CURTIS MAYFIELD COMBINAVA MILITÂNCIA SOCIAL E POLÍTICA PELOS DIREITOS CIVIS E, PRINCIPALMENTE, A CONSCIÊNCIA NEGRA. E FAZENDO ARTE DE QUALIDADE.
ENTRE 1961 E 1996, CONSTRUIU CARREIRA PROLÍFICA. PRIMEIRO, COM O GRUPO SOUL “THE IMPRESSIONS”, DE BASTANTE SUCESSO ATÉ 1970. E, DAÍ PARA FRENTE, COMO ARTISTA SOLO, PRODUTOR MUSICAL E EMPREENDEDOR.
“SUPERFLY”, CONSAGRADA TRILHA SONORA DE 1972, COMPOSTA POR MAYFIELD; “WHAT´S GOING ON”, DE MARVIN GAYE, EM 1970; E “INNERVISION”, DE STEVIE WONDER, SÃO TIDOS COMO GRANDES PILARES DA MODERNA BLACK MUSIC ENGAJADA E CONSCIENTE. CURTIS ERA CONSIDERADO ESTILISTA NA GUITARRA, E RECEBEU EM VIDA A CONSAGRAÇÃO QUE MERECIA.
AQUI ESTÃO 4 DISCOS BEM REPRESENTATIVOS DA CRIATIVIDADE DE MAYFIELD:
O BOX LUXUOSO EDITADO PELA GRAVADORA RHINO, EM 1996, FAZ ÓTIMO APANHADO GERAL DA CARREIRA. E, TAMBÉM, “SUPERFLY”, EDIÇÃO DUPLA E TAMBÉM GRAFICAMENTE BELÍSSIMA DA MESMA RHINO.
E, PARA CELEBRAR A OBRA DE CURTIS MAYFIELD, UM TRIBUTO FEITO POR VÁRIOS ARTISTAS, EM 1993.
ESTA LÁ FAIXA DE JERRY BUTTLER, PARCEIRO NOS “IMPRESSIONS” E GRANDE CANTOR NEGRO, FAZENDO “CHOICE OF COLOUR”, HIT EMBLEMÁTICO DE CURTIS MAYFIELD. E NESTA GRAVAÇÃO A SIMBIOSE PERFEITA ENTRE O “R&B: E A :SOUL MUSIC”, ARREMATADO POR UM “RAP” TOTALMENTE INTEGRADO AO CONTEXTO DA MÚSICA. IMPERDÍVEL!
UM ACIDENTE INUSITADO E HORROROSO DEIXOU CURTIS TETRAPLÉGICO, EM 1996. UM CANHÃO DE LUZ, O TAL “SUPERTRUPPER”, DESABOU SOBRE ELE DURANTE UM SHOW! NINGUÉM MERECE! ELE MENOS AINDA…
FAÇO, AQUI, O MEU TRIBUTO E CONSIDERAÇÃO À GRANDEZA PRODUTIVA E HUMANA DE CURTIS MAYFIELD.
ESCUTEM.
