AMERICAN BLUES ROCK – PAIXÃO DE MUITOS!

Hoje, acordei com o ATLÂNTICO, o meu vizinho mais poderoso, tão lânguido e preguiçoso que logo intuÍ: é o calor! Não tem jeito! Nem o ZELÃO e sua família apareceram para dar alô!

Ah, para os que não sabem, o ZELÃO é um imenso URUBU que faz “SPA” no patamar da minha janela.

Acho que ele fica lá cantando “ALL ALONG THE WATCH TOWER”, do JIMI HENDRIX, esperando pra ver se aparece algum peixe pra ele “caçar”! Todo dia aparecem vários…

Então fui dar um passeio pela discoteca e lembrei que sempre gostei – e muito! – de BLUES ROCK! Oh yes, crazy people! Nos 1960/1970, foi moda forte. Boa parte dos rockers que conheci e convivi curtiam e curtem esta inevitável fusão de estilos.

Os ídolos de meus ídolos eram basicamente gente do BLUES. E boa parte de quem foi jovem do final dos anos 1950 em diante, na Inglaterra principalmente, estava sintonizada em R&B, ROCK AND ROLL e BLUES.

Porém, a maioria dos cantores e músicos do BLUES ORIGINAL jamais aceitou que ERIC CLAPTON, STEVE MILLER, ALLMAN BROTHERS e a turma aqui postada, fizessem o autêntico BLUES. E prevaleceu – para o meu encanto e o de legião imensa – o BLUES ROCK, sua eletricidade e energia! Pensando mais além, é de fato um animado tipo de “ROCK DE VERDADE”, sim!

No Brasil quem curte um som mais pesado sempre gostou. Dos anos 1970 em diante, mais ou menos dividiu-se a plateia entre os que apreciavam o HARD ROCK, o PROGRESSIVO e o nascente HEAVY METAL.

Então, vamos à FUSÃO criativa em goles servidos “frascos” que tenho na discoteca:

PAUL BUTTERFIELD BLUES BAND é seminal. Aqui, o primeiro álbum gravado em 1965. Nas guitarras estão MIKE BLOOMENFIELD E ELVIN BISHOP. Está bom para começar?

Certamente!

E que tal ícones da guitarra como STEVIE RAY VAUGHAN, JOHNNY WINTER e ALLMAN BROTHERS BAND? Sim, com DUANE ALLMAN e DICKEY BETTS voando alto!!!

Há, também, ROY BUCHANAN, em show deslumbrante. O único pecado venial no disco é o vocalista sem inspiração, que não acompanha a performance da banda – espetacular!

E que tal LONNIE MACK, ídolo do próprio STEVIE RAY, com quem faz dupla arrasando nesse disco da cult ALLIGATOR RECORDS?

E, por que não a explêndida fusão JAZZ/BLUES/ROCK do GOV´T MULE? WARREN HAYNES, o guitarrista, foi quem substituiu DUANE ALLMAN nos A.B.B! Estão no mesmo nível…

Pulamos para a excelente BONNIE RAITT, quase pioneira entre as mulheres no BLUES contemporâneo; e instigante como sempre!

Vou passo à frente na estante, e dou de cara com a cult CARLA OLSON, que veio do PUNK, tem voz para arrasar quarteirões, e gravou disco de COUNTRY ROCK imperdível com GENE CLARK, ex – BYRDS; e aqui está ao vivo em parceria com MICK TAYLOR, ex- ROLLING STONES. Dois álbuns currículo avançado para quem quiser passar de ano em ROCK’N’ROLL!

Vamos relembrar BOB SEGER, de quem BRUCE SPRINGSTEEN aprendeu o que é ser um ROCKER AMERICANO autêntico, quer dizer algo “loser”…

SEGER fala com vigor das profundezas da alma nesse “BACK IN 72”, escandalosamente bem feito e acompanhado pela nata dos músicos de estúdios do sul dos EUA, A MUSCLE SHOALS BAND! É BLUES ROCK na veia!!!

E que tal mais dois veteranos craques, BARRY GOLDBERG & sua BLUES BAND trazendo CHARLIE MUSSELWHITE na harmônica, e HARVEY MANDEL na guitarra, em disco raro gravado em 1966?

Você conhece a SY KLOOPS BLUES BAND?

Mas TIO SÉRGIO, what porra it’s this?

É o velho STEVIE MILLER com pseudônimo, em disco de gente grande lançado em 94, com as participações de NEAL SCHON, estrela da guitarra, e o prestigiado NORTON BUFFALO, na harmônica.

Aproveitamos para cruzar no caminho com GEORGE THOROGOOD & THE DESTROYERS, em seu melhor e mais divertido disco: HAIR CUT, de 1993! Saímos de lá para encontrar o festeiro, rústico e alternativo THE RED DEVILS fazendo show em boteco de periferia, em1992!

Vamos pausar só um pouco, porque essas coisas nunca encerram, e apresentar um BLUES-ROCKER pra lá de CULT, que possivelmente muitos já ouviram alguma coisa por aí, mas sem conhecer: JOHN CAMPBELL, de cara demoníaca, voz fortíssima e slide-guitarrista exímio. Eu já escutei em várias coletâneas e lugares “DEVIL IN MY CLOSET”, pedrada BLUESY certeira.

Procurem a turma toda pelaí; porque é parte da essência do que escrevi hoje!
The ROCK goes on, forever!

INDEED!
Original 30/ 01/2021

Curtir

Comentar

Compartilhar

Comente…

Online

Sérgio de Moraes compartilhou uma lembrança.

  · 

Compartilhado com Público

Público

Há 3 anos

Veja suas lembranças

Online

Sérgio de Moraes

  · 

Compartilhado com Público

Público

AMERICAN BLUES ROCK – PAIXÃO DE MUITOS!

Hoje, acordei com o ATLÂNTICO, o meu vizinho mais poderoso, tão lânguido e preguiçoso que logo intuÍ: é o calor! Não tem jeito! Nem o ZELÃO e sua família apareceram para dar alô!

Ah, para os que não sabem, o ZELÃO é um imenso URUBU que faz “SPA” no patamar da minha janela.

Acho que ele fica lá cantando “ALL ALONG THE WATCH TOWER”, do JIMI HENDRIX, esperando pra ver se aparece algum peixe pra ele “caçar”! Todo dia aparecem vários……

Ver mais

Nenhuma descrição de foto disponível.

Todas as reações:

3Sergio Luiz Simonetti, Carlos Carinha e 1 outra pessoa

Curtir

Comentar

Comente…

Online

Sérgio de Moraes

  · 

Compartilhado com Público

Público

PULP FICTION, DE TARANTINO, É UM FILME SENSACIONAL!!!
PATÉTICO, HIPERBOLICO, , NON SENSE, ENGRAÇADO!

Todas as reações:

11Nelson Rocha Dos Santos, Gerson Périco e outras 9 pessoas

4 comentário

Curtir

Comentar

Compartilhar

Ver mais comentários

Online

Luiz Carlos Ribeiro

Obra prima !

  • 1 h
  • Curtir
  • Responder

Comente…

Online

Sérgio de Moraes

  · 

Compartilhado com Público

Público

CHINA FORMA 400 MIL ENGENHEIROS POR ANO. ÍNDIA 300 MIL. BRASIL 30 MIL!!!

3 comentário

Curtir

Comentar

Compartilhar

Ribamar Filho

E desses 30 mil, pelo menos 29 mil são homens. A culpa está na pouca visibilidade que se dá para a matemática no 1° e 2°, e ainda a retirada de outras matérias de cálculo, e isso se reflete, na escolhas dos cursos de exatas, e na permanência, por isso,… 

Ver mais

  • 19 h
  • Curtir
  • Responder

Ribamar Filho respondeu

 ·

2 respostas

Comente…

Online

Sérgio de Moraes

  · 

Compartilhado com Público

Público

RAY CHARLES – PURE GENIUS: ATLANTIC RECORDINGS 1952/1959

Há dúvidas sobre a importância musical e cultural do tio RAY? Claro que não!

RAY CHARLES ROBINSON foi um autêntico gênio. Cego, estudou em escola pública, como era o esperado, e assumiu o “BRAILE” com espontaneidade, entusiasmo mesmo! E aprendeu a ler, escrever, e interpretar textos.

Em oito anos de estudos leu e compreendeu MARK TWAIN, e outros clássicos. Estudou as sonatas de CHOPIN, e a BÍBLIA também. Ele gostava…

Ver mais

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto

Todas as reações:

15Fábio Góis, Gerson Périco e outras 13 pessoas

4 comentário

39 compartilhamentos

Curtir

Comentar

Compartilhar

Ver mais comentários

Cezar Galvão

Um dos orgulhos dos Yankees

  • 19 h
  • Haha
  • Responder
  • AMERICAN BLUES ROCK – PAIXÃO DE MUITOS!
  • Hoje, acordei com o ATLÂNTICO, o meu vizinho mais poderoso, tão lânguido e preguiçoso que logo intuÍ: é o calor! Não tem jeito! Nem o ZELÃO e sua família apareceram para dar alô!
  • Ah, para os que não sabem, o ZELÃO é um imenso URUBU que faz “SPA” no patamar da minha janela.
  • Acho que ele fica lá cantando “ALL ALONG THE WATCH TOWER”, do JIMI HENDRIX, esperando pra ver se aparece algum peixe pra ele “caçar”! Todo dia aparecem vários…
  • Então fui dar um passeio pela discoteca e lembrei que sempre gostei – e muito! – de BLUES ROCK! Oh yes, crazy people! Nos 1960/1970, foi moda forte. Boa parte dos rockers que conheci e convivi curtiam e curtem esta inevitável fusão de estilos.
  • Os ídolos de meus ídolos eram basicamente gente do BLUES. E boa parte de quem foi jovem do final dos anos 1950 em diante, na Inglaterra principalmente, estava sintonizada em R&B, ROCK AND ROLL e BLUES.
  • Porém, a maioria dos cantores e músicos do BLUES ORIGINAL jamais aceitou que ERIC CLAPTON, STEVE MILLER, ALLMAN BROTHERS e a turma aqui postada, fizessem o autêntico BLUES. E prevaleceu – para o meu encanto e o de legião imensa – o BLUES ROCK, sua eletricidade e energia! Pensando mais além, é de fato um animado tipo de “ROCK DE VERDADE”, sim!
  • No Brasil quem curte um som mais pesado sempre gostou. Dos anos 1970 em diante, mais ou menos dividiu-se a plateia entre os que apreciavam o HARD ROCK, o PROGRESSIVO e o nascente HEAVY METAL.
  • Então, vamos à FUSÃO criativa em goles servidos “frascos” que tenho na discoteca:
  • PAUL BUTTERFIELD BLUES BAND é seminal. Aqui, o primeiro álbum gravado em 1965. Nas guitarras estão MIKE BLOOMENFIELD E ELVIN BISHOP. Está bom para começar?
  • Certamente!
  • E que tal ícones da guitarra como STEVIE RAY VAUGHAN, JOHNNY WINTER e ALLMAN BROTHERS BAND? Sim, com DUANE ALLMAN e DICKEY BETTS voando alto!!!
  • Há, também, ROY BUCHANAN, em show deslumbrante. O único pecado venial no disco é o vocalista sem inspiração, que não acompanha a performance da banda – espetacular!
  • E que tal LONNIE MACK, ídolo do próprio STEVIE RAY, com quem faz dupla arrasando nesse disco da cult ALLIGATOR RECORDS?
  • E, por que não a explêndida fusão JAZZ/BLUES/ROCK do GOV´T MULE? WARREN HAYNES, o guitarrista, foi quem substituiu DUANE ALLMAN nos A.B.B! Estão no mesmo nível…
  • Pulamos para a excelente BONNIE RAITT, quase pioneira entre as mulheres no BLUES contemporâneo; e instigante como sempre!
  • Vou passo à frente na estante, e dou de cara com a cult CARLA OLSON, que veio do PUNK, tem voz para arrasar quarteirões, e gravou disco de COUNTRY ROCK imperdível com GENE CLARK, ex – BYRDS; e aqui está ao vivo em parceria com MICK TAYLOR, ex- ROLLING STONES. Dois álbuns currículo avançado para quem quiser passar de ano em ROCK’N’ROLL!
  • Vamos relembrar BOB SEGER, de quem BRUCE SPRINGSTEEN aprendeu o que é ser um ROCKER AMERICANO autêntico, quer dizer algo “loser”…
  • SEGER fala com vigor das profundezas da alma nesse “BACK IN 72”, escandalosamente bem feito e acompanhado pela nata dos músicos de estúdios do sul dos EUA, A MUSCLE SHOALS BAND! É BLUES ROCK na veia!!!
  • E que tal mais dois veteranos craques, BARRY GOLDBERG & sua BLUES BAND trazendo CHARLIE MUSSELWHITE na harmônica, e HARVEY MANDEL na guitarra, em disco raro gravado em 1966?
  • Você conhece a SY KLOOPS BLUES BAND?
  • Mas TIO SÉRGIO, what porra it’s this?
  • É o velho STEVIE MILLER com pseudônimo, em disco de gente grande lançado em 94, com as participações de NEAL SCHON, estrela da guitarra, e o prestigiado NORTON BUFFALO, na harmônica.
  • Aproveitamos para cruzar no caminho com GEORGE THOROGOOD & THE DESTROYERS, em seu melhor e mais divertido disco: HAIR CUT, de 1993! Saímos de lá para encontrar o festeiro, rústico e alternativo THE RED DEVILS fazendo show em boteco de periferia, em1992!
  • Vamos pausar só um pouco, porque essas coisas nunca encerram, e apresentar um BLUES-ROCKER pra lá de CULT, que possivelmente muitos já ouviram alguma coisa por aí, mas sem conhecer: JOHN CAMPBELL, de cara demoníaca, voz fortíssima e slide-guitarrista exímio. Eu já escutei em várias coletâneas e lugares “DEVIL IN MY CLOSET”, pedrada BLUESY certeira.
  • Procurem a turma toda pelaí; porque é parte da essência do que escrevi hoje!
  • The ROCK goes on, forever!
  • INDEED!
  • Curtir
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Comente…
  • Online
  • Sérgio de Moraes compartilhou uma lembrança.
  •   · 
  • Compartilhado com Público
  • Há 3 anos
  • Veja suas lembranças
  • Online
  • Sérgio de Moraes
  •   · 
  • Compartilhado com Público
  • AMERICAN BLUES ROCK – PAIXÃO DE MUITOS!
  • Hoje, acordei com o ATLÂNTICO, o meu vizinho mais poderoso, tão lânguido e preguiçoso que logo intuÍ: é o calor! Não tem jeito! Nem o ZELÃO e sua família apareceram para dar alô!
  • Ah, para os que não sabem, o ZELÃO é um imenso URUBU que faz “SPA” no patamar da minha janela.
  • Acho que ele fica lá cantando “ALL ALONG THE WATCH TOWER”, do JIMI HENDRIX, esperando pra ver se aparece algum peixe pra ele “caçar”! Todo dia aparecem vários……
  • Ver mais
  • Todas as reações:
  • 3Sergio Luiz Simonetti, Carlos Carinha e 1 outra pessoa
  • Curtir
  • Comentar
  • Comente…
  • Online
  • Sérgio de Moraes
  •   · 
  • Compartilhado com Público
  • PULP FICTION, DE TARANTINO, É UM FILME SENSACIONAL!!!
  • PATÉTICO, HIPERBOLICO, , NON SENSE, ENGRAÇADO!
  • Todas as reações:
  • 11Nelson Rocha Dos Santos, Gerson Périco e outras 9 pessoas
  • 4 comentário
  • Curtir
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Ver mais comentários
  • Online
  • Luiz Carlos Ribeiro
  • Obra prima !
  • 1 h
  • Curtir
  • Responder
  • Comente…
  • Online
  • Sérgio de Moraes
  •   · 
  • Compartilhado com Público
  • CHINA FORMA 400 MIL ENGENHEIROS POR ANO. ÍNDIA 300 MIL. BRASIL 30 MIL!!!
  • 3 comentário
  • Curtir
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Ribamar Filho
  • E desses 30 mil, pelo menos 29 mil são homens. A culpa está na pouca visibilidade que se dá para a matemática no 1° e 2°, e ainda a retirada de outras matérias de cálculo, e isso se reflete, na escolhas dos cursos de exatas, e na permanência, por isso,… 
  • Ver mais
  • 19 h
  • Curtir
  • Responder
  • Ribamar Filho respondeu
  •  ·
  • 2 respostas
  • Comente…
  • Online
  • Sérgio de Moraes
  •   · 
  • Compartilhado com Público
  • RAY CHARLES – PURE GENIUS: ATLANTIC RECORDINGS 1952/1959
  • Há dúvidas sobre a importância musical e cultural do tio RAY? Claro que não!
  • RAY CHARLES ROBINSON foi um autêntico gênio. Cego, estudou em escola pública, como era o esperado, e assumiu o “BRAILE” com espontaneidade, entusiasmo mesmo! E aprendeu a ler, escrever, e interpretar textos.
  • Em oito anos de estudos leu e compreendeu MARK TWAIN, e outros clássicos. Estudou as sonatas de CHOPIN, e a BÍBLIA também. Ele gostava…
  • Ver mais
  • Todas as reações:
  • 15Fábio Góis, Gerson Périco e outras 13 pessoas
  • 4 comentário
  • 39 compartilhamentos
  • Curtir
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Ver mais comentários
  • Cezar Galvão
  • Um dos orgulhos dos Yankees
  • 19 h
  • Haha
  • Responder
  • Comente…

Comente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *