ÁLBUNS CONCEITUAIS – OS INGLESES

PENSOU-SE QUE ERAM IDEIAS DOS 960/1970. MAS NÃO. OS DOIS PRIMEIROS DISCOS CONCEITUAIS, E QUE VÊM SENDO ASSIM CONSIDERADOS ENTRE COLECIONADORES, FORAM FEITOS NO FINAL DOS ANOS 1940, INÍCIO DOS 1950!
O PRIMEIRO DELES FOI DO MAESTRO E ARRANJADOR “GORDON JENKINS”, EM 1946, CHAMADO “MANHATTAN TOWER”. É UMA SEQUÊNCIA DE FAIXAS COMBINANDO JAZZ, MÚSICA POPULAR, BUZINAS DE CARROS, NARRATIVAS E DIÁLOGOS. FALA SOBRE UM CONJUNTO RESIDENCIAL, EM NOVA YORK, TIDO COMO ARQUITETURA MODERNISTA. O DISCO É INUSITADO E INOVADOR.
DEPOIS, O GRANDE CANTOR DE “JAZZ,” “MEL TORMÉ”, RETOMOU OUTRA COMPOSIÇÃO DE “JENKINS”, CHAMADA “CALIFORNIA SUITE”, TAMBÉM GRAVADA NAQUELE MESMO DISCO SEMINAL; E “TORMÉ” A EXPANDIU, EM 1956.
ESTES SÃO OS PIONEIROS.
NAS DÉCADAS DE 1960/70 A IDEIA FOI RETOMADA E CONFIRMADA, TAMBÉM NA INGLATERRA.
OS TRÊS PRINCIPAIS SÃO “SGT PEPPERS” DOS “BEATLES”; E “DAYS OF FUTURE PASSED”, DOS “MOODY BLUES”, LANÇADOS EM JULHO E NOVEMBRO DE 1967, RESPECTVAMENTE. E “TOMMY”, DO “THE WHO”, DE 1969, TAMBÉM; QUE É ATÉ HOJE VENDIDO COMO A PRIMEIRA “ÓPERA ROCK”, MESMO SENDO CONTESTADA PELOS “PRETTY THINGS” E SEU “S.F.SORROW”, LANÇADO EM 1968.
” TOMMY ” É CLÁSSICO ULTRA CONHECIDO; TEMA INSTIGANTE E ATUAL; É A SAGRAÇÃO DE UMA POTENTE METÁFORA: A DO GAROTO, SURDO, MUDO E CEGO, QUE SE TRANSFORMA EM CAMPEÃO DE “FLIPERAMA”, O ANTECEDOR DO VÍDEO-GAME”. É OBRA ANATECIPADORA DO QUE VEMOS E, HOJE, CONVIVEMOS! É SÓ OLAHR EM VOLTA. O DISCO É CHATO E GENIAL, SIMULTANEAMENTE.
“THE WHO” PRODUZIU MAIS OUTRO DISCO CONCEITUAL, “QUADROPHENIA”, 1972; HOJE SUBINDO NA CONSIDERAÇÃO DOS QUE A PERCEBEM COMO OBRA DEFINIDORA SOBRE A ERA “MOD” – QUE, VEZ POR OUTRA REVIVE, DESDE OS 1960.
MENOS FESTEJADOS, E TALVEZ BEM MAIS INTERESSANTES SÃO OS DOIS DISCOS CONCEITUAIS DOS “KINKS” :”THE VILLAGE GREEN PRESERVATION SOCIETY”. LANÇADO EM 1968, É SOBRE A ECOLOGIA E VIDA… MAIS “NATURAL” …; VISTA POR UM NARRADOR IRÔNICO E ÁCIDO. CLARAMENTE RAY DAVIES E SUA VERVE ALGO DISTANTE.
E HÁ, EM 1969, PRINCIPALMENTE, “ARTHUR, OR THE DECLINE AND FALL OF THE BRITISH EMPIRE”. ESTE SIM! VISÃO BEM HUMORADA E CORROSIVA SOBRE A HISTÓRIA INGLESA, SEU POVO, IDEOLOGIAS E MEDIOCRIDADES. RAY DAVIES É MAIS LETRISTA DO QUE PETER TOWNSHEND; MAIS INCISIVO E CONSCIENTE. MAIS PARA SOCIÓLOGOS E OUTROS PERSCRUTADORES DA VIDA SOCIAL!
EU TROUXE PRA FOTO MAIS OUTRO ÁLBUM… “UM TANTO QUANTO MEIO SOBRE…DIGAMOS… UM TANTO QUANTO”… É “THE STORY OF SIMON SIMOPATH”, DO “NIRVANA” INGLÊS! – SIM, EXISTIU! TAMBÉM FOI GRAVADO EM FINS DOS ANOS 1960. O SOM É ALGO MELOSO E POUCO CONVINCENTE; MESMO FERFEITAMENTE INSERIDO NO “ROCK PSICODÉLICO” DA ÉPOCA.
PROCURANTO, A GENTE SEMPRE ACHA MAIS COISAS E PROPOSTAS. E OS TEMPOS TRAZEM E REVIRAM AS CRIAÇÕES NA PERCEPÇÃO DA GENTE.
DEVE HAVER MAIS COISAS SOB AS CINZAS… BASTA ASSOPRAR.
POSTAGEM ORIGINAL: 31/08/2017
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *