CLIFF RICHARDS/ THE SHADOWS – ROCK AND ROLL YEARS – 1958/1963

 

CLIFF RICHARDS quase 80 anos, gravou perto de 91 álbuns, incontáveis singles, está em inúmeras coletâneas e miscelâneas.

Vendeu mais de 250 milhões de discos! E teve carreira muito semelhante à de ELVIS PRESLEY E ROBERTO CARLOS: todos começaram no rock, derivaram para o POP e estão acima das críticas e modas.

CLIFF RICHARDS, como PAUL McCARTNEY, ELTON JOHN, GARY BROOKER, BRIAN MAY, entre vários é SIR pelo Império Britânico.

Reputa-se a CLIFF ter gravado o primeiro ROCK de verdade feito na Inglaterra, em 1958: MOVE IT; é ROCK excepcional, show de bola com HANK MARVIN e os DRIFTERS – que mudaram o nome para SHADOWS, em 1959. A música foi escolhida, a princípio, para lado B do primeiro single de CLIFF RICHARDS, “SCHOOLBOY CRUSH.

É notória, Inspirou C’MON EVERYBODY, de EDDIE COCHRAN, em 1959. E GREEN RIVER, do CREEDENCE CLEARWATER, é também uma derivação modificada.

Porém, sem sorte não se toma nem sorvete sem pegar pneumonia.

No lançamento o empresário deles levou o single ao D.J. JACK GOOD, para um programa de televisão. Ele escutou os dois lados e disse: “Tudo bem; mas aqui eu vou tocar o lado B, ROCK de verdade, e não um pastiche melodioso como outros por aí”… E virou história.

RICHARDS foi apresentado a HANK MARVIN, e o descreveu como um sujeito de óculos como BUDDY HOLLY, e que tocava tanto quanto JAMES BURTON, guitarrista ícone de ELVIS PRESLEY e RICK NELSON.

Bingo!

MARVIN e BRUCE WELCH formaram a primeira grande dupla de guitarristas do ROCK inglês. Influenciaram todo o mundo. Literal e figurativamente. São ídolos de duas ou três gerações à frente…

MOVE IT, música composta por IAN SAMWELL, em um banco de ônibus comum enquanto ele, CLIFF, e os futuros SHADOWS iam para o estúdio ABBEY ROAD gravar…

E encontrar NORRIE PARAMOUR o grande e histórico produtor e arranjador da época, e responsável por levar todos eles ao estrelato.

Daí para frente, CLIFF e os SHADOWS fizeram carreiras peculiares e sem conceder a modismos.

Foram do ROCK ao POP em geral, não entraram na PSICODELIA e muito menos em aventuras “PROGRESSIVAS”.

Os SHADOWS têm incontáveis discos, fizeram covers de tudo quanto foi sucesso ou música gravada nos últimos 60 anos! Um prodígio de produtividade e técnica.

Para os colecionadores, o BOX acima pega o período entre 1958 e 1963: 105 música, livro, fotos e vasto etc.

Há, também, edição limitada de CLIFF em trilha sonora, SUMMER HOLIDAY, 1963. E um box popular barato com os 5 primeiros de RICHARDS, com os SHADOWS.

É UM must do passado. É VINTAGE, categoria hoje anterior à classificação de OLDIES.

É História que permanece relevante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *