Quem puder ou souber responda: qual desses dois pianistas tornou-se mais famoso e influente: SÉRGIO MENDES ou EUMIR DEODATO?
Acho que a memória afetiva levaria a SÉRGIO MENDES. Afinal, sua FUSÃO SAMBA/POP nos deixou ver um BRASIL “vitorioso”, de um certo ufanismo por suceder nas paradas de sucesso americanas a TOM JOBIM e JOÃO GILBERTO.
Foi isso?
Se verdade, combina com a luz minguada daqueles tempos, porque estamos falando da segunda metade dos 1960. E todos sabem do clima político e social do BRASI: Ditadura, nacionalismo, a vitória dos nossos “ensinando” aos gringos, e vasto etc…
Mas, não que SÉRGIO MENDES tivesse qualquer culpa daquilo! Ao contrário, certamente.
Só que em termos de realizações, DEODATO foi além.
Produziu ou participou em mais de 500 DISCOS e, acima de sua própria obra, conseguiu um feito POP EXTRAORDINÁRIO:
Chama-se PRELUDE, seu disco de “JAZZ-POP-whatever-FUSION”, de 1972. Aquele do HIPER-HIT “ALSO SPRACH ZARATHUSTRA” que, em versão clássica, iluminou o filme ” “2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO”!
Do you se lembra?
Pois bem, o disco sucessor, DEODATO 2, lançado seis meses depois, em 1973, foi um fracasso retumbante de vendas e levou a gravadora CTI à falência! Mas, isso é outra e mais complexa história. E tem pouco a ver com o artista.
EUMIR DEODATO sempre foi músico requisitado e competente. Seus discos instrumentais, na década de 1960, com os “CATEDRÁTICOS”, são de SAMBA-JAZZ-BOSSA-POP, e excelentes!
Isto o levou para fora do Brasil, e depois consolidou sua carreira como ARRRANJADOR e PRODUTOR.
EUMIR DEODATO arranjou ou produziu discos de SINATRA a BJORK; passando por KOOL AND THE GANG. E fez sucesso produzindo incontáveis gravações e artistas.
É incomparável entre os brasileiros em termos de efetividade e, principalmente, produtividade e criatividade.
Ouçam e saibam sobre EUMIR DEODATO. É um artista completo e complexo.

Todas as reações:
5Fábio Góis, Gerson Périco e outras 3 pessoas