Noite insone dessas, dei de cara com o vídeo dessa conjunção extraordinária entre ZÉ RAMALHO e ROBERTINHO DO RECIFE.
Ambos, casos à parte na cultura nacional: profundamente brasileiros, porém ligados, “quase soldados”, ao ROCK INTERNACIONAL.
Talvez seja o que os torne distintos de “OS NOVOS BAIANOS”. A constatação, é que BABY, MORAES, GALVÃO, PEPEU e turma, estavam “ligados cronicamente” à MPB. O lado ROCK dos NOVOS BAIANOS é incidental.
Não basta ter guitarras e eletrificação dos instrumentos para ser ROCK. E ZÉ RAMALHO e ROBERTINHO conhecem perfeitamente os pontos de integração e da completa distinção.
Ambos criaram no último trabalho, que não encontrei ainda em CD, outra intersecção possível.
ZÉ RAMALHO, para os que sabem dos escaninhos do POP BRASILEIRO, é um dos autores de PAEBIRÚ, fantástico álbum FOLK-PSICODÉLICO com vestimenta nordestina. É, talvez, o disco mais raro e colecionável do Brasil; e com história trágica que o tornou internacionalmente CULT:
A gravadora ROZEMBLIT, no RECIFE, estocava a produção inteira do PAEBIRU, gravado pelo SOLAR, o selo de música experimental e alternativa da gravadora, quando houve a inundação que destruiu quase tudo. A tragédia levou o disco original a tornar-se raro, precioso e, portanto caro.
É bom expor que não basta ser raro; tem de ser bom. ROBERTO CARLOS e o LOUCO POR VOCÊ é, também, raríssimo, colecionável – mas ruim….
Na filmagem das gravações desse novo disco vemos um ZÉ RAMALHO que é ouro puro e duro. Metal bruto.
Durável?
Cantando bem, com vozeirão entre o barítono e o baixo; extensão, intensidade e pique, contrastando com seu atual e frágil visual, consequência de vida derretida em… viver!
Se a voz de DYLAN envelheceu sem gás; se WILLIE NELSON retumbou pra baixo; e se BRUCE SPRINGSTEEN expõe maturidade sorumbática e baixo-astral que nos lega decepção; ZÉ RAMALHO impõe a voz e assume o ROCK com a naturalidade do veterano. E se mescla à sonoridade criada pela banda METALMANIA: 3 jovens + ROBERTINHO DO RECIFE – guitarrista de talento imenso!
Senhoras, senhores e adjacências: o som resultante é ZÉ RAMALHO + HEAVY METAL+GÓTICO+FOLK DE MATIZES DIVERSOS.
Há versões do MOTORHEAD e de OZZY, com a qualidade lírica de ZÉ RAMALHO! Barulhinho bom, concordaria MARISA MONTE!
Acho que haverá repercussão do trabalho desses dois. Por via das certezas, veja o vídeo no YOUTUBE:PORTAL DAS ENTIDADES, Autor: Zé Ramalho e Robertinho de Recife Intérprete: Zé Ramalho e Robertinho de Recife Avôhai Music 2019
TIO SÉRGIO vai comprar esse disco!
POSTAGEM ORIGINAL:12/07/2023
‘1|
POSTAGEM ORIGINAL:12/07/2023
