DE BAIXO PARA CIMA, “CRACKED ACTOR”, É CONCERTO DE 1974, NO AUGE DA FASE GLITTER.
COMO SEMPRE, É BOWIE BUSCANDO A PERFEIÇÃO POSSÍVEL. O JEITO DE CANTAR DENUNCIA A ÉPOCA E SUA ESTÉTICA. UM POP DE ARENA A CAMINHO DO ROCK. GOSTAR É DETERMINANTE. EU GOSTO, MAS NÃO PREFIRO.
JÁ “STAGE” NÃO É SOMENTE UM DOS MELHORES DISCOS DELE, MAS UM DOS GRANDES SHOWS AO VIVO DA HISTÓRIA DO ROCK!
HÁ MUITO A SER DITO. PORQUE MUDANÇA RADICAL DE CONCEITO, CAMINHANDO NA DIREÇÃO DE OUTRA TENDÊNCIA MAGNIFICA: O KRAUT ROCK, A VERSÃO ALEMÃ DO ROCK PROGRESSIVO. O DISCO, GRAVADO EM 1977, “FECHARIA” A FASE BERLIN, EM QUE BOWIE E BRIAN ENO CONCEBERAM ÁLBUNS IMPERDÍVEIS.
OS DOIS TAMBÉM SÃO, CURIOSAMENTE, ARTÍFICES DO GLAM-ROCK, E DECOLAM PARA EXPERIMENTAÇÕES ALÉM DO PROGRESSIVO TÍPICO. É AUTÊNTICA EVOLUÇÃO ARTICULANDO ELEMENTOS DE VÁRIAS TRADIÇÕES DO POP E DO ROCK.
UMA DA CARACTERÍSTICAS MARCANTES DE DAVID BOWIE ERA REINTERPRETAR CADA ÉPOCA OU FASE, E REALIZAR O QUE ROLAVA DE JEITO PESSOAL E MAIS SOFISTICADO DO QUE SEUS CONTEMPORÂNEOS.
“STAGE”, ORIGINALMENTE UM ÁLBUM DUPLO, TROUXE NO PRIMEIRO DISCO O REPERTÓRIO DE HITS, EM ARRANJOS ATUALIZADOS. E DEIXOU O SEGUNDO PARA A “FASE BERLIN”, O LADO “KRAUTROCK”.
A BANDA “VOA”, LITERALMENTE. A PERFORMANCE DE TODOS É INTEGRADA NO LIMITE DA PERFEIÇÃO. É UMA AULA SOBRE O USO DOS SINTETIZADORES EM FAVOR DA MÚSICA: DIALOGAM, SE EXPRESSAM, E RESSALTAM AS GUITARRAS, BAIXO, E O VIOLINO PRECISO.
NÃO É ONANISMO DE GÊNIO; É ROCK FEITO POR MÚSICOS EXIGENTES E TALENTOSOS.
VOCÊ NÃO OUVIRÁ “HEROES” EM VERSÃO MAIS ESPETACULAR DO QUE ESTA. E “SPEED OF LIFE” DÁ RAIVA DE TÃO EXPRESSIVA QUE SE TORNOU!!!!!
AH, JÁ TEMOS AQUI O BOWIE “NÃO GALINÁCEO”, JÁ SEM AQUELA VOZ DE FRANGO SENDO DEGOLADO. ELE CONSEGUIU MAIS UMA DE SUAS METAMORFOSES, EMULANDO SCOTT WALKER E A CAMINHO DO CANTOR MADURO QUE SE TORNOU.
“STAGE” É DISCO IRRECORRÍVEL E IMPRESCIDÍVEL. É MANDATÓRIO PARA QUALQUER DISCOTECA E COLEÇÃO DE ROCK!

Todas as reações:
2Fábio Góis e Fábio Francisco