PAÍS ENORME, RIQUÍSSIMO, CULTO E BELO, COM MENOS DE 40 MILHÕES DE ALMAS GELADAS, É O FRUTO DE CONSTRUÍDA SINERGIA ENTRE AS CULTURAS INGLESA E FRANCESA.
O CANADÁ É PREMIDO PELOS E.U.A., AO SUL; E ESTÁ AMALGAMADO AOS AMERICANOS DE FORMA INTENSA, CORROSIVA E PECULIAR:
A MÚSICA FEITA PELOS CARAS TANGENCIA, MAS NÃO SE CONFUNDE, COM A MÚSICA FEITA NO “GRANDE HOSPÍCIO DO NORTE” – OS ESTADOS UNIDOS, CLARO!
ARTISTAS DO CANADÁ DISPUTAM O MERCADO AMERICANO – LEMBRAM DE “PAUL ANKA”, OU A BANDA ‘”GUESS WHO?” ; ESTÃO ENTRE OS PRIMEIROS A FAZER ISSO…
NO ENTANTO, O CANADÁ PROTEGE A CULTURA MUSICAL A FOGO E FERRO! E SEUS MUSICOS AJUDAM A DAR IDENTIDADE A TUDO O QUE PRODUZEM.
PORÉM, OBSERVAM ATENTAMENTE O QUE ROLA ABAIXO DO “PARALELO 49”, QUE SEPARA OS DOIS PAÍSES.
ALIÁS, “HYNNS OF THE 49 PARALELL”, NA FOTO, É O TÍTULO DE UM EXCELENTE ÁLBUM DA CANTORA “K.D.LANG”, TRAZENDO REPERTÓRIO COMPOSTO POR SEUS CONTERRÂNEOS – INTROSPECTIVOS, E AO MESMO TRMPO EXPLÍCITOS SOBRE A SOLIDÃO E O DESAMPARO… ESTÁ NESSE DISCO, “HALLELUJAH!”, DE “LEONARD COHEN”, NA MAIS COMOVENTE VERSÃO JÁ FEITA! PROCURE OUVIR; É MANDATÓRIO!
TAMBÉM NASCEU NO CANADÁ A “MULTI – ARTÍSTICA” JONI Joni Mitchell; COMPOSITORA, INSTRUMENTISTA, INTÉRPRETE DE CANÇÕES INESQUECÍVEIS SOBRE AMORES E RELACIONAMENTOS “PLENOS DE INCOMPLETUDES”.
NINGUÉM DISCUTE A RELAÇÃO, OU EXPÕE UMA “D.R” TÃO INTENSA, TRISTE E PROFUNDAMENTE, QUANTO “JONI MITCHELL”!
E POUCOS ARTISTAS COMPÕEM MELODIAS TÃO LINDAS; OU CRUZAM O POP, O FOLK E O JAZZ COMO ELA! E MUITO MENOS PINTAM AS CAPAS DE SEUS PRÓPRIOS DISCOS COM TAL ESTILO E TALENTO!
“JONI” É COMPOSITORA E CANTORA EXIGENTE E “APETRECHADA” ( PÔ, TIO SERGIO! QUE PALAVRA HORROROSA!!! ) PARA EXPOR EM FORMA DE ARTE O DESALENTO, A DEPRESSÃO E O DESAMPARO.
O GELADO, IMENSO E DISTANTE CANADÁ AINDA SUFOCA SUA PERSONALIDADE INQUIETA. “JONI MITCHELL” É CANADENSE ATÉ O CAIXÃO….E SEUS INÚMEROS DISCOS SÃO COLECIONÁVEIS E IMPRESCINDÍVEIS!
“LEONARD COHEN” É OUTRO QUE NASCEU NAQUELE PAÍS AO NORTE DO “HOSPÍCIO DO NORTE”. É COMPOSITOR COM TALENTO LITERÁRIO À “BOB DYLAN”, E A DEVASSIDÃO E MORBIDEZ DE UM “LOU REED” MAIS SOFISTICADO.”CROSSOVER CULTURAL AMBULANTE”,FOI BUDISTA RECHEADO DE REFERÊNCIAS CRISTÃS. HÁ SINERGIA NAS CONTRADIÇÕES… ACREDITE!
“COHEN” EXALA UM QUÊ EUROPEU NO JEITO DE CANTAR; E LEMBRA O FRANCÊS “SERGE GAINSBOURG”. AS COMPOSIÇÕES E O JEITO COMO “LEO” AS INTERPRETA, SÃO LÂMINAS FRIAS DISSECANDO DESENCANTOS.
DEIXEI PARA OUTRO DIA “GORDON LIGHTFOOT”, GRANDE CANTOR, E COMPOSITOR PROLÍFICO, É O MAIOR ÍCONE MUSICAL CANADENSE. É FATO, CONFIRA!
E O “RUSH”, BANDA ECLÉTICO PROGRESSIVA DE JEITO EUROPEU, E PERFEITAMENTE INTEGRADA AO CANADÁ, TAMBÉM FICOU PARA DEPOIS.
AMBOS MERECEM POSTAGENS EXCLUSIVAS – E MAIS DETALHADAS.
JAMAIS ESQUECERIA “NEIL YOUNG”! A VOZ PUNGENTE, DOLORIDA E TRISTE; E O JEITO DE SER E ESTAR DE SEUS COMPATRIOTAS DO EXTREMO NORTE DAS AMÉRICAS, SÃO VEÍCULOS PERFEITOS PARA O ESTILO E REPERTÓRIO QUE COMPÔS.
“NEIL” É UNICO E INSUBSTITUÍVEL; E TORNOU-SE ÍCONE DA MÚSICA INTERNACIONAL!!!
CASO INTERESSANTE É “DIANA KRALL”, EXCEPCIONAL JAZZISTA, CANTORA E PIANISTA ONIPRESENTE.
“DIANA” CASOU-SE COM “ELVIS COSTELLO”, INGLÊS E CANTOR DE ROCK; LETRISTA DE PRIMEIRA LINHA, E COMPOSITOR ADMIRÁVEL QUE TRANSCENDEU – E MUITO! – AO PUNK E ‘A NEW WAVE, ENTURMANDO-SE COM “BURT BACHARACH”, “ALLEN TOUSSAINT”, ETC…
ECLÉTICO, OUSADO E SELETIVO, “ELVIS” PRODUZIU E USOU GRUPOS DE CÂMARA EM ARRANJOS PARA SUAS COMPOSIÇÕES. PROCURE POR “ANNE SOPHIE VAN OTTER”, A CANTORA LÍRICA EXUBERANTE! “COSTELLO” PRODUZIU PARA ELA!!!!
“DECLAN McMANUS” TEM ALMA EUROPEIA, E TRANSBORDA TALENTO! E TAMBÉM COMPÔS E GRAVOU COM A “PATROA”…
O MARIDO ESCOLHIDO POR “DIANA KRALL” É “O” SINAL DE QUE ELA É CANADENSE MESMO!!!
POSTAGEM ORIGINAL: 18/08/2020
POSTAGEM ORIGINAL: 18/08/2020
