E.C.M. RECORDS – MUSICA PARA INTROSPECÇÃO: UMA GALÁXIA QUASE INFINITA

Não quero deslizar sobre o superficial. Porque álbuns produzidos pela E.C.M. RECORDS não podem ser decifrados pela epiderme. Mas também não se escondem sob as pedras. Porém, “exigem exegese da essência” – para cunhar frase pernóstica, e inconclusiva.
Os conteúdos sempre teimam em escapar, já que dentro de um conceito bem tramado pela produção, que os tornam clara, mas sutilmente diferenciados de um artista para outro. Ahhh, levam a marca de MANFRED EICHER, o produtor e criador da gravadora – sempre!
Muitas vezes, essa turma imensa extrapola para o “FUSION – JAZZ”; ou viajam como “ROCK PROGRESSIVO”; ou se encalacram pelo “JAZZ EXPERIMENTAL”; pelas múltiplas formas do “JAZZ CONTEMPORÂNEO”; da “MÚSICA ERUDITA”; ou de FOLKS VANGUARDESCOS de terras menos plausíveis:
Há um planeta inexplorado de artistas e idéias ainda pouco desvelados. É gente da EUROPA ORIENTAL; AFRICANOS, ou por onde este planeta nos faça viajar! É bom saber que sempre trafegam além da NEW AGE e do LOUNGE habituais.
De algum jeito, os percussionistas, bateristas e outros potenciais espancadores de tambores, pratos, e etcs…, jamais ficam abaixo da linha de sutilezas necessárias para gravar na E.C.M.
Observem PETER ERSKINE, JACK deJOHNETTE, NANA’ VASCONCELOS, MANU KATCHE’, PAUL MOTION, e diversos mais. Podem escolher! Ninguém espanca os instrumentos. Essa turma cria sonoridades contidas, perfeitas.
Agora, pulem para os guitarristas: PAT METHENY, TERJE RYPDAL, JOHN ABERCROMBIE, ou próprio EGBERTO GISMONTI – que não é SACI de um instrumento só!!! Todos se inserem nesta imensa cartografia sonora, que é a E.C.M. E de forma sutil, algo circunspecta, e jamais tímida!
Tá, marcou viagem com pianistas? Existem aos montes a bordo; exuberantes, todos! JOHN TAYLOR, MARILYN CRISPELL, WOLFERT BREDERODE, MARCIN WASILEWSKI; e claro, a única exceção espetacular, e longe do circunspecto: KEITH JARRETT.
Contrabaixistas encontramos solistas ecléticos, estilistas, e o que se puder imaginar: ARILD ANDERSEN, MIROSLAV VITOUS, EBERHARD, WEBER…
Eu paro por aqui. Porque há outros artistas; muitos mais! E um dia eu retorno.
Como em qualquer galáxia, há supernovas, buracos negros, cometas, planetas, estrelas cadentes, astros incandescentes feito o sol, e choques interplanetários. O arcabouço é amplo, e a beleza mais ainda!
Então, é isso: a E.C.M. produz música moderna e original! Portanto, curtam os discos da foto, ou quaisquer que trombarem com vocês. Porque artefatos preciosos, e alguns não tão raros ou caros.
POSTAGEM ORIGINAL: 07/11/2025
Pode ser uma imagem de texto que diz "ECM PETER ERSKINE TRIO JOHN TAYLOR PALLE DANIELSSON AS IT WAS OLD AND NEW MASTERS SERIES Susanne Abbuehi MANU KATCHE TOMASZ STANKO JAN GARBAREK MARCIN WASILEWSKI SLAWOMIR KURKIEWICZ NEIGHBOURHOOD ECM lackDalitinats SAANR GaryPoscock ရေးထိသါေ KalnJuma Tribute Marilyn Crispeli HotoCcsp MarilynCrispeli Amaryllis Gary Peacock Paul Metion"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *