ARI BORGER TRIO E QUARTETO – JAZZ, R&B, BLUES, E BRASILIDADES.

No final dos anos 1980 e princípio dos anos 90 o BLUES, no Brasil e no mundo, reviveu de várias formas e jeitos.

Em mesclas com RYTHYM ´N ´BLUES e SOUL, ROBERT CRAY, por exemplo. E fusões com outros gêneros, também.

Vejam ERIC CLAPTON e sua levada tangenciando a BOSSA NOVA, juntando-se a músicos de JAZZ, e tornando-se mais acústico e FUSION. Tendências claras.

ARI BORGER é um ORGANISTA, PIANISTA e MULTI-TECLADISTA que faz grande aproximação da música negra com ela própria, suas vizinhanças e outras fronteiras.

Em seus discos vai de HORACE SILVER a HERBIE HANCOCK. Dá um alô a PINETOP PERKINS; cruza com HERBERT VIANA; e teve a ousadia na criativa “NEM VEM, MILES”, de fundir “SO WHAT”, de MILES DAVIS com “NEM VEM QUE NÃO TEM”, sucesso “SEMI-RAP” de WILSON SIMONAL, nos anos 1960!

Deu Certo!

Fez o mesmo com “NORWEGIAN WOOD”, a música daqueles caras de LIVERPOOL. E “sugeriu” que um pouquinho de LUIZ GONZAGA era FUSION possível e consistente – e é!

Digo apenas mais, (oooops!), que músico e banda capazes de tocar clássicos do R&B, do FUNK – JAZZ , e de toda a modernidade pós BE-BOP, acrescidos por um “retrogosto” à brasileira, é legal de ser ouvido.

ARI BORGER não é JIMMY SMITH e nem WALTER WANDERLEY, mas orbita. Tem estilo e caráter. E há riqueza na escolha do repertório, também!

TIO SERGIO recomenda: pode e deve tocar em quaisquer festas ou reuniões de amigos. Funciona – e muito!

Para terminar eu conto para vocês que ele é compositor. E de jeito tão interessante que JIMMY JOHNSON, pianista do CHUCK BERRY e uma das referências do piano no ROCK e no R&B, fez uma apresentação para o BORGER, no disco “BLUES DA GARANTIA”:

Lá pelo meio escreveu: “Do jeito que você toca atualmente, está muito bom! Apenas tem que melhorar à medida em que fica mais velho!”

Elogio e conselho melhor eu não imaginaria!

Eu gosto; e tenho certeza de que vocês gostarão. E não é difícil de achar por aí!

Tente.
POSTAGEM ORIGINAL: 30/03/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *