EDIÇÃO EM VINIL 180 GRAMAS, EM 2021
Eu consegui ficar perto do palco em shows, e sem ser molestado, duas vezes:
Assisti ao BRIAN FERRY, em NOVA YORK, na estreia de sua turnê americana no final de 1994.
Simplesmente saí do meu assento no histórico BEACON THEATRE, no WEST SIDE, e fui para frente do palco. Fiquei lá discretamente com a máquina fotográfica, uns 2 metros do ROBIN TROWER, que era o guitarrista da banda, e distante uns cinco metros do BRIAN.
Muito delicados, os seguranças pediram que eu me afastasse. Apenas sorri, disse que era um velho e inofensivo fã, e pedi mais uns minutos. Fotografei muito, tenho os negativos, e adorei a experiência.
A segunda vez, foi em show do CHICO BUARQUE, no extinto PALACE, em SAMPA, uns 25 anos atrás. Levantei, da cadeira, fui à beira do palco. Fiquei olhando o CHICO, observando o ícone e sua performance.
Ele estava uns 5 metros para dentro do palco, em relação à beira. E, lá, compreendi sua grandeza, quando percebi que cantava muito bem, e de maneira profissional. Pediram para eu me afastar, mas no charme, consegui permanecer. Foi sensacional!!!!
BRYAN FERRY sempre foi um individualista que atuava em consenso. É um líder.
Seu primeiro disco solo saiu em 1973. No ROXY MUSIC havia regras de colaboração muito interessantes: BRYAN chegava com as músicas, uma demo ou apenas uma dica de melodia, e o banda desenvolvia os arranjos, e os complementos.
Considerando além, quando se escuta algo meio fora da linha nos discos do ROXY é bom ter certeza de que o acordo funcionou….E vamos combinar: sempre deu certo!
Este vinil é o quinto disco solo de FERRY. Vendeu mais no mercado inglês do que no americano. E foi gravado depois que JERRY HALL, sua namorada na época, o trocou por MICK JAGGER…. Hummmm….
O nome é o mesmo de uma obra de MARCEL DUCHAMP. E é tido como disco bastante pessoal. Alguns o comparam, talvez exageradamente, a VAN MORRISON, JOHN CALE, e até ao que fazia DYLAN, naquele momento.
Parte da banda que o acompanha é de músicos americanos com alta legitimidade artística, naquele momento, como o guitarrista WADDY WACHTELL. No repertório há clássicos da SOUL MUSIC, como HOLD ON, I´M COMING, redefinidos segundo o espírito de BRYAN FERRY, naquele momento.
Para mim, é bastante claro: pra que fazer versões se não estão de acordo com o sentimento e percepção do artista? Concordam?
Enfim, sensibilidades a serem perscrutadas. Trabalho desafiador para fãs mais incisivos, apaixonados…
Aliás, foi anterior a BOYS AND GIRLS, o álbum de maior sucesso da carreira solo de BRYAN FERRY.
Pra terminar, é interessante notar que esta edição é muito bonita. Capa dupla, produção gráfica de primeira linha, e a foto e as cores escolhidas são matadoras! O disco é denso, 180 gramas. Muito sólido e atraente. Chegou na minha toca pelo custo total de $ 18,00 BIDENS! Uns R$ 90,00 MANDACARUS…E vale cada centavo.
É assunto pra qualquer outra hora discutir o papel da estética na compra de um VINIL relançado, como este aqui, em vez de procurar por um original…Comprei. E não tenho PICK UP!
Postagem original, 25/02/2024
