MOTOWN, HITSVILLE USA. A FÁBRICA DE SUCESSOS 1:

 

PRETINHAS E PRETÕES FAZENDO O MUNDO DANÇAR!

A MOTOWN foi criada em Primeiro de janeiro de 1959, pelo compositor e produtor BARRY GORDY Jr, que a dirigiu e fez crescer.

GORDY, foi empresário de tino e percepção de oportunidades como poucos!

Soube contratar artistas, convencê-los, explorar suas potencialidades, e fazer acontecer um tipo de RHYTHM´N’ BLUES peculiar, dançável, e de alto astral, ligado ao público jovem, seus interesses, paixões e dilemas.

BARRY GORDY acompanhou cada passo da BLACK MUSIC dos últimos 60 anos.

Descobriu tendências, e as adaptou ao estilo da gravadora. Fez modificações, e aceitou e aproveitou as modas que apareceram ao longo do tempo.

Foi do R&B à SOUL MUSIC; incentivou o surgimento do PSYCHEDELIC SOUL, impulsionou carreiras fantásticas e vitoriosas.

Depois, acompanhou a era DISCO, suas discotecagens, o uso dos “STANDARD PLAYS”, os discos de vinil com poucas músicas e formato de LP padrão. Até hoje, nas meses de som e pick ups dos D.Js…

O ponto alto artístico, e até existencial da gravadora, foi o lançamento, em 1971, de “WHAT´S GOING ON”, de MARVIN GAYE, um de seus mais reluzentes contratados.

O disco é um dos clássicos supremos da música popular. Uma sofisticada FUSION de R&B, JAZZ, BLUES, e algum etc… temperada por arranjos envolventes.

É, também, um marco da consciência negra e sua visão política, e um dos primeiros a considerar o papel da ecologia e suas consequências para o mundo.

A obra cresceu e vem aumentando seu prestígio seguidamente ao longo das décadas.

Muitos o consideram superior existencial e esteticamente ao SGT. PEPPERS, dos BEATLES. E o disco mais importante de todos os tempos.

Eu não concordo. E por motivos que não cabem aqui.

Este primeiro BOX colige 104 SINGLES clássicos, lançados pela MOTOWN entre 1959 e 1971, em doze anos de atividade!!! A metade são razoavelmente conhecidos. Foram gravados na sede original, em DETROIT.

A influência dos artistas da gravadora sobre o ROCK BEAT, os 1960 em diante, e não só ingleses, é enorme.

Então, vamos lá, contar um pouco sobre esta fase:

Os BEATLES de cara fizeram versão do primeiro sucesso da gravadora, “MONEY”, composto e gravado por BARRET STRONG, em 1959. Gravaram, também, “YOU´VE REALLY GOT HOLD ON ME”, sucesso com SMOKEY ROBINSON, em 1962; e lançaram versão de “PLEASE, MR.POSTMAN”, original gravado pelas MARVELETTES, em 1961.

DAVE CLARK FIVE teve sucesso mundial com “DO YOU LOVE ME”, original dos CONTOURS, em 1962; SPENCER DAVIS GROUP, com STEVIE WINWOOD, fez versão de “EVERY LITTLE BIT HURTS”, sucesso de BRENDA HOLLOWAY, em1964.

E houve o americano JOHNNY RIVERS com “BABY I NEED YOUR LOVING”, HIT dos FOUR TOPS, em 1964; e “THE TRACKS OF MY TEARS”, gravada por SMOKEY ROBINSON & MIRACLES, em 1965.

E ambas inesquecíveis também aqui, no BRASIL, nos bailinhos da minha geração.

Os mais novos devem lembrar da versão sensacional de “DANCING IN THE STREET”, gravada em dupla por MICK JAGGER e DAVID BOWIE, e lançado em STANDARD PLAY colecionável.

Pois, é; o original é de 1964, com MARTHA AND THE VANDELLAS, craques da MOTOWN!

Dá pra congestionar o FACEBOOK, somente citando versões. Fizeram o sucesso de muitos, e grana para alguns…

Então, vou citar parte do CAST da MOTOWN, na década de 1960: estão neste primeiro BOX, “HITSVILLE USA” volume 1, os sucessos em versão original de STEVIE WONDER, JACKSON FIVE, MICHAEL JACKSON, DIANA ROSS & THE SUPREMES, MARVIN GAYE, TEMPTATIONS, THE MIRACLES, ISLEY BROTHERS, GLADYS KNIGHT, THE FOUR TOPS, entre vários outros. Canções que tocam mundo afora ainda hoje…

Os músicos de estúdio da casa sempre estiveram entre os melhores da América. Nem vou citá-los, mas procurem saber.

Ouvir as orquestrações, os metais, e as espetaculares linhas de baixo e bateria na maioria das músicas, é de fazer levantar e voltar a faixa no LP ou no CD!

Há curiosidades sobre a gravadora. O último sucesso neste box é ” I JUST WANT TO CELEBRATE”, com RARE EARTH, em 1971. Espetacular e eclético grupo de R&B-SOUL-PSICODELIA, e o que mais se puder lembrar. Foi a primeira banda de brancos contratada pela gravadora.

Está aqui, também CHRIS CLARK, com “LOVE´S GONE BAD”, gravada em 1966. A moça namorava BERRY GORDY, na época.

O detalhe é que era uma LOIRAÇA PLATINADA, com voz de negra, e deixou a plateia de queixo caído, quando apareceu na televisão!

Há umsegundo BOX, com o mesmo nome, e a produção feita na nova sede, em LOS ANGELES, entre 1972 e 1992, que pega a era DISCO e outras variações das músicas dançáveis, dos CLUBES, etc… Será assunto de postagem futura.

PS: O compacto no meio do POST, é o resultado de um mês lavando louças para a minha mãe, em 1966. É dos poucos que ainda mantenho em minha coleção.

Vale até a última gota de espuma do detergente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *