JACK É UM DOS MAIORES BAIXISTAS DE SUA GERAÇÃO E, TAMBÉM, CANTOR SEMPRE RECONHECÍVEL E MUITO ADMIRADO.
JACK É UM SUPERDOTADO CAPAZ DE TRANSITAR COM PROFICIÊNCIA PELO BLUES; EM DIVERSAS TENDÊNCIAS DO ROCK; NA MÚSICA EXPERIMENTAL; E EM VÁRIAS FORMAS DE JAZZ – DO MODERNO À FUSION.
UM CRÍTICO ESCREVEU QUE JACK FUNDIU “BACH” COM “CHUCK BERRY”. “JACK BRUCE” É UM GÊNIO!
BRUCE esteve com todos que lhe interessaram em sua época.
Acho impossível conseguir todos os discos em que participou ou foi autor. E descrevê-lo, disco a disco, tomaria tempo quase biográfico. Currículo enorme! Encantamento e competência espalhados por décadas!
Com GRAHAN BOND, 1964, na primeira experiência profissional que participou, esteve em banda simplesmente ao lado de GINGER BAKER e JOHN MCLAUGHLIN. Só.
Tocou em discos de MICK TAYLOR, JOHN MAYALL, LESLIE WEST, GARY MOORE, MANFRED MANN… e foi além, muito além….
Participou do espetacular clássico da vanguarda jazzística inglesa, lançado em 1991, ESCALATOR OVER THE HILL, da pianista e maestrina de vanguarda, CARLA BLAY, onde cantou com… pasmem!!! LINDA RONSTAND, em banda e projeto seminal espetacular
Não vou comentar o CREAM, com CLAPTON E BAKER, entre dezenas de reuniões e apresentações. E a fulgurante carreira solo do FUSION JAZZ à VANGUARDA EXPERIMENTAL em dezenas de discos. JACK não negava fogo….
Há entre os discos aqui, um raro e precioso do percussionista KIP HANRAHAN, lançado em 1991, com a participação do pianista de vanguarda DON PULLEN! É doideira brava! Acredite.
Para visualizar, é o terceiro disco da terceira fila ao lado do BOX do CREAM.
Nos DVDs, estão presentes BILLY COBHAN. CLEM CLEMPSON, DAVID SANCIOUS, em show na Alemanha, em 1980. Em outro, tocam CARLA BLEY e MICK TAYLOR, apresentação ao vivo em 1975. Excelentes, diga-se! Isso tudo é parte do que JACK BRUCE fez, gravou e felizmente nos legou!
Enquanto eu viver, vou tentar encontrar o que for possível JAACK BRUCE. Eu o assisti, em SÃO PAULO, já doente. E, mesmo assim, mandando ver em seu espetacular e peculiar estilo de cantar e tocar baixo!
JACK é um dos cinco melhores e mais criativos baixistas da História. Não está em primeiro lugar porque, em minha opinião, a honraria pertence à norte-americana CAROL KAYE, craque emérita dos estúdios; lendária e com mais de dez mil sessões de gravação acompanhando de SINATRA aos BEACH BOYS, e até ensinando o pessoal do KISS como fazer as coisas.
Ouçam e cultuem JACK BRUCE. E não esqueçam de CAROL KEYA.
JACK é imprescindível; musicalmente elegante e incomparável!
POSTAGEM ORIGINAL:31/10/2020

POSTAGEM ORIGINAL:31/10/2020
