“E TIO SERGIO COMPRA DISCOS SEM VITROLA PRA TOCAR.” PRONTO! TOMEI EMPRESTADA, E FIZ PARÁFRASE DE UMA INGÊNUA “CANÇÃO INFANTIL”! HUMMM….
FOI ASSIM ATÉ 1968. EU COMPRAVA DISCOS E OUVIA NA CASA DE MINHAS TIAS, OU NA DE MEUS AMIGOS SILVIO OU FRED. NAQUELE ANO, FERNANDO, O MEU PAI, AFIANÇOU A COMPRA DE MEU PRIMEIRO CONJUNTO DE SOM: PICK UP GARRARD, AMPLIFICADOR LAB – 20, E UM PAR DE CAIXAS, AMBOS DA GRADIENTE. EU PAGUEI EM 36 MESES. ERAM EXCELENTES EQUIPAMENTOS E FICARAM COMIGO ATÉ O FINAL DOS ANOS 1970! HÁ MUITOS “VINTAGE” EM USO, POR AÍ! AGUENTAM O TRANCO, E O SOM É AINDA BASTANTE BOM!
AQUÍ ESTÃO OS COMPACTOS DAQUELES TEMPOS QUE SOBRARAM EM MINHA COLEÇÃO:
1) OS “FOUR TOPS” EU COMPREI COM A GRANA QUE RECEBIA LAVANDO LOUÇAS PRA MINHA MÃE, EM 1965! A MÚSICA É UM CLÁSSICO DA “SOUL MUSIC”! ESPETACULAR!
2) “SOUL SURVIVORS”, BANDA AMERICANA MUITO LEGAL DE BEAT/R&B, EM SINGLE MATADOR. ERAM QUASE CLONES DOS “RASCALS”! E FOI O PRIMEIRO DISCO IMPORTADO QUE ADQUIRI, EM 1968.
TENHO EM CD. PORÉM, O LADO B, “HEY GIP”, MÚSICA DE DONOVAN, FOI ARRANJADO COMO GARAGE ROCK DE PRIMEIRO TIME! E É INFINITAMENTE SUPERIOR À VERSÃO DO LP, MAIS À “THE DOORS”, SEM O TALENTO E “SPIRIT” DE “RAY MANZAREK”.
PROCUREM CONHECER TANTO LADO A COMO B! SINGLE SENSACIONAL!!!!
3) “MOODY BLUES”, RARO COMPACTO BRASILEIRO DO SELO DERAM. O LADO “B” É MINHA MÚSICA PREDILETA: “TUESDAY AFTERNOON”, DO CLÁSSICO ÁLBUM “DAYS OF FUTURE PASSED”, 1967. NO LADO “A” ESTÁ “VOICES IN THE SKY”, FAIXA DO LP SEGUINTE, “IN SEARCH OF THE LOST CHORD” , 1968. A MISTURA É TÍPICA DAQUELES TEMPOS.
EM 1968, APAIXONADO DEPOIS DE COMPRAR E CANSAR DE OUVIR “NIGHTS IN THE WHITE SATIN”, CERTO DIA DESCI DO ÔNIBUS, ENTREI EM UMA LOJECA E VI ESTE COMPACTO. PROBLEMA: O MEU SALÁRIO ENTRARIA DOIS DIAS DEPOIS. RESUMO: NUNCA MAIS ENCONTREI! CONSEGUI ESSA CÓPIA UNS 45 ANOS DEPOIS, VIA INTERNET!!!!!!
4) “THE PLASTIC PEOPLE”, 1967, É ROCK DE GARAGEM, PSICODELIA AMERICANA. A PRODUÇÃO É DE UM GÊNIO ESCONDIDO CHAMADO “CURT BOETTCHER”, PRÓXIMO AOS “BEACH BOYS” E AO “THE ASSOCIATION”. ANOS ATRÁS, ACHEI NA INTERNET, E COMPREI!
É DISCO RARÍSSIMO, A EDIÇÃO BRASILEIRA, DA MOCAMBO ROZEMBLIT, PERTENCIA A MEU AMIGO SILVIO DEAN. E SEI LÁ COMO SAIU POR AQUI; E NA MESMA “SAFRA” DE “MY LITTLE BLACK EGG”, COM THE “NIGHTCRAWLERS”, HOJE QUASE FAMOSO “ROCK DE GARAGEM”, QUE APARECE EM VÁRIAS COLETÂNEAS DE “NUGGETS”.
5) ADICIONEI MAIS DUAS QUE TIVE EM SINGLE E HOJE TENHO EM CDS: “OHIO EXPRESS”, EM BEG, BORROW AND STEAL ; E “MUSIC EXPLOSION”, I SEE THE LIGHT. SÃO “GARAGE ROCK” PRA VALER, GRAVADAS POR DUAS BANDAS MAIS PRÓXIMAS AO “BUBBLEGUM”. FOI O QUE RESTOU DA COLEÇÃO DE SINGLES QUE MANTIVE ATÉ MEIO SÉCULO ATRÁS.
HOJE, TENHO SAUDADES. E, VEZ POR OUTRA, COMPRO ALGUNS SE APARECEREM BARATOS.
PROCUREM CONHECER!
POSTAGEM ORIGINAL: 16/06/2020

POSTAGEM ORIGINAL: 16/06/2020
