLLECTOR ela tocou para o jornalista alguns discos. Perguntou se ele conhecia o SPOOKY TOOTH?

Negativo.

Então, tocou o SPOOKY TWO, e comentou que, hoje, não há cantor de R&B tão espetacular quanto MIKE HARRISON!

Depois, tocou “GO NOW”, 1964, do álbum THE MAGNIFICENTS MOODY BLUES. E sentenciou a excelência daquele POP quase LOW FI, curto, rápido, direto na veia. Observou que os PRETENDERS pretendiam mais ou menos aquilo!

E conseguiram, digo eu!

SOUL + POP + adrenalina dos anos 1980, e sem frescura. E, nessa toada, gravaram 12 álbuns, dezenas de SINGLES, e permanecem sucesso.

CHRISSIE obviamente tem várias semelhanças com RITA LEE. Cantoras muito boas e contemporâneas, e que articulam o POP e o ROCK com estilos próprios e proficiência.

CHRISSIE morou uns tempos na Avenida São Luiz, em São Paulo. Foi em 2004. Disse que adorou a energia da cidade.

Entrosou-se com MORENO VELLOSO, e grupo. Há um vídeo, no YOUTUBE, de show acústico em BUENOS AYRES.

Mas, encaixou?

Tio SÉRGIO achou que não. MORENO, KASSIM e + 2 são lights demais pra ela. Faltou um link para o ROCK, fundamental em CHRISSIE e RITA LEE. O show dá soninho.

No momento, está rolando uma efeméride POP significativa. As tendências do PÓS-PUNK estão comemorando 45 anos!

45 anos, turma! Isto quer dizer que o público original dos PRETENDERS, NEW ORDER, SIOUXIE & THE BANSHEES, THE CURE, SMITHS, U2 e outros, hoje tem entre 50 e 65 anos!

ORRA, MEU???

NÃO: PORRA, MEU!!!

Com exceção do U2 megassucesso ininterrupto, e de carreira muito específica, os artistas dessa geração de músicos e bandas está em atividade frenética, fechando grandes SHOWS mundo afora, e no BRASIL, também.

O som que faziam sofreu atualização, “ma non tropo”. Todos se tornaram mais pesados.

Assisti vídeos de diversos deles.

Se interpreto corretamente, a sonoridade básica das bandas se baseia no que fez NEIL YOUNG, na fase RUSTY NEVER SLEEP, ou no disco MIRROR, gravado com o PEARL JAM: ROCK ALTERNATIVO PESADO e AGRESSIVO, de uns 30 anos atrás…

Estão mais ou menos soando como THE CURE em WISH, acrescidos por “DELAYS”, e guitarras como tocava THE CURVE…e

e a turma do “SHOEGAZE”!

É som pesado e alternativo, mas vanguarda de anos atrás! Talvez a dose certa para que o público deles interaja e curta…

O muito bom último disco de CHRISSIE e os novos PRETENDERS, “RELENTLESS” é isso ai. E os vários bons SHOWS disponíveis demonstram. Inclusive em GLASTONBURY, onde DAVID GROHL e JOHNNY MARR, fãs declarados, subiram ao palco e tocaram com ela…

Estava lá o grande amigo e confidente, PAUL McCARTNEY ( eu acho que é mais do que isso… ) que saiu do backstage para cumprimentar a plateia.

CHRISSIE HYNDE, que sempre foi bela está cantando bem. E, paradoxalmente, guitarras pesadas atraem o público e poupam a voz de CHRISSIE, que também precisa de backing-vocals. Assim, como seguram ROBERT SMITH com THE CURE…

É só uma opinião. Mas, não esqueçam as bandas pesadas atuais, formadas por meninas, como na ótima performance que assistimos recentemente com DEMY LOVATTO, no THE TOWN.

O ROCK pesado com retrogosto oitentista / noventista voltou à moda.

Confesso que gosto…

Mas, não fui só eu quem envelheceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *