“CAROL” – SOFISTICADO GRANDE FILME PARA ADULTOS E UMA EXPLÊNDIDA TRILHA SONORA COMPLEMENTAR

Há um grande filme que, vez por outra, passa nos canais por assinatura da NET.
É “CAROL”, de 2015, dirigido por TOD HAYES, com CATE BLANCHETT – magnífica! – no papel da protagonista; e ROONEY MARA, também excelente, interpretando THÉRÈZE.
Não vou descrever enredo e a história. São apenas veículos para a realização de uma obra de arte sensível.
É filme para adultos, sem concessão a qualquer vulgaridade, enfocando a paixão entre duas mulheres em tempos de preconceitos nada velados, ainda que, no começo, exercidos com elegância e discrição, pelo menos na classe social de CAROL.
Mesmo não sendo o objetivo do filme, os preconceitos acabam se materializando através de uma das FACETAS MAIS TÍPICAS DA SOCIEDADE AMERICANA MODERNA: o conflito judicial – que acaba bem, se é que se pode dizer assim.
Em cena magnífica, CAROL impõem seus limites e faz concessões, deixando claro que também saberia brigar e se defender ferozmente para manter a posse da filha, se o acordo não fosse feito naquela hora. O marido é um homem civilizado e cede, mas é criatura dos anos 1950 e suas circunstâncias…
A direção de TOD HAYES, segura e controlada, cria imagens, ambientações e climas que deixam entrever o íntimo dos personagens, seus ritmos e dramas. Nada é exagerado. E, como cinema, é magnífico: roteiro, interpretações e trilha sonora, compõem uma obra coesa.
Sempre fica implícito que homossexualidade é um fato da vida, portanto impossível deter o que a natureza expõe e condiciona, mesmo se exercida discreta e contidamente, e fugindo a quaisquer estereótipos vulgares.
Para terminar, CATE BLANCHETT esbanja sensualidade e classe num discreto charme burguês. É mulher forte e determinada, mesmo sendo cool. E ROONEY MARA vai retirando de si um personagem que, aos poucos, se auto-descobre, e se firma porque compreendeu quem verdadeiramente é.
Não deixem de assistir e pensar na amplitude artística desse grande filme!
A trilha sonora do FILME tem parte contida neste BOX magnífico, lançado pela RHINO RECORDS, EM 1994. Em 71 músicas, a essência do POP VOCAL AMERICANO , entre 1942 e 1959. Cruza todo o período em que os personagens do filme viveram.
Vou citar apenas alguns da discografia entre 1950/1954, onde o filme se desenvolve: tem TONY BENNETT, JOHNNY RAY, ROSEMARY CLOONEY ( a tia do George Clooney ), BILLY ECKSTINE, DEAN MARTIN, DORIS DAY, e um monte de ORQUESTRAS POP-ROMÂNTICAS…
Não é para a maioria da turma por aqui. É VINTAGE de alto nível, que mal atinge a época em que o TIO SÉRGIO começou a “fazer ponto e rodar a bolsinha” na eterna esquina da música popular!!!!
Mas, procure ouvir… Eu adoro!!!!
POSTAGEM ORIGINAL: 15/06/2023Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *