CLIMAX BLUES BAND – BLUES, PROGRESSIVE BLUES E R&B DE FESTA!

MEU PRIMEIRO CONTATO COM ELES, FOI EM 1978 DURANTE VISITA À “MODERN SOUND”, ESPETACULAR LOJA DE DISCOS QUE NÃO EXISTE MAIS. LÁ, COMPREI ALGUNS LONG PLAYS DOS CARAS. TODOS SENSACIONAIS!
FOI A PRIMEIRA EM QUE ESTIVE NO RIO DE JANEIRO. EU E MEU AMIGO PAULINHO CALDEIRA PEGAMOS A PONTE AÉREA, E FOMOS ASSISTIR AO FREE JAZZ FESTIVAL ( ACHO ), QUE ROLAVA NA CIDADE. A VIAGEM E OS CONCERTOS FORAM INESQUECÍVEIS ENCANTAMENTOS REGADOS A CHOPPS, CERVEJAS E FEIJOADA – DEVIDAMENTE “DERROTADOS” ANTES DE IRMOS PARA O MARACANÃZINHO! VOLTAMOS PARA SAMPA NO MESMO DIA – INFELIZMENTE!
A “CLIMAX BLUES BAND”, EXCELENTE BANDA QUASE DESCONHECIDA NO BRASIL; FAZ “BLUES-ROCK” MISTURADO COM “JAZZ”, “FUNK” &”R&B”. É QUASE UM “PROGRESSIVO PARA FESTAS”, ARRISCO DIZER. MAIS EXATAMENTE, É UM TIPO DE “FUSION DANÇANTE” E ALTO ASTRAL! O CENTRO DA “CLIMAX ” É O DUELO ENTRE O SAX DE “COLIN COOPER” E A GUITARRA DE “PETER HAYCOCK” .
É BOM LEMBRAR QUE “HAYCOCK”, ÓTIMO GUITARRISTA DE QUEM TENHO DISCO SOLO PERDIDO PELAÍ; TAMBÉM FOI O INCENTIVADOR E TOCOU EM GRANDE E FAMOSA TURNÊ “REVIVAL” CHAMADA “NIGHT OF THE GUITARS”, QUE GIROU O MUNDO, PASSANDO INCLUSIVE PELO BRASIL, EM 1989..
ALÉM DE PETER HAYCOCK, PARTICIPOU UMA PLETORA DE “GUITAR HEROES”, COMO “ALVIN LEE”, “ROBBIE KRIEGER”, “RANDY CALIFORNIA”, “LESLIE WEST”, “STEVE HOWE”, “JAN AKERMAN”, E A BANDA “WISHBONE ASH”. HOUVE OUTROS.
EU RECOMENDO BASTANTE OS DISCOS DA “CLIMAX BLUES BAND”. PRINCIPALMENTE “SENSE OF DIRECTION”, “PLAYS ON”, “STAMP ALBUM”, “RICH MAN”, QUE TANGENCIAM O ROCK PROGRESSIVO, MAS ARQUITETADO AO BLUES.
TALVEZ SEJA POSSÍVEL TER COMO REFERÊNCIA O QUE FEZ “JOHN MAYALL BLUESBREAKERS”, NO FINAL DA DÉCADA DE 1960, EM DISCOS COMO “BLUES FROM THE LAURELL CANION” “BARE WIRES” E “CRUZADE” – TODOS INFLUENCIADOS PELO ROCK PSICODÉLICO, E OUTRAS EXPERIMENTAÇÕES…
SERIA?
A TURMA DO ROCK NÃO PODE PERDER POR NADA “FM/ LIVE”, PAULEIRA BRAVA GRAVADA EM NOVA YORK, EM 1974, NO “ACADEMY OF MUSIC”; O TEMPLO DE ALTERNATIVOS BARRA PESADA. É BLUES ROCK PESADO DA MELHOR ESTIRPE, EM LINHA COM O “HUMBLE PIE”, O “BAD COMPANY”, E OUTROS TANTOS E TONTOS.
FOI TAMBÉM NO “ACADEMY” QUE “LOU REED” GRAVOU OS SENSACIONAIS “ROCK’ N’ ROLL ANIMAL” E A CONTINUAÇÃO “LOU REED LIVE”, EM 1973. O LADO HARD ROCK, ETC… DO REED.
PROCUREM CONHECER A “CLIMAX BLUES BAND” NO INÍCIO DA CARREIRA, NO CLÁSSICO “CLIMAX CHICAGO BLUES BAND”, DE 1969. ELES MILITARAM NO “BRITISH BLUES” E FORAM CONTEMPORÂNEOS DO “SAVOY BROWN” , “FLEETWOOD MAC” “JOHN MAYALL’ S BLUESBREAKERS, E O “TEN YEARS AFTER”. COLEGAS DE CENA MELHORES ERA IMPROVÁVEL…
DEPOIS DA FASE “BLUES ROCK PROGRESSIVO”, DESAGUARAM NUM “R&B DANÇÁVEL”E FUNKEADO”. E, COM O TEMPO, ADERIRAM À DELICIOSA “FUSION” ENTRE O “FUNK”, O “BLUES”, O “R&B”, E SOTAQUES “DISCO” E “JAZZ POP”. PROCUREM “GOLD PLATED”, LANÇADO EM 1976, ONDE ESTÁ O GRANDE SUCESSO, “COULD´N GET IT RIGHT”, DANÇÁVEL ATÉ À BEIRA DO TÚMULO!
A “CLIMAX” ALEGROU A DÉCADA DE 1970/1980. E FOI SEGUIDA POR GRUPOS TIPO “AVERAGE WHITE BAND”, E TANTOS MAIS. A “C.B.B” FAZ A GENTE DANÇAR A FESTA INTEIRA. E, MAIS AINDA, A SE DELICIAR DE OUVIR MÚSICA BEM FEITA E ALTO ASTRAL!
NÃO PERCAM.
POSTAGEM ORIGINAL: 30/04/2017
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *