Não quero deslizar sobre o superficial. Porque álbuns produzidos pela E.C.M. RECORDS não podem ser decifrados pela epiderme. Mas também não se escondem sob as pedras. Porém, “exigem exegese da essência” – para cunhar frase pernóstica, e inconclusiva.
Os conteúdos sempre teimam em escapar, já que dentro de um conceito bem tramado pela produção, que os tornam clara, mas sutilmente diferenciados de um artista para outro. Ahhh, levam a marca de MANFRED EICHER, o produtor e criador da gravadora – sempre!
Muitas vezes, essa turma imensa extrapola para o “FUSION – JAZZ”; ou viajam como “ROCK PROGRESSIVO”; ou se encalacram pelo “JAZZ EXPERIMENTAL”; pelas múltiplas formas do “JAZZ CONTEMPORÂNEO”; da “MÚSICA ERUDITA”; ou de FOLKS VANGUARDESCOS de terras menos plausíveis:
Há um planeta inexplorado de artistas e idéias ainda pouco desvelados. É gente da EUROPA ORIENTAL; AFRICANOS, ou por onde este planeta nos faça viajar! É bom saber que sempre trafegam além da NEW AGE e do LOUNGE habituais.
De algum jeito, os percussionistas, bateristas e outros potenciais espancadores de tambores, pratos, e etcs…, jamais ficam abaixo da linha de sutilezas necessárias para gravar na E.C.M.
Observem PETER ERSKINE, JACK deJOHNETTE, NANA’ VASCONCELOS, MANU KATCHE’, PAUL MOTION, e diversos mais. Podem escolher! Ninguém espanca os instrumentos. Essa turma cria sonoridades contidas, perfeitas.
Agora, pulem para os guitarristas: PAT METHENY, TERJE RYPDAL, JOHN ABERCROMBIE, ou próprio EGBERTO GISMONTI – que não é SACI de um instrumento só!!! Todos se inserem nesta imensa cartografia sonora, que é a E.C.M. E de forma sutil, algo circunspecta, e jamais tímida!
Tá, marcou viagem com pianistas? Existem aos montes a bordo; exuberantes, todos! JOHN TAYLOR, MARILYN CRISPELL, WOLFERT BREDERODE, MARCIN WASILEWSKI; e claro, a única exceção espetacular, e longe do circunspecto: KEITH JARRETT.
Contrabaixistas encontramos solistas ecléticos, estilistas, e o que se puder imaginar: ARILD ANDERSEN, MIROSLAV VITOUS, EBERHARD, WEBER…
Eu paro por aqui. Porque há outros artistas; muitos mais! E um dia eu retorno.
Como em qualquer galáxia, há supernovas, buracos negros, cometas, planetas, estrelas cadentes, astros incandescentes feito o sol, e choques interplanetários. O arcabouço é amplo, e a beleza mais ainda!
Então, é isso: a E.C.M. produz música moderna e original! Portanto, curtam os discos da foto, ou quaisquer que trombarem com vocês. Porque artefatos preciosos, e alguns não tão raros ou caros.
POSTAGEM ORIGINAL: 07/11/2025

POSTAGEM ORIGINAL: 07/11/2025
