CHET BAKER E OUTROS: GENIALIDADE, PAIXÃO E MORTE

Madrugada, uma dessas, pronto para encerrar a noite, dei de ouvidos, olhos e compaixão em filme sobre CHET BAKER, com ETHAN HAWKE. O título original: “BORN TO BE BLUE”, trilha excelente com músicas de CHET revisitadas e recriadas.
Filme convincente, emocionante, feito por fã declarado, abordando um período da vida de CHET BAKER. Descreve um de seus momentos de baixa total, lá pelo final dos anos 1950, início dos 1960; vivências infernais que a gente não imaginava que poderia ter sido tanto assim…
Mas, foi.
E aconteceu a incontáveis outros e outras…Muito trabalho, sofrimentos indizíveis, e, para alguns, a glória reconhecida uns 40 anos depois…
Mas, naquele momento, defrontamos um ser humano fragilizado, desconstruído e carente.
Alguém alentoso, assolado por vício quase impossível de ser contido: as drogas injetáveis – não importa quais, talvez todas….
Em muitos períodos da história foi vício glamourizado, legitimado pela genialidade real, ou suposta, do atingido. Décadas de 1950, 1960 e 1970, principalmente essas, onde ser marginal era reforçado pelo discutível elogio de que significaria ser herói.
Mentira. Falácia.
O tempo nos enaltece. Mas, raramente nos honra. Ele é inimigo do corpo, traidor da alma, revelador de fraquezas, fracassos e lapsos.. E inexoravelmente traz a morte… seja lá de que jeito for…
Esse inventário de karmas criou a fama e o estigma de NELSON GONÇALVES, CHET, COLTRANE, PARKER, RAUL, KURT, MORRISON, BRIAN JONES, JANIS, AMY, HENDRIX, CLAPTON, RICHARDS, BILLIE… e vá colocando na fila para a decapitação quem mais você quiser…
Heróicos?
Quem sabe. Todos destruídos. Humanos produtivos, porém esgotados, dilacerados, falidos e falíveis como todos nós…
Mas cobrados, talvez injustamente, por aquilo que poderiam ter sido, se…
O trágico “se”. Inimigo do “ser”.
A compaixão é o maior e mais difícil sentimento que se pode construir ou nutrir em relação ao próximo.
Pobres diabos, todos eles. E todos nós julgamos serem, ou terem sido deuses…
Escrevi esse texto ouvindo CHET BAKER, LIVE IN TOKYO, 1987, veja no YOUTUBE.
POSTAGEM ORIGINAL: 10/10/2023
Pode ser uma imagem de 3 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *