
Tudo bem. Gostem ou não, eles gravaram 250 LPs, 150 SINGLES, e foram lançados mais de 200 CDS contendo a obra que gravaram nas centenas de LPS, replicando os vinis originais dessa banda extraordinária, seminal, básica e inescapável.
Venderam mais de 110 milhões de discos, 40 milhões deles só no Japão! É mole?
É impossível pensar a evolução e a história do ROCK sem esbarrar nesse combo preciso, profissional e divertido.
Os que sabem o que os japoneses fizeram, e fazem pela MPB, não têm ideia de como eles gostam de bandas e músicos de ROCK INSTRUMENTAL e de SURF MUSIC, como os VENTURES, os SHADOWS, DICK DALE, DUANE EDDY, entre diversos!
São todos artistas marcantes, e criaram a maioria dos RIFFS que escutamos até o advento dos atletas da guitarra, ou super guitarristas, de meados dos anos 1970 em diante.
E mesmo EDDIE VAN HALEN, YNGWIE MALMSTEEN, SATRIANI, VAI e a turma da nova era, jamais desrespeitaram os clássicos
Os VENTURES, que foram os “GUITAR HEROES” inspiradores do BEAT ao METAL.
Os guitarristas NOKIE EDWARDS – depois JERRY McGEE – e DON WILSON, o baixista BOB BOGLE, e o baterista HOWIE JOHNSON, eram músicos tecnicamente excelentes.
Tocavam muito e tiveram a ideia de simplificar sem prostituir a música popular dos últimos 63 anos, traduzindo-a para o gosto médio.
Da mesma forma que orquestras como as de RAY CONNIFF, entre tantas, fizeram sob outra perspectiva .
Eu mesmo, que formei o gosto pessoal da era BEAT em diante, tive a irreverência de considera-los música de “Parquinho de Diversões”.
Com o andar das coisas e a persistência por mais tempo do que toda a concorrência, hoje os escuto como formadores de gerações, porque clássicos absolutos!
Os grandes atuais aprenderam com eles e os veneram. E este box, que comprei por cerca de $25 BIDENS, uns R$ 150,00 TUPINAMBÁS, trazem os oito primeiros dos 250 mencionados. E pegam o período 1960-1962.
Os VENTURES são americanos. Tipicamente americanos!
São essenciais e veneráveis!