Em 1981, em MEMPHIS, no TENESSEE, CHRISSIE HYNDE e os PRETENDERS estavam em um bar lotado. Ela, apertada, foi ao banheiro. Lá, fila imensa de mulheres esperando a vez.
CHRISSIE não teve dúvidas: entrou no banheiro dos homens. Os seguranças tentaram impedir; ela xingou e reagiu. Chegou a polícia, foi algemada e colocada na viatura.
Sentada no banco de traz, CHRISSIE conseguiu soltar as mãos, abriu a janela, chamou o guarda, e entregou as algemas: “Isso aqui é teu”.
Aí, piorou: algemaram os pés e as mãos Ela esperneou, chutou e quebrou os vidros da viatura.
Foram pra delegacia, e ela dormiu na cadeia. Foi processada por danos ao patrimônio público.
A história correu mundo, viralizou, o que aumentou sua fama de independente, assertiva e isca de encrencas – há um certo exagero aí.
CHRISSIE é americana do OHIO. Adorava os BEATLES, SOUL MUSIC e IGGY POP!
Em 1973, decidiu ir para a INGLATERRA porque falava a língua, e a maioria de seus ídolos eram de lá. Queria viajar e dar um jeito na vida, que andava perigosa. Ela tinha se metido com drogas e gente barra pesada.
CHRISSIE tem 72 anos. Está no ROCK profissional gravando faz 45! É personalidade muito interessante. Teve duas filhas belas com dois músicos conhecidos: NATALIE RAY-HYNDE, 40 anos, é fruto de um relacionamento com RAY DAVIES, compositor importante, um de seus ídolos, e líder dos KINKS, banda cult e inevitável à partir da década e 1960.
E YASMIN KERR, 38 anos, que nasceu de relacionamento mais longo com JIM KERR, líder e cantor dos SIMPLE MINDS, sucesso desde a década de 1980. Estão ambos ainda estão por aí.
CHRISSIE HYNDE tem trajetória no POP – ROCK reconhecida e respeitada.
O entrevistador perguntou se, por acaso, alguém já havia dito “NÃO” pra ela? Que respondeu: “O NEIL YOUNG, quando nos encontramos para gravar fez a mesma pergunta…”
Ninguém diz não para CHRISSIE HYNDE!
Os PRETENDERS iniciaram a carreira com dois SINGLES de sucesso: “STOP YOUR SOBBING”, e “I GO TO SLEEP”, em 1978/9. Duas músicas do repertório dos KINKS, e compostas por RAY DAVIES.
CHRISSIE e a banda têm a fama de ter criado o mais nítido e representativo som da NEW WAVE. Foram montados na INGLATERRA, e o estilo, sonoridade, e a voz de CHRISSIE HYNDE são emblemáticos e inconfundíveis.
Pessoa carismática, corajosa, assertiva e independente, CHRISSIE tem o lado da cultura americana do individualismo e da resiliência para empreender.
Tocou os PRETENDERS e, ao mesmo tempo, assumiu as filhas. Contratou duas babás e foi pra estrada.
Perguntaram se ela havia sofrido discriminações para construir e tocar a carreira?
CHRISSIE nega. Diz que sofreu tanto quanto os caras da banda, o que sempre deixou as feministas perplexas e contrariadas.
Ela pratica boxe e preferia andar com homens. “Porque falam menos”; “e a relação com eles é mais direta e igualitária”…
É uma BANDLEADER antenada e profissional. Montou e lidera os PRETENDERS, desde 1978. E, como JOHN MAYALL, sabe mandar e obter resultados com seus grupos. Dizem que vai no foco, percebe os pontos altos dos músicos e faz acontecer.
Na longa entrevista que deu recentemente à revista RECORD COLLECTOR ela tocou para o jornalista alguns discos. Perguntou se ele conhecia o SPOOKY TOOTH?
Negativo.
Então, tocou o SPOOKY TWO, e comentou que, hoje, não há cantor de R&B tão espetacular quanto MIKE HARRISON!
Depois, tocou “GO NOW”, 1964, do álbum THE MAGNIFICENTS MOODY BLUES. E sentenciou a excelência daquele POP quase LOW FI, curto, rápido, direto na veia. Observou que os PRETENDERS pretendiam mais ou menos aquilo!
E conseguiram, digo eu!
SOUL + POP + adrenalina dos anos 1980, e sem frescura. E, nessa toada, gravaram 12 álbuns, dezenas de SINGLES, e permanecem sucesso.
CHRISSIE obviamente tem várias semelhanças com RITA LEE. Cantoras muito boas e contemporâneas, e que articulam o POP e o ROCK com estilos próprios e proficiência.
CHRISSIE morou uns tempos na Avenida São Luiz, em São Paulo. Foi em 2004. Disse que adorou a energia da cidade.
Entrosou-se com MORENO VELLOSO, e grupo. Há um vídeo, no YOUTUBE, de show acústico em BUENOS AYRES.
Mas, encaixou?
Tio SÉRGIO achou que não. MORENO, KASSIM e + 2 são lights demais pra ela. Faltou um link para o ROCK, fundamental em CHRISSIE e RITA LEE. O show dá soninho.
No momento, está rolando uma efeméride POP significativa. As tendências do PÓS-PUNK estão comemorando 45 anos!
45 anos, turma! Isto quer dizer que o público original dos PRETENDERS, NEW ORDER, SIOUXIE & THE BANSHEES, THE CURE, SMITHS, U2 e outros, hoje tem entre 50 e 65 anos!
ORRA, MEU???
NÃO: PORRA, MEU!!!
Com exceção do U2 megassucesso ininterrupto, e de carreira muito específica, os artistas dessa geração de músicos e bandas está em atividade frenética, fechando grandes SHOWS mundo afora, e no BRASIL, também.
O som que faziam sofreu atualização, “ma non tropo”. Todos se tornaram mais pesados.
Assisti vídeos de diversos deles.
Se interpreto corretamente, a sonoridade básica das bandas se baseia no que fez NEIL YOUNG, na fase RUSTY NEVER SLEEP, ou no disco MIRROR, gravado com o PEARL JAM: ROCK ALTERNATIVO PESADO e AGRESSIVO, de uns 30 anos atrás…
Estão mais ou menos soando como THE CURE em WISH, acrescidos por “DELAYS”, e guitarras como tocava THE CURVE…e
e a turma do “SHOEGAZE”!
É som pesado e alternativo, mas vanguarda de anos atrás! Talvez a dose certa para que o público deles interaja e curta…
O muito bom último disco de CHRISSIE e os novos PRETENDERS, “RELENTLESS” é isso ai. E os vários bons SHOWS disponíveis demonstram. Inclusive em GLASTONBURY, onde DAVID GROHL e JOHNNY MARR, fãs declarados, subiram ao palco e tocaram com ela…
Estava lá o grande amigo e confidente, PAUL McCARTNEY ( eu acho que é mais do que isso… ) que saiu do backstage para cumprimentar a plateia.
CHRISSIE HYNDE, que sempre foi bela está cantando bem. E, paradoxalmente, guitarras pesadas atraem o público e poupam a voz de CHRISSIE, que também precisa de backing-vocals. Assim, como seguram ROBERT SMITH com THE CURE…
É só uma opinião. Mas, não esqueçam as bandas pesadas atuais, formadas por meninas, como na ótima performance que assistimos recentemente com DEMY LOVATTO, no THE TOWN.
O ROCK pesado com retrogosto oitentista / noventista voltou à moda.
Confesso que gosto…
Mas, não fui só eu quem envelheceu.
