ANNIE HASLAN: RENAISSANCE E CARREIRA SOLO.

O RENAISSANCE e ANNIE HASLAN são grandes. Fazem um misto de FOLK/POP LIGHT e ROCK PROGRESSIVO SINFÔNICO. Realizaram discos muito legais e artisticamente inovadores.
O RENAISSANCE foi uma das vertentes da prolífica linhagem inaugurada pelos YARDBIRDS, que legaram ERIC CLAPTON, JIMMY PAGE e JEFF BECK, os três na gênese do HARD-ROCK e do HEAVY METAL. E, também do ROCK PROGRESSIVO.
Os YARDBIRDS terminaram, e o RENAISSANCE começou, em 1968, como projeto de KEITH RELF e JIM McCARTHY, o vocalista e o baterista. Gravaram dois LPs seminais, em sentido diametralmente oposto ao dos colegas famosos, mesclando FOLK, MÚSICA RENASCENTISTA, PSICODELIA e POP MELÓDICO.
A vocal feminino era de JANE RELF, irmã de KEITH. Dona de cantar algo lúgubre, “dismal”. Mas, claro, já eram ROCK PROGRESSIVO. E, com o tempo, transformaram-se no ILUSION, mais ou menos na linha do RENAISSANCE.
Com ANNIE HASLAN, nos vocais, e mudança radical na formação da banda, o RENAISSANCE foi um grande sucesso, na década de 1970. Ouçam e tenham “PROLOGUE”, de 1971; e “ASHES ARE BUURNING”, 1972; os dois primeiros discos da nova fase, e que sintetizam muito bem o conceito que pretendiam seguir.
Os discos finais, em torno dos anos 1980, são algo medianos; e já com uso de sintetizadores, como pediam aqueles tempos.
ANNIE é pessoa encantadora. Conta-se que fãs do RENAISSANCE a abordaram, no CANADÁ se não estou enganado. E a convidaram para fazer apresentações no BRASIL. Ela adorou, e veio mesmo, anos atrás.
ANNIE andou outras vezes por aqui; e há vídeo amador com ela e fãs cantando e tomando caipirinhas, no RIO DE JANEIRO. Há um CD gravado ao vivo em PETRÓPOLIS, no Rio de Janeiro chamado, chamado “UNDER BRAZILIAN SKIES”. E outro pirata e delicioso, gravado com o FLAVIO VENTURINI & BANDA. ANNIE e VENTURINI são, de certa forma, artistas complementares e de muita afinidades estilísticas.
A carreira solo de ANNIE é interessante, e o primeiro disco, de 1977, “ANNIE IN THE WONDERLAND, é um clássico do CROSSOVER/FUSION de POP-NEW AGE e ROCK PROGRESSIVO. Teve a produção instigante e luxuosa de ROY WOOD, que foi marido dela, e mago da música alternativa.
ROY era mentalmente instável, e deu vida ao THE MOVE, na década de 1960, e ao WIZZARD, já nos “70”. Ele fundou a ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA com JEFF LINNE, no início daquela década – banda que metamorfoseou-se tornando-se sucesso enorme, sob a direção de LINNE.
ROY WOOD operava consórcios sacro iconoclastas imperdíveis, seja lá onde estivesse!!!!!
O álbum “ANNIE HASLAN”, gravado em de 1989, foi produzido por MIKE OLDFIELD, e tem a participação e música composta por JUSTIN HAYWARD, dos MOODY BLUES – outra banda estilisticamente muito próxima ao RENAISSANCE. É o álbum onde está a linda “MOONLIGHT SHADOW”, que toca em rádios FM mundo afora.
ANNIE é a precursora/inspiradora de cantoras como KATE BUSH, ENYA e FLORENCE ( & THE MACHINE ), e certamente outras tantas. Ela também tornou-se modelo a referência para o NEW AGE MUSIC, com acento FOLK e muita doçura.
O repertório é “quase baba”; mas só tangencia… Tudo o que ANNIE HASLAN gravou é delicioso e de bom gosto. Mas não é para diabéticos; e menos ainda para os demoníacos.
TIO SÉRGIO e muitos e muitos a respeitam e adoram! Desfrutem sem moderação!
POSTAGEM ORIGINAL: 04\01\2022
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *